Buscar

APS TICE (2)

Prévia do material em texto

Universidade Paulista - UNIP
Curso Pedagogia
Atividades Praticas Supervisionada
Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação
										Professora ........
São Paulo 2015
Universidade Paulista - UNIP
Curso Pedagogia
 
Andressa Campos Lopes Valcacer RA - C4457E-3
Akemi Suguimoto Kapps RA - C59DAD-0
Bianca Simões do Espírito Santo RA - C63729-7
Rafaela da Costa França RA – C5323D-6
Thays Helena dos Santos Costa RA - C65364-0
					 	
São Paulo 2015
Introdução
Esse trabalho faz parte das atividades práticas supervisionadas (APS), e possui como objetivo propor aos alunos o aprofundamento de temas. A disciplina desse semestre para fazer a APS é Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (TIC). 
A tecnologia vem avançando cada vez mais em nossa sociedade atual. É cada vez mais difícil para a escola prender a atenção e despertar o interesse do aluno pelo conhecimento. A escola não pode mais ficar a margem da tecnologia e esse despertar para o uso social e adequado das Tecnologias da Informação tem de ocorrer o quanto antes, como na Educação Infantil. 
É importante repensar em novas formas de produzir e adquirir conhecimentos. Em meio ao contexto atual, o processo do uso da tecnologia, na vida dos professores e alunos não pode passar despercebido, porém, as tecnologias devem ser utilizadas na prática pedagógica como recursos para aprimorarem a aula, focadas na produção do aluno, propiciando a elaboração, reelaboração e interação. Nesta perspectiva, o professor deverá mudar sua postura na prática pedagógica, deixando de ser transmissor do conhecimento, para atuar como mediador do conhecimento. Favorecendo desta forma para que o aluno passe a ser agente ativo no processo de ensino e aprendizagem. 
Este trabalho é fruto de uma pesquisa, desenvolvida por meio de pergunta e resposta com professoras de duas escolas de nível infantil, Escola Higienópolis e CEI Conveniada Nossa Senhora Salette. Onde busca conhecer como as escolas de educação infantil vêm utilizando os recursos digitais para desenvolver as habilidades das crianças, destacando as contribuições pedagógicas do uso desses recursos tecnológicos na Educação Infantil e verificar como os professores da Educação Infantil veem o uso desses recursos digitais no processo pedagógico e o que pode ser melhorado em cada escola.
Desenvolvimento
Considero que utilizar a tecnologia no processo de ensino na fase da educação infantil contribui muito para o desenvolvimento infantil, pois tem o papel de motivar e  atrair os alunos, tornando as aulas mais significativas, uma vez aproxima o aluno mais perto dos objetivos que o professor quer desempenhar com a sua aula.
Através da pesquisa foi possível perceber que , essa aproximação não acontece, pois os recursos tecnológicos , principalmente na educação infantil, são pouco explorados e delimitados. Pois, a clientela não tem a idade necessária para a utilização de recursos de pesquisa, e sim manejos para facilitar o trabalho do desenvolvimento e organização de materiais para enriquecer a aula.
Os recursos para a assimilação é de acordo com sua faixa etária, com a utilização de filmes de acordo com assunto estudado, sendo que eles são lúdicos e ilustrativos para melhor assimilação dos alunos. Assim, a professora tem função de ter este mediador para que não fuja muito de seu objetivo e da compreensão dos alunos. 
A criança desde pequena vive num contexto social envolvido por diversas tecnologias como computadores, televisão, rádio, jogos eletrônicos, celulares e entre outros, e automaticamente ela já adquire hábitos, atitudes e habilidades que fazem parte de uma identidade moderna, sendo assim a escola precisa utilizar os recursos tecnológicos dentro da sala de aula, pois é um processo de aprendizagem que respeita o meio em que a criança vive. 
Com isso, deve-se ter uma atenção redobrada com a faixa etária da sala, não deixando o recurso tecnológico como apenas uma distração para as crianças. Assim, as musicas, filmes, danças, entre outros, devem ter um fundo pedagógico para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, por tanto não os prejudicando futuramente.
Podemos observar também que, um recurso simples e não utilizado com as crianças, é a câmera fotográfica, que auxilia muitas vezes no trabalho da professora. As crianças, principalmente do 0 aos 4 anos , gostam muito de explorar o espaço e a câmera tem essa proposta, dar uma nova visão aos alunos. 
 Pode-se concluir que o uso de recursos tecnológicos na educação infantil contribui ativamente para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos, pois a tecnologia está presente no contexto social em que eles vivem, sendo assim será possível aproximá-los mais perto dos objetivos que o professor quer desempenhar com a sua aula. 
A Emergência do uso das TIC na Educação e na Educação Infantil
A globalização das redes de educação apresenta desafios para o desenvolvimento dos processos de inovação na experiência social e cognitiva, na aprendizagem e na criação do conhecimento. Nesse sentido, mais do que integrar as TIC na educação e na escola o desafio atual compreende a identificação das perspectivas de inovação na educação.
Mesmo antes de o aluno chegar à escola ele já passou por várias experiências e aprendizagens, ele vivencia no contexto familiar, rico ou não, culturalmente e emocionalmente, seus roteiros mentais e consequentemente suas linguagens e a família facilita ou complica sua forma de comunicação. Sabemos que toda criança também é educada pela mídia, aprende a informar-se, a conhecer os outros, o mundo e a si mesmo ouvindo as pessoas ditarem como viver, como ser feliz ou infeliz e até mesmo como amar e odiar e isso é feito de forma sedutora e ilusionista. A mídia envolve o sistema da comunicação e se torna necessário identificar e utilizar suas influências nos espaços escolares e enfrentar o desafio de desenvolver a consciência crítica dos alunos com relação aos benefícios apresentados pelas novas tecnologias. Já existe em várias escolas o uso dos meios de multimídia nas próprias salas de aula, como lousas digitais, computadores com acesso a internet e a distribuição de notebooks para professores e crianças nos primeiros anos do ensino escolar. São muitos os casos de sucesso na utilização das tecnologias em sala de aula como aliada no processo de ensino aprendizagem, pois a criança independentemente da idade mantém um contato frequente com tais instrumentos, e a escola deve aproveitar-se disto desde cedo, ou seja, desde a educação infantil. A ideia de utilizar computadores para ensinar crianças a se tornarem melhores pensadores surge como algo novo e permeado ainda de alguns mistérios, pelo fato de que os docentes não reconhecem ainda em sua maioria como essas tecnologias podem ser usadas para facilitar o trabalho de ressignificação de conceitos que é o papel da escola.
Para nós professores as TIC exigem uma linguagem contemporânea e um aprimoramento rápido e eficaz e devem despertar maior interesse. A forma tradicional e bancária de lecionar estão ultrapassadas e nesse sentido as tecnologias cumprem um papel fundamental nas escolas rumo a modernidade porque não há uma pós modernidade. O sistema educacional, principalmente quando se fala da rede municipal de ensino – que é o âmbito da Educação Infantil -, está distante de fazer valer a inserção tecnológica no processo ensino aprendizagem, quando a preocupação ainda é com os conteúdos tradicionais impostos pelo próprio sistema governamental. A escola (enquanto instituição social) ainda não se deu por conta que a utilização didática das novas tecnologias da informação e da comunicação favorece o processo pedagógico da proposta curricular no mundo novo, tornando a aprendizagem uma atividade prazerosa. O que de fato mais preocupa é que o acesso às informações hoje está por toda parte, sendo transmitida pelos diversos meios de comunicação, não tem mais como a escola se fechar, se distanciar dessasmudanças. O desafio na verdade frente a esse novo contexto é: Como orientar o aluno para saber o que fazer com essas informações, que venham a ser internalizadas em vez de conhecimento e como fazer para saber aplicar este conhecimento de forma responsável na prática cotidiana? Dentro do processo ensino aprendizagem, é preciso ter cuidado com o uso de novas tecnologias a ansiedade de inseri-las no dia-a-dia pode tornar- se algo desvinculado daquilo que é a proposta propriamente dita. O acesso a informação e a mídia, a conexão, é, atualmente, uma definição de característica de vida. Nunca usar as novas tecnologias da informação e da comunicação como passa tempo, pois inovar nem sempre significa mudar. Ainda trazendo a Educação infantil para o mundo contemporâneo ressaltamos que o uso das novas tecnologias deve considerar que essas crianças apesar da pouca idade já estão expostas a essas novas tecnologias e como tal necessitam dominá-las para interagir em seu meio social e a escola não pode ficar à margem desse processo.
Conclusão
