Buscar

TÉCNICAS RTM

Prévia do material em texto

FACULDADE DE AMERICANA
CURSO FISIOTERAPIA 2017 
 
Allan Denis Gomes Rodrigues
 
 
 
 
 
 
 
 
RESUMO:
TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 AMERICANA - SP 
18/09/2018
O grupo apresentou sobre parâmetros básicos e técnicas para transferência de pacientes, necessária dentro da fisioterapia. Alguns conceitos básicos são extremamente importantes antes de iniciar a transferência. É importante verificar as condições do paciente, verificar se o mesmo possui acesso e soro, sonda, além de garantir que o mesmo seja movimentado com cautela, pois provavelmente apresenta algum tipo de trauma. Além desses cuidados, é importante garantir que o percurso a ser feito com o paciente esteja liberado para locomoção, sem objetos que possam atrasar ou causar qualquer tipo de dano ao paciente. O grupo ressaltou a importância de avaliar as condições de segurança do ambiente, o uso de equipamentos auxiliares adequados para por exemplo, compensar a altura entre um equipamento e outro durante a transferência.
Usar roupas adequadas que permitam amplo movimento, sapatos que garantem boa fixação ao solo e a utilização do corpo como apoio, são alguns requisitos para quem realizará o procedimento. Quando se tem um paciente acamado, ele deve ser estimulado a se movimentar. Devem haver barras no quarto e banheiro, para garantir sua estabilidade enquanto na posição ortostática e sua cama deve preferencialmente ter regulagem de altura, para facilitar uma possível transferência.
O grupo mostrou como manipular o paciente na maca, sem movimento e como manipular ele para a cadeira de rodas com apoio na posterior da coluna. Ressaltaram a importância de se manter o mais próximo possível do paciente durante a manipulação e manter a coluna sempre ereta, sem flexionar, para eliminar o risco de lesão com o peso do paciente. Também ressaltaram a importância de manipular o paciente sempre com apoio, pois a imobilidade de um paciente que sofreu trauma, deixa músculos, capsulas articulares mais fracos e a aplicação de uma força excessiva sem apoio adequado, pode causar danos, como estiramentos e rupturas.
FACULDADE DE AMERICANA
CURSO FISIOTERAPIA 2017 
 
Allan Denis Gomes Rodrigues
 
 
 
 
 
 
 
 
RESUMO:
FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR
PROPIOCEPTIVA
Método KABAT
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 AMERICANA - SP 
18/09/2018
O grupo apresentou sobre como o método é capaz de inibir alterações neurais após qualquer lesão no corpo. Foi explicado a origem do nome e o criador da técnica, além de seu funcionamento e aplicação prática.
O método é mais utilizado em pacientes com A.V.E e paralisia facial periférica. Suas contraindicações basicamente são quando não existem contrações voluntárias no paciente ou quando o mesmo se encontra muito debilitado ou com fraturas.
O método deve ser utilizado com precauções adequadas em pacientes que apresentem quadro de esclerose múltipla lateral, esclerose lateral amiotrófica e garantir precaução em caso de chance de acontecer manobra de valsava.
O grupo mostrou slides e vídeos com aplicações das técnicas em membros superiores e inferiores, ressaltando a importância do comando verbal para o paciente durante todo o procedimento, além da importância do comando visual.
O método KABAT é importante pois apresenta uma aplicação que abrange os três planos, ou seja, ele é multiplanar. Ele também estimula a coordenação e força muscular.

Continue navegando