Buscar

Questões sobre avaliação Psicologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais as habilidades principais que se deve ter para fazer uma avaliação psicológica? Primeiramente deve ser capaz de estabelecer vínculo com o testando, fazer um bom rapport para diminuir a ansiedade que poderia influenciar na testagem. Deve ter treinamento e conhecimento técnico sobre o modo de aplicação, atribuição de escores e interpretação do teste. Deve ter conhecimento teórico sobre os constructos avaliados. E estar atualizado em psicopatologia, ciclo vital para fazer seus prognósticos corretamente. 
Qual a distinção entre erro aleatório e desvio sistemático? O erro aleatório pode se dar pela inconsistência da medida feita pela pessoa, é causado pela ausência de precisão no instrumento, pode ser comparado a uma bússola não calibrada que nunca mostra a direção certa. A confiabilidade depende do quão livre do erro aleatório esteja o instrumento de avaliação. O desvio sistemático seria uma margem de erro que é levada em conta, a fim de precisar mais os escores obtidos. 
Explique a respeito da aculturação como fator de avaliação; É preciso levar em consideração a cultura do público que se está avaliando, uma vez que as experiências culturais e sociais determinam respostas distintas entre si. O teste construído sob certa perspectiva e validado em uma população não deve ser utilizado em outra sem antes ter sido validado na mesma. O mesmo teste pode não ser apropriado para avaliar indivíduos de classes sociais diferentes dependendo do constructo que visa medir. As experiências passadas atribuem condições diversas para que os indivíduos se portem de maneira distinta. Muitos testes são parciais e inadequados na medida que são injustos na avaliação, como ocorre com testes estadunidenses como o HTP utilizados no Brasil sem pesquisa que o validem na população nacional. 
Qual a diferença entre uma observação e uma inferência? Na avaliação se tem uma amostra do dinamismo do indivíduo diante dessa observação faz-se inferências, isso é prognósticos e previsão de cpts futuros. Ao examinar um conjunto de cpts infere-se que o indivíduo é capaz de realizar ou não cpts semelhantes. Sendo assim a confiabilidade do que é observado se dá pela adequada aferição de uma amostragem que de fato seja representativa do constructo ou questão avaliada. Se o pressuposto é satisfeito a inferência pode ser feita antevendo novas configurações associadas. 
Descreva 3 maneiras de se iniciar uma avaliação, e uma sequência adequada para avaliar um aluno; Pode ser iniciar uma avaliação com o aluno onde se identifica deficiências ou incapacidades, pode se iniciar na instrução isso é determinar os aspectos que tornam ou não o instrumento de instrução adequados, ‘’em que ponto o instrumento de instrução auxilia ou não o aprendizado do aluno?’’ faz-se observações do ambiente de aprendizagem e no desempenho geral dos alunos diante dele; por fim pode-se avaliar o ambiente educacional;
Quando deve ser aplicado o teste coletivamente ou individualmente? O teste coletivo pode ser aplicado quando as instruções forem simples e facilmente passadas para todos. No caso do teste individual as respostas devem ser registradas enquanto o testando as reproduzem. O teste individual coleta mais inumações qualitativas pelo contato exclusivo com o testando enquanto no coletivo essa atenção deve ser distribuída, e menos focada. O teste a ser escolhido e a forma de ser aplicado deve visar o objetivo final, se é obter dados gerais ou individuais. 
Qual a diferença entre testes baseados em normas e em critérios? O teste baseado em norma é o que coloca o testando e seus escores situados numa escala obtida por uma amostra de outros indivíduos, ou seja compara-se o escore individual com a média geral. A ênfase é muito mais a colocação relativa ao coletivo que ao domínio absoluto do conteúdo. Enquanto que a avaliação do critério busca avaliar a posição relativa do indivíduo no desenvolvimento de habilidades em termos de níveis absolutos de domínio. Como ex: ‘’ Lauren escreve a palavra cachorro corretamente?’’, quando se pretende avaliar e construir estratégias de ensino geral utiliza-se testes baseados em normas e quando se deseja aventar a respeito de intervenção individual se utiliza testes baseados em critérios para aferir habilidades e déficits específicos a serem trabalhados. 
