Buscar

AD2 T.ADM II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lília Mendite Alves – 17213110099
Administração Pública – Paracambi 
Página 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA : Teoria da Administração II
NOME DA ATIVIDADE: AD2
ALUNO: Lília Mendite Alves MATRÍCULA: 17213110099
POLO: Paracambi
RESUMO CAPÍTULO 4- TEORIAS CONTEMPORÂNEAS
]ADMINISTRAÇÃO QUANTITATIVA
Inspirados em planejamentos militares, esta abordagem auxilia o administrador a tomar decisões pelo desenvolvimento de modelos matemáticos do problema. Preocupa-se em criar modelos matemáticos as empresas capazes de simular situações reais. 
As técnicas quantitativas estão baseadas em modelos matemáticos e estatísticos dos quais se destacam: Teoria Estatística da Decisão, Programação Linear, Teoria das Filas, Teoria dos Grafos, Teoria dos Jogos, Simulação e Previsão, Análise do Ponto de Equilíbrio. 
Estas contribuições traz abordagens para o administrador, novas técnicas para tomada de decisão e desenvolvimento e nova imagem na solução de problemas.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
Douglas McGregor apresenta a teoria da motivação de forma mais aprofundada, estudar a Teoria de X e Teoria de Y. Processo de tomada de decisão cognitiva através do qual um comportamento para um objetivo é iniciado, reforçado, direcionado e mantido.
ESCOLA SISTÊMICA
Surgiu com o trabalho do Biólogo alemão Von Bertalanffy. Essa teoria não busca solucionar os problemas e nem tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias ou conceitos que possam criar aplicações na realidade, do que já foi fornecido pela experiência, usando a compreensão do funcionamento dos organismos vivos.
TEORIA CONTINGENCIAL
Sua Principal autora Joan Woodward, enfatiza que não há nada de absoluto, tudo é relativo nas organizações, existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas.
GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL
É uma abordagem para melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade da organização. Está relacionada com a maneira de planejar, organizar e compreender cada atividade que depende de cada indivíduo. Essa abordagem inclui a prevenção de defeitos, antes que eles ocorram por intermédio do controle do processo produtivo, desde o seu planejamento.
ORGANIZAÇÕES INTELIGENTES
É o desafio da gestão que cria resultados extraordinários através de pessoas, adotam modelos de administração, dão ênfase aos aspectos criativos dos colaboradores através de incentivos á sua participação em todos os processos de melhoria de atividades de uma maneira geral, no acréscimo da qualidade. Nas organizações inteligentes, os colaboradores pensam conjuntamente em explorar oportunidades, criar produtos e serviços e identificar e resolver problemas. Assegurando para as empresas a concretização dos objetivos, dos desejos e das metas.
REENGENHARIA
É um conceito administrativo que tornou-se uma ferramenta de gestão, quando aplicada de forma correta, modifica o perfil e o processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a estrutura, os valores e culturas organizacionais e o sistema de informação.
RESUMO CAPÍTULO 5- 
GESTÃO POR FUNÇÃO
São considerados e tratados dentro de suas especialidades, São entendidos e delimitados dentro de suas respectivas áreas. O processo confunde e coincide com a função, na medida em que cada área entende, trata, gerencia apenas atividades que lhe são inerentes. 
Fayol acredita que a função administrativa da empresa deve ser desempenhada em todos os níveis hierárquicos, para ele uma organização é formada por profissionais com capacidades técnicas e operacionais.
GESTÃO DE PROCESSO
Reflexão constituída por Druker, representa a integração entre todas as funções desempenhadas por uma empresa em seus vários departamentos contrariando o conceito de gestão por setor.O conjunto de tarefas e atividades compõe a formação de um processo.
ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS E PROCESSO DE CONVERGÊNCIA TEÓRICA
O reconhecimento de que alguma organização abrange em si mesma todos os recursos e competências necessárias a uma oferta. O desafio é aprofundar o conhecimento, ampliar o domínio e oferecer uma visão analítica de resultados individuais, fruto de trabalho e consolidação de um modelo analítico. Esta, busca analisar o processo de formação de relacionamentos interorganizacionais, produzindo explicações sobre as organizações em processos cooperativos.
GUERREIRO RAMOS E OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
Alberto Guerreiro Ramos formado em Direito e Sociologia, o autor aponta estudos críticos em administração, evidenciando as preocupações e proposições de Estudos Organizacionais, a partir de uma perspectiva analítica cuidadosamente estruturada, nega a visão unidimensional, pressupõe uma concepção multidimensional, produzindo o bem público a partir da característica do bem comum. Ressalva que a burocracia pode conviver de formas e igualdade de direitos de produção e bem público.
RESUMO CAPÍTULO 6
SISTEMA ADMINISTRATIVO E MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO.
Segundo Fayol o planejamento apresenta relação muito próxima a mudança. A postura de mudanças na administração deve ser assumida por todos, visando à sobrevivência da organização, para que a ferramenta seja eficaz, colaboradores, equipes e gestores, assim como os sistemas e processos da organização, precisam ser definidos e alinhados quanto as alterações.
O processo de mudança é necessário em qualquer organização, independente do seu porte e tempo de existência.
A mudança é importante e necessária para a saúde de qualquer negócio, pois ela é algo imposto pela grande competitividade dos mercados. Se uma organização não aderir á mudança por iniciativa, tomando a frente e inovando-se, vai aderir por necessidade ou urgência, comprometendo riscos a sua sobrevivência. 
CONCLUSÃO.
Neste trabalho pude concluir, que os elementos abordados, como as Teorias destacadas são bases importantíssimas na administração e sucesso de uma organização, através de análises, já vivenciadas, nos faz ter um suporte para cada procedimento adotado. A interação com os colaboradores, o sistema de informações, a estrutura empresarial, funções e hierarquias ,representam todo um conjunto para um ótimo processo coorporativo, sujeito à mudanças externas e internas, positivas e negativas , onde devemos saber lidar com vários tipos de situações e melhor saber enfrentar para benefício de todos, do bem comum.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais