Buscar

Teste II e Dissertativa II Sistema Tributário e Processo Tributário

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS
PÓS GRADUAÇÃO – DIREITO TRIBUTÁRIO
TESTE II DE SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E PROCESSO TRIBUTÁRIO
1) Pergunta - Em reunião no CONFAZ, os estados e o Distrito Federal estabeleceram que as indústrias de dicas a transformação do leite em iogurte deveriam reter e recolher o ICMS referente às operações posteriores até o consumo final, tendo em vista a edição de lei complementar federal sobre a matéria, vindo cada um dos entes tributantes a editar lei específica sobre a matéria. Em virtude dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
 ( ) É desnecessária a edição de lei sobre a matéria, uma vez existente o convênio e a autorização de lei complementar.
( ) O ICMS é tributo não cumulativo, em razão do que não há como concentrar sua cobrança em um único contribuinte, qual se não existissem outras fases da circulação de mercadorias.
( ) Foi estabelecido o recolhimento do ICMS pelo regime de deferimento.
( ) A hipótese trata de substituição tributária para frente.
2) Pergunta - Quanto a Elisão Fiscal é correto afirmar que:
( ) Constitui procedimento lícito de economia de tributos, geralmente realizado antes da ocorrência do fato gerador.
( ) Constitui procedimento dúbio que pode ser desqualificado e requalificado pela autoridade administrativa.
( ) Constitui uma sucessão de atos ou negócios jurídicos realizados para dissimular a ocorrência do fato gerador.
( ) Constitui mecanismo de economia fiscal, só possível quando a lei expressamente o permitir.
3) Pergunta - A igreja Céu Azul, que goza de imunidade quanto ao pagamento de certos tributos, é proprietária de vários imóveis, um deles alugado a terceiro, e outro, onde são celebrados os cultos, que possui uma casa pastoral, um cemitério e um amplo estacionamento. Considerando a situação hipotética apresentada e as normas atinentes à imunidade tributária, assinale a opção correta.
( ) A imunidade não abrange a casa pastoral, o cemitério e o estacionamento da Igreja Céu Azul, pois a norma constitucional se refere apenas aos templos de cultos religiosos.
( ) O imóvel alugado a terceiros goza de imunidade quanto ao pagamento do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, desde que o valor dos alugueres seja aplicado nas atividades essenciais da Igreja Céu Azul.
( ) A imunidade tributária conferida à referida igreja dispensa-a do recolhimento de impostos, taxas, contribuição de melhoria, bem como do cumprimento de obrigações tributárias acessórias.
( ) Apenas a União está autorizada a instituir impostos sobre o patrimônio, renda e serviços da igreja Céu Azul.
4) Pergunta - Dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é competência:
( ) Da lei complementar.
( ) Da lei ordinária.
( )Das medidas provisórias.
( ) Das resoluções do senado federal.
5) Pergunta - Com relação ao tema Obrigação Tributária, considerando a existência da obrigação principal e das obrigações ditas acessórias, analise as afirmativas a seguir:
I – As obrigações acessórias, extinguem-se inexoravelmente por força do pagamento do tributo, não havendo que se falar, assim, em penalidade por seu descumprimento.
II – As obrigações acessórias convertem-se em obrigação principal no caso de sua inobservância no que diz respeito à penalidade pecuniária.
III – As obrigações acessórias correspondem às obrigações de fazer e não fazer.
Assinale:
( ) Se somente a afirmativa II estiver correta.
( ) Se somente a afirmativa III estiver correta.
( ) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
( )Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
6) Pergunta - Pode-se afirmar que as multas aplicáveis na esfera do Direito Tributário no que se refere ao não cumprimento de obrigação tributária acessória, as mesmas mantém:
( ) A de ressarcir o credor pela mora e por perdas e danos a que este foi submetido pelo não cumprimento da obrigação pelo devedor.
( ) Caráter penal, isto é, punitivo, onde o devedor deverá pagar a multa e também praticar ou se abster do ato a que estava obrigado.
( ) A de liberar-se da pratica ou abstenção do ato a que estava sujeito o devedor no que tange a obrigação de fazer, não fazer ou tolerar.
( ) A compensação ao credor no caso de não cumprimento da obrigação pelo devedor.
7) Pergunta - Contra um menor absolutamente incapaz foi lavrado um auto de infração e imposição de multa constituindo crédito tributário relativo a negócio que o menor praticou sem estar devidamente representado. Esta exigência tributária, em tese, esta:
( ) Errada, já que se trata de negócio juridicamente nulo.
( ) Correta, pois a validade jurídica dos atos efetivamente praticados e os efeitos dos fatos efetivamente ocorridos são irrelevantes para a definição do fato gerador, não havendo impedimento, portanto, para que o negócio celebrado seja fato gerador de tributo.
( ) Correta, desde que o negócio jurídico venha a ser ratificado pelo representante legal do menor, no âmbito civil, hipótese em que será válido juridicamente.
( ) Correta, pois a autoridade administrativa pode desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária.
8) Pergunta - Na falta de eleição, pelo contribuinte ou responsável, de domicílio tributário, na forma da legislação aplicável, não se considera como tal:
( )A residência habitual, em se tratando de pessoa natural.
( ) O lugar da sede, em se tratando de pessoa jurídica.
( ) A residência do indivíduo, em se tratando de firma individual.
( ) O lugar de cada estabelecimento, em relação aos atos que deram origem a obrigação.
9) Pergunta - De acordo com o art. 77 do Código Tributário Nacional, o Fato Gerador das Taxas são:
( ) O exercício regular do Poder de Polícia.
( ) A utilização efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado a contribuinte ou posto a sua disposição.
( ) O exercício regular do Poder de Polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado a contribuinte ou posto a sua disposição.
( ) O exercício regular do Poder de Polícia, ou a não utilização efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado a contribuinte ou não sendo posto a sua disposição.
10) Pergunta - É incorreto afirmar, quanto aos sujeitos da relação jurídica tributária:
( ) O sujeito ativo é a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o seu cumprimento.
( ) O sujeito passivo da obrigação principal diz-se responsável, quando, sem revestir da condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição legal.
( )Em regra, a isenção ou remissão de crédito não exonera os demais sujeitos passivos obrigados solidariamente.
( ) A interrupção da prescrição contra uma das pessoas obrigadas solidariamente prejudica os demais.
AVALIAÇÃO DISSERTATIVA II DE SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E PROCESSO TRIBUTÁRIO
Fale sobre competência tributária constitucional (classificação, partilha e exercício).

Continue navegando