Buscar

Exercicios de Processo Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de Processo Civil I 1ª Avaliação
1- Segundo a lei processual, quais são os sujeitos que praticam atos processuais. Indique o(s) dispositivo(s) legal(is) correspondente(s)?
	Os sujeitos que praticam os atos processuais são: os juízes, as partes, os Advogados, o Ministério Público, Defensoria Pública e os Auxiliares da Justiça.
2- Os atos processuais devem ser observados determinada forma? Explique. Quais os princípios que norteiam os atos processuais? Explique.
	Deve-se observar todo o ato toma uma forma, pela qual se manifesta , se exterioriza. Seria o princípio do Formalismo.
Princípio da Publicidade - todos os atos processuais devem ser públicos, salvo os que tramitam em segredo de justiça, sendo autorizadas somente as partes, advogados e seus procuradores. 
Principio do Contraditório – no cumprimento de sentença pode-se abrir o contraditório em menor medida, apenas para as questões relativas próprias execução, sobre os atos processuais.
Principio da cooperação – todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva.
Princípio da Instrumentalidade das Formas - reputam-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. Art.154 ncpc.
Principio da Documentação - em regra, o meio de expressão dos atos processuais é o escrito. Se o ato é de natureza a expressar - se oralmente, impõe-se sua documentação por escrito. 
3- Qual o lugar para a prática dos atos processuais? Indique o (s) dispositivo (s) legal(is) correspondentes.
	O lugar onde se prática os atos processuais devem ser praticados na sede do juízo, ou excepcionalmente em outro lugar em razão de deferência, interesse de justiça. Art. 217 do NCPC.
4 – Explique as disposições legais sobre o tempo dos atos processuais.
	Os atos processuais que compõem o procedimento devem ser praticados em regra geral, em dias uteis entre as 06:00hrs e as 20:00hrs previsto no art. 212 do NCPC. No entanto também podem ser praticados, na pratica eletrônica, podendo ocorrem qualquer horário até as 24 horas do ultimo dia de prazo. Art. 213 do NCPC.
5 – O que são prazos dilatórios e peremptórios?
Prazos Dilatórios - são aqueles que podem ser alterados (reduzidos ou ampliados) pelas vontade das partes ou pelo juiz.
Prazos Peremptórios- são aqueles inalteráveis pela vontade das partes ou por determinação judicial, e que, descumpridos, geram situação de desvalia para a parte omissa. 
6 – Como identificamos os prazos para a prática dos atos processuais. Explique.
A lei traz (prevê) o prazo para o cumprimento dos atos. Art. 218 do NCPC.
Em caso de omissão, cabe ao juiz fixá-lo. Art. 218,§3º do NCPC. 
Quando a lei ou o juiz não determinar o prazo, a intimação se dará após as 48 horas. Art. 218,§2º do NCPC.
Prazo é o espaço de tempo entre dois termos, inicial e final. 
7 – Quando haverá nulidade de ato processual?
	Haverá nulidade do processo, quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, não podendo ser requerida pela parte que lhe deu causa. Art. 276
a) Qual o momento processual adequado para alegar nulidade?
	Deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber a parte falar dos autos, sob pena de preclusão. Art. 278
b) Pode ser alegada por quem deu causa?
Não podendo ser alegado.
c) Será nulo o processo em que o Ministério Público, embora legalmente deva intervir deixar de fazê-lo?
	Sim, o juiz invalidará os atos praticados a partir do momento em que ele deveria ter sido intimado. Art. 279,§1º do NCPC.
d) Se o ato processual alcançou sua finalidade e não causou prejuízo pode produzir efeito?
Sim, quem determinará será o Ministério Público se manifestará sobre a inexistência de prejuízo. Art. 279, §2ºdo NCPC.
8 – Explique quais as formas de comunicação dos atos processuais?
	As formas de comunicação dos atos processuais se darão pela citação e intimação. Podendo ser pelo correio, por oficial de justiça, pelo escrivão ou chefe de secretaria, por edital e por meio eletrônico. 
9 – Como ocorrem as intimações nos processos eletrônicos? Como se dá a contagem dos prazos neste tipo de processo?
	A intimação se dará no dia em que o intimado efetivar consulta eletrônica, será considerado como dia zero. Art. 5,§1° da lei 11.419/06.
	Caso não haja a consulta do intimado, contará o prazo de 10 dias, corridos do envio da intimação, sendo esse 10° dia contado como dia zero, considera intimado no 1º dia útil após decorrido o prazo. Art. 5,§3º da lei 11.419/06.
10 – Ocorrendo intimação por meio da publicação em diário eletrônico, como conta-se o prazo?
	Considera-se a data da publicação, o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico, conta-se o 1º dia útil da sua publicação. Art. 4º,§§3º,4º da lei 11.419/06.
12 – Quais os casos em que a intervenção do Ministério Público é obrigatória e qual é a consequência se não houver intimação do MP nos processos em que deva intervir?
	O Ministério Público deve intervir como fiscal de ordem jurídica nas hipóteses em lei e na CF/88 que envolvam: Interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse urbana ou rural. Art. 178 do NCPC.
13 – O que significa preclusão no direito processual civil?
Preclusão – é o fenômeno processual que determina a perda, pela parte da faculdade processual de praticar determinado ato. Finalidade trazer segurança as relações jurídicas que se sucedem nos efeitos. 
14 – Sendo Joaquim intimado no processo 022/1.15.0001122-3 por nota de expediente, disponibilizada em uma sexta-feira, para cumprir a diligência processual de 5 dias, explique a contagem do prazo processual e indique qual o último dia para a prática do ato processual?
	A contagem se dará a partir do 1º dia útil da disponibilização do processo, o ultimo dia se dará no final do 5º dia útil, porque não se conta o 1º dia e conta-se o ultimo dia. Art. 224 do NCPC.
15 – Marilda foi intimada por carta registrada para apresentar o contrato original que juntou aos autos, devendo fazê-lo no prazo de 10 dias. A intimação ocorreu na última quarta-feira e a juntada aos autos da carta AR na sexta-feira. Quando se iniciou o prazo para cumprimento do ato?
	Como a carta foi juntada aos autos na sexta-feira, ao qual será contada como dia ZERO, então começará a contar o prazo a partir de segunda-feira. Art. 231, I do NCPC.

Continue navegando