Identifique vantagens e desvantagens da testagem informal: o teste informal são aqueles elaborados pelos profissionais mas que não são comercializados, a vantagem do teste formal é a padronização e normatização, confiabilidade, validade, economia do tempo e esforços na elaboração de um teste. A vantagem do teste informal é que se aproxima bastante com o critério e experiência a serem avaliados especificamente. Em áreas diferentes de rendimento e personalidade os dispositivos preparados comercialmente são superiores aos testes informais pela grande quantidade de trabalho experimental. 
Quais são as 4 escalas de medida? Nominal (os números para designar pessoas ou objetos não tem relação entre si), ordinária (ordena-se algo do melhor para o pior), de razão (compara-se valores, tem um zero absoluto e a magnitude da diferença entre dois pontos na escala é a mesma) e de intervalos iguais;
Qual a importância da norma? A norma permite avaliar de forma adequada um constructo e também avaliar o indivíduo em termos dos desempenhos de outras pessoas. A adequação de normas de um teste depende da representatividade da amostra normativa (várias pessoas devem ser incluídos na amostra na mesma proporção que na população), o número de casos desta (o número deve ser amplo para garantir a estabilidade, para que os elementos pouco frequentes possam ser representados e para que os tamanhos das interpolações e extrapolações sejam relativamente pequenos); e a relevância das normas com relação ao propósito da avaliação. Para utilizar as normas de uma maneira efetiva, o examinador deve certificar-se de que a amostra normativa seja adequada tanto para o objetivo do teste quanto para a pessoa que está sendo avaliada. 
Por que é importante que o teste seja confiável? A confiabilidade refere-se a habilidade de se generalizar de uma amostra para um domínio. Os domínios para os quais queremos fazer generalizações são outros momentos (estabilidade ou confiabilidade de teste-reateste), outros examinadores (confiabilidade Inter examinador) e outros itens (confiabilidade de forma alternada ou de consistência interna). 
O que é o erro-padrão? Estimado a partir da obtenção de um coeficiente de confiabilidade. Pode-se calcular os erros-padrões de medida pra examinadores, momentos e amostras de intens. São calculados geralmente pra estabilidade e amostras de itens. 
Quais fatores podem afetar a confiabilidade de um teste? Método empregado para o cálculo do coeficiente de confiabilidade, o tamanho do teste, o intervalo de teste-reateste, a redução da amplitude, os palpites e a variação dentro da situação de teste. 
O desvio padrão de medida é desvio padrão de que? É a distribuição em torno do escore verdadeiro (a média da distribuição), é o desvio padrão dos erros atribuíveis à amostragem. 
Por que se deve demonstrar validade ao fazer um teste? Para definir o quanto o teste de fato avalia o que se propõe avaliar. Deve se ter claro o que quer avaliar, definindo o que é um traço e o que não o é. 
Quais os tipos de validação de testes? Validade de conteúdo (adequação dos itens incluídos no teste ‘’ esse item mede o domínio?’’); Validade de critério (grau em que o escore de uma pessoa, em uma medida de critérios, pode ser calculado a partir do escore verdadeiro dessa pessoa. ‘’ o conhecimento do escore de teste de uma pessoa permite o cálculo preciso do desempenho dessa pessoa em uma medida de critério?’’, ‘’ o conhecimento do escore do teste de uma pessoa permite um cálculo preciso do escore dessa pessoa em uma medida de critério aplicada em algum momento no futuro?’’ Todas as medidas de critério devem ser descritas de maneira precisa e os raciocínios que levaram a escolhe-las como critérios relevantes devemser explicitados. O próprio critério deve ser valido, deve haver grau de precisão preditiva. Validade Estrutural-Constructo (grau com que um teste mede um traço ou característica teórica);
O que são os testes de inteligência? São amostras de cpt, diferentes testes mostram diferentes cpts. Não podemos falar do QI de uma pessoa mas do QI de uma pessoa naquele teste. 
