Buscar

O que é PVD

Prévia do material em texto

PRIVATE�O que é PVD
No português poderíamos traduzir para Deposição Física de Vapor. Trata-se de um processo descoberto acidentalmente por Faraday, que observou a deposição de partículas na superfície interna de bulbos de lâmpadas incandescentes oriundas da explosão do filamento. Você já notou que em uma lâmpada queimada o vidro fica escurecido no interior? A partir disso diversos pesquisadores desenvolveram um processo de deposição em vácuo onde, primeiramente, um material é transformado em vapor, então é transportado nessa fase e por último é depositado na superfície de um substrato.
Este processo permite depositar uma infinidade de metais puros e ligas (como ouro, cromo, etc.) bem como uma série de nitretos e outros compostos. 
Com o avanço da pesquisa foi desenvolvido o chamado “ion plating”, técnica inicialmente utilizada na Europa, introduzindo diversos benefícios ao processo de PVD: melhor adesão, controle da estrutura do filme, deposição em temperaturas baixas, assim como deposição de ligas, multi-camadas, nanocamadas e camadas com gradiente de composição. 
A técnica consiste basicamente na aplicação de uma voltagem negativa (bias) nos substratos. A forma através da qual o material é transformado para a fase vapor é o principal ponto de distinção dos processos. 
Os três principais processos de PVD são: evaporação por feixe de elétrons, arco catódico e “magnetron sputtering”. Estes processos, são realizados em duas diferentes temperaturas, selecionadas de acordo com o tipo de material a ser revestido. O processo padrão é realizado a 500ºC, enquanto os chamados processos de “baixa temperatura” realizam-se em torno de 200ºC. Uma seqüência normal de processo consiste primeiramente na preparação do produto fora da câmara de deposição iniciando com uma limpeza em um sofisticado equipamento de limpeza por ultra-som, seguido da montagem do produto nos dispositivos e carregamento na câmara. Já com o produto no interior da câmara de deposição, esta é evacuada, as peças são aquecidas, ocorre uma limpeza por bombeamento com gases inertes, uma limpeza com bombardeamento com íons metálicos e por fim o revestimento.
Limpeza de peças 					Ferramentas com aplicação
 de revestimentos PVD

Continue navegando