Buscar

Tipos de Papilas Linguais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Papilas Filiformes
Estão situadas no ápice da língua e conferem aspereza a mesma. Constituem estruturas estreitas e de forma filamentar. Costumam representar a maioria das papilas gustativas e auxiliam a língua na captura e condução do alimento para o interior da cavidade oral. Isso é auxiliado, em parte, pela direção que as papilas encontram-se posicionadas, apontando para a faringe. Seu epitélio de revestimento não é constituído por botões gustativos e é do tipo corneificado. Contudo, o tamanho e o papel que desempenham podem variar de acordo com a espécie. São ricas em queratina. Quanto mais agressiva for a alimentação do animal, mais a papila terá queratina. A papila filiforme além de queratina tem muitas bactérias. Existem muito poucos botões gustativos. 
São numerosas e bem desenvolvidas nos gatos e ruminantes, nos quais elas exercem funções mecânicas, mas também é presente nos suínos e em cães. No caso dos equinos, as papilas filiformes são delgadas, ou seja, mais aveludadas. 
Papilas Cônicas
Próximo à raiz da língua, encontramos papilas alongadas semelhantes às filiformes, mas em maiores proporções, são as papilas cônicas. Presente nos carnívoros, suínos e ruminantes; nesse último essas papilas são de extrema importância, são voltadas no sentido caudal que funcionam como aparato para o regurgitamento do alimento.
Papilas Fungiformes
Este tipo de papila gustativa apresenta forma semelhante ao de um cogumelo, com base estreita e a porção apical dilatada e lisa. Apresentam parcos botões gustativos em sua superfície superior distribuídos de modo irregular entre as papilas filiformes, especialmente em espécies carnívoras. Essas papilas não são tão queratinizadas. Presentes em todas as espécies.
Papilas Lentiformes
Como o próprio nome já diz são projeções ceratinizadas em formato de lentes ou achatadas e esféricas ao longo da porção dorsal do terço caudal ou posterior da língua. Na língua bovina, essa região é chamada de toro lingual e tem uma mucosa especialmente bem desenvolvida com papilas lentiformes intermitentes e bem desenvolvidas. Presentes somente nos ruminantes.
Papilas Valadas
Também conhecidas como papilas circunvaladas, consistem 7 a 12 grandes estruturas circulares, apresentando superfície achatada que se estende acima das demais papilas gustativas. São observadas na região do V lingual, na parte posterior da língua. Presentes em todas as espécies divergindo somente na quantidade (carnívoros: 2 a 3; ruminantes: 8 a 20; suínos e equinos: 2).
Papilas Foliadas
Estas papilas, também são conhecidas como papilas folhadas, são definidas como duas ou mais rugas paralelas divididas por sulcos na região dorsolateral da língua, apresentando numerosos botões gustativos. Em outras espécies, esta última estrutura pode ser rudimentar ou ausente, como é o caso dos felinos e ruminantes, respectivamente. Presente nos equinos, suínos e nos carnívoros.

Continue navegando