Quais cuidados devemos ter na avaliação de Inteligência? Deve-se estar bem atento à relação entre a aculturação de uma pessoa e a aculturação do grupo normativo ao qual a pessoa é comparada. 
Quais as consequências dos teste de Inteligência? Usados de forma adequada podem fornecem informações que levam a uma melhoria das oportunidades individuais e à proteção dos direitos dos alunos. Usados de maneira inadequada podem restringir as oportunidades e direitos.
Quais os cpts amostras dos nos testes de inteligência? Discriminação, generalização, comportamento motor, informação geral, vocabulário, indução, compreensão, ordenamento, reconhecimento de detalhes, analogias, raciocínio abstrato, memoria, completar padrão
Por que a avaliação de uma criança deficiente não é discriminatória? Pois avalia-se suas capacidades para adequar os instrumentos e conteúdo que podem ser apreendidos da melhor maneira por ela. 
Como é possível fazer um prognostico a partir de um teste de inteligência? Ao selecionar um teste especifico deve-se fazer a indagação ‘’ qual a relação entre o cpt amostrado pelo teste e o cpt que estou tentando prognosticar?’’ quanto mais forte a relação, melhor o prognostico. 
Quais os elementos interacionados que constituem o processo da linguagem? Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica
Quais os 3 fatores a serem considerados na avaliação da linguagem? Os antecedentes culturais da criança, sua idade e sua competência intelectual. 
Quais os 3 procedimentos para aferir sobre a linguagem na criança? O uso da linguagem espontânea, a produção de linguagem através da imitação e a utilização de uma figura ou outros estímulos para provocar a linguagem. 
Quais as 3 razões para se avaliar as habilidades perceptivo-motoras? Prevenção, correção e diagnostico diferencial. 
Quais as problemáticas na avaliação das h-p-m? Dificuldade em definir percepção e elaborar medidas para ela. É melhor se dedicar a observação direta e sistemática do meio natural em que tais habilidades realmente ocorrem que utilizar teste padronizados.
Qual o melhor meio de avaliar personalidade? Por meio de observações diretas e coleta de dados, essas serão relacionadas com à amostra normativa da população.
Quais os métodos para medir a personalidade? Técnicas de projeção, escalas de classificação, medidas de auto informe, medidas situacionais, procedimentos de observação;
Qual a importância de se avaliar o cpt adaptativo? Duas razoes principais, a deficiência mental é definida pela falha no cpt adaptativo, a segunda razão é para o planejamento de programas, as escalas de cpt adaptativo são a fonte dos objetivos educacionais.
Como é determinado o cpt mal adaptativo? Por diversos fatores: tolerância social a determinados cpts, o contexto em que tais cpts são demonstrados, o ‘’ status’’ do indivíduo que exibe tal cpt e a orientação teórica do avaliador. 
Quais as 2 perspectivas sobre a aptidão que determinam como deve ser avaliada? A aptidão pode ser considerada como a presença de cpts, habilidades e conhecimentos que constituem pré-requisito para o domino de habilidades ou informações a serem ensinadas. Em segundo lugar, pode ser considerada como a presença de certos processos de (inteligência, discriminação etc) que se acredita serem subjacentes à aquisição do cpt ou informação a ser ensinado. 
Em que os dados podem ser utilizados na escola? No propósito de planejar programas educacionais, os testes são uteis ao de decidir o que ensinar, a experimentação com diferentes métodos é a melhor maneira de determinar como ensinar. Faz-se ajustes ou tenta-se outras abordagens até que o professor determine a estratégia mais efetiva.

Outros materiais