A tecnologia vem avançando cada vez mais rápido na sociedade atual. É cada vez mais difícil para a educação escolar prender a atenção e despertar o interesse pelo conhecimento. A escola não pode mais ficar à margem da tecnologia e esse despertar para o uso social e adequado das Tecnologias da Informação e Comunicação deve ocorrer na escola o quanto antes, ou seja, na Educação Infantil.
Observou-se que nas duas escolas apresentadas, particular e rede pública, não há necessidade de investimento tecnológico na educação infantil, pois haveria uma desvalorização no ato de “brincar”. Assim perdendo todo desenvolvimento físico e motor que sua faixa etária necessita.
Nas Escolas de educação infantil, foram apresentados os mesmos recursos tecnológicos (televisor, radio e DVD), com o mesmo objetivo, reforçar o conteúdo passado pelo professor aos alunos para melhor compreensão.
Com isso, uma observação feita por uma professora chamou a atenção , foi que sente falta de um recurso tão simples em nosso cotidiano , mas que na escola muitas vezes proibido sua utilização. Este recurso é a câmera fotográfica , que tem por fim desenvolver a percepção do aluno de uma outra perspectiva do espaço ao seu dor.
Pode se concluir que os recursos tecnológicos estão sendo utilizados como ferramentas de apoio, pois quando usado de forma adequada gera aprendizagem significativa, há um aumento da criatividade e motivação dos alunos, ou seja, a aula se torna dinâmica e interativa.
BIBLIOGRAFIA
http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/filosofia_34/alzeni.pdf
Pesquisa
ESCOLA HIGIENÓPOLIS – EDUCAÇÃO INFANTIL
A Escola tem recursos tecnológicos? Quais? (laboratórios de informática, projetos, slides, vídeo, rádio, celular e etc..)
R: a escola conta com alguns recursos tecnológicos como televisor, DVD e rádio.
De qual forma são utilizados?
R: os recursos são utilizados para complementar as aulas e os projetos passados pelo Professor ao aluno.
Você acredita que os alunos assimilam melhor o conteúdo com o uso desses recursos?
R: os Alunos assimilam melhor os conteúdos utilizando recursos tecnológicos dependendo do assunto estudado, muitas vezes usamos um filme que gostam para ilustrar um conceito aprendido no livro didático, mas a preferência é por brinquedos e brincadeiras.
A tecnologia facilita o seu trabalho?
R: Tecnologia facilita o trabalho do Professor quando se tratam de pesquisa, aprendizagem e organização de materiais para enriquecer a aula. Como atendemos crianças muito pequenas, com idade de 0 a 5 anos, a brincadeira é o norte do nosso trabalho.
O que você acha que falta em sua escola?
R: A meu ver não falta recursos, todos são bem utilizados de forma pedagógica e didática dentro de suas possibilidades.
Quais outras tecnologias você gostaria de usar?
R: por enquanto os recursos que utilizamos são necessários para a faixa de idade que lecionamos, como mencionado anteriormente.
Qual é sua opinião sobre recursos tecnológicos em sua escola?
R: Na educação infantil não acreditamos que a tecnologia precise estar na rotina das crianças. Utilizamos o rádio para canções e DVD para alguns filmes que ilustrem o conteúdo. Mas o foco é a brincadeira, o lúdico, o visual e o concreto.
CEI CONVENIADA NOSSA SENHORA SALETTE – EDUCAÇÃO INFANTIL
A Escola tem recursos tecnológicos? Quais? (laboratórios de informática, projetos, slides, vídeo, rádio, celular e etc..)
R: Sim. A escola conta com televisor, radio e aparelho de dvd.
De qual forma são utilizados?
R: Usamos para complementar a aula.
Você acredita que os alunos assimilam melhor o conteúdo com o uso desses recursos?
R: Com certeza, se passado corretamente, os vídeos e musicas ajudam as crianças a entenderem o conteúdo.
A tecnologia facilita o seu trabalho?
R: Muitas vezes, quando precisamos de algo para complementar as aulas, para torná-las diferente, uma música ou vídeo ajuda muito.
O que você acha que falta em sua escola?
R: Talvez jogos, adaptados a idade, mas nada que seja de grande diferença.
Quais outras tecnologias você gostaria de usar?
R: Câmeras fotográficas adaptadas. As crianças tiram de nossos bolsos a câmera o tempo todo, é uma boa opção como material pedagógico, pois trabalham com ações e resultados, aperta o botão e tira a foto.
Qual é sua opinião sobre recursos tecnológicos em sua escola?
R: Na educação infantil, mídias como vídeos, devem ser usadas com cuidado, não deve ser apenas uma distração para as crianças. Pelo contrário, deve ser planejado, de acordo com o que está sendo trabalhado em aula. E músicas tocadas no aparelho de som, devem ser escolhidas e as professoras devem dançar junto com as crianças e não deixa-las só ouvindo sem se importar, já que esse recurso serve para trabalhar a coordenação motora.

Continue navegando