Buscar

4ª aula Da promessa de fato de terceiro

Prévia do material em texto

UNISUAM
 CONTRATOS CÍVEIS E RESPONSABILIDADE CONTRATUAL
PROFª LIDIA CALDEIRA
4ª aula
Da promessa de fato de terceiro
Artigos 439 e 440 CC
Conceito:
“Figura negocial pela qual determinada pessoa promete que uma determinada conduta seja praticada por outrem, sob pena de responsabilização civil.” (Tartuce, 2012, p.554).
Leitura do art. 439 CC.
Não se pode vincular terceiro a uma obrigação. Só será devedor o que se comprometer a cumprir uma prestação por manifestação de sua própria vontade, por determinação legal ou por decorrência de ilícito por ele mesmo praticado. Logo, se alguém vier a prometer ato de terceiro, esse terceiro não estará obrigado , a menos que consinta nisso. Se o terceiro não executar o ato prometido, por outrem, sujeita o que prometeu obter tal ato à indenização de prejuízos.
EXCLUSÃO DA RESPONSABILIDADE:
O promitente não terá responsabilidade de indenizar por perdas e danos o outro contratante, se o terceiro inadimplente for seu cônjuge, e se o ato a ser praticado dependia de sua anuência e, desde que, pelo regime matrimonial de bens , a indenização recaia sobre estes.
Leitura do art. 440:
Se o terceiro concordar em prestar a obrigação, o promitente que não é seu fiador, estará exonerado de qualquer obrigação. Isto é assim porque com a anuência de terceiro, rompido está o vínculo obrigacional que ligava o promitente ao credor. 
BIBLIOGRAFIA:
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro 3. Contratos e atos unilaterais. SP: Saraiva, 2014.
TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. Volume único. SP: Gen&Método, 2012.

Continue navegando