Logo Passei Direto
Buscar

DIDÁTICA AVALIAÇÃO PARCIAL 2018.2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo estudos desenvolvidos por Candau (2002), a Didática fundamental deve assumir a multidimensionalidade do processo ensino/aprendizagem. Deve ainda promover no centro de sua discussão uma articulação entre algumas dimensões.
De acordo com autora, essas dimensões, são:
humana, social e prática.
artística, prática e social.
humana, prática e histórico-política.
humana, técnica e político-social.
física, técnica e religiosa.

Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. A escola por sua vez, representada pelos profissionais da educação, possui funções, pretensões quanto à formação dos alunos.
Logo, um projeto educacional conservador tende:
a reproduzir a forma como a sociedade está organizada
a defender uma gestão democrática e participativa dos sujeitos da comunidade escolar
a romper com o status quo
a transformar a sociedade, de modo a torna-la mais organizada
construir uma nova ordem social

Marque ( V ) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. A didática de Comênio se assentava no seguinte princípio:
A - ( ) Comênio é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional, pois, pensava num modelo de ensino de ensinar tudo a todos, recebeu críticas por educadores contemporâneos de que a forma de pensar de Comenius é generalizada ao se trabalhar o conhecimento, sem levar em conta o contexto e realidade do educando;
B - ( ) A finalidade da educação de Comenius é vista, hoje, como uma pedagogia que valoriza sobretudo a pluralidade cultural, cabendo ao professor que segue seus preceitos ser um mediador, indagador, reflexivo e transformador de sua própria prática;
C - ( ) Por ser um representate da Pedagogia libertadora, trata-se do professsor que segue sua linha de pensamento exigir que o aluno se condicione a apresentar determinada resposta e que tenha sido previamente estabelecida pelo professor;
D - ( ) Comenius, hoje, é criticado por educadores contemporâneos por seu método do ensinar tudo a todos ser reflexivo e questionador;
F V F F
F V V V
V F V F
V F F F
F V V F

O século XXI chegou e com ele inúmeros movimentos sociais reivindicando reconhecimento e valorização mais efetivos das respectivas identidades culturais.
Nessa perspectiva temos que:
I) Buscar caminhos para incorporar positivamente a diversidade cultural no cotidiano escolar.
II) Atribuir status de disciplina aos temas transversais.
III) Trabalhar conteúdos para efetivação do preconceito.
Apenas o item I está correto
Apenas o item II está correto
Os itens II e III estão corretos
Os itens I e III estão corretos
Todos os itens estão corretos

trouxe aspectos inovadores, diferenciando-se especialmente pela oposição à escola tradicional. Difundiu, em sua proposta, a necessidade de a escola criar condições e meios para estimular a participação ativa dos alunos a partir do aprender fazendo, suscitando críticas sobre a função específica da escola na educação formal do aluno, no entanto, não questiona a sociedade e seus valores como estão propostos no seu tempo; sua teoria representa plenamente os ideais liberais, sem se contrapor aos valores burgueses, acabando por reforçar a adaptação do aluno à sociedade. Essas são ideias de:
John Dewey
Johann Friedrich Herbart
Jean Piaget
Paulo Freire
Emília Ferreiro

O pai da pedagogia tradicional é:
Jean Piaget.
Paulo Freire.
João Amós Comênio.
J. Friedrich Herbart.
Sócrates.

Sobre a diversidade cultural que marca a escola, é esperado do professor que respalda a prática na pedagogia progressista que ele:
Marque a opção correta:
I - leve em conta os processos históricos, políticos e econômicos, nos quais os homens estão inseridos;
II - ajuste os alunos a modelos universais de ensino, evitando-se os conflitos;
III - privilegie algumas classes sócias;
IV - lide com o aluno real e não se posicione diante dele, já, com tantas certezas e estereótipos.
As afirmativas I e IV estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
As afirmativas II e III estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas
As afirmativas I e III estão corretas

As discussões em torno da avaliação do processo ensino-aprendizagem têm mostrado a necessidade de construção de uma nova cultura que ultrapasse os limites da técnica, incorporando uma dinâmica de dimensão ética.
Nesta perspectiva, é correto afirmar que:
I) É fundamental que o professor dê preferência a abordagens qualitativas, hierarquizando, sobretudo, os resultados alcançados pelos alunos, pois assim saberá quais devem ser submetidos à recuperação.
II) Não é adequado realizar questões discursivas, já que estas não permitem a definição de parâmetros de correção, podendo ocorrer injustiças.
III) É preciso que o professor estabeleça objetivamente suas intenções ao desenvolver determinada atividade pedagógica, comunicando-as aos alunos para que estes sejam corresponsáveis por sua aprendizagem.
IV) É indispensável que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem tenham oportunidade de participar da avaliação. Para tanto, são válidos a autoavaliação e os conselhos de classe participativos.

Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
Didática pragmatista
Didática experimental
Didática fundamental
Didática técnica
Didática mecanicista

Em relações a ideias pedagógicas defendidas por John Dewey, analise as afirmacoes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa corresponde à sequência correta.
I. Defendeu a educação pela ação. II. Acreditava que os melhores métodos são aqueles que permitem a participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. III. Propôs uma educação de uso prático e contextualizada, na qual o homem é um mero espectador. IV. Formulou um método único de ensino, com base nos parâmetros das leis psicológicas do conhecimento. V. O conceito central de seus pressupostos é a experiência, a qual, para ele, é o que impulsiona e dirige o conhecimento.
I - III - IV.
I - II - III - IV.
I - II - III - IV - V.
I - II - IV - V.
I - II - V.

Quanto mais os saberes escolares estiverem articulados às realidades de vida, às experiências concretas dos alunos, mais significado serão para eles. Ao construir significados para os saberes escolares, o professor envolve, mobiliza afetivamente seus alunos. Mais que isso, provoca-os a ressignificar sua realidade. Isso significa dizer que o aluno:
dissociará conteúdo e forma
será considerado objeto do processo de aprendizagem
apresentará as respostas que o professor indicou como corretas
se apropriará criticamente do conhecimento científico
reproduzirá mecanicamente o conteúdo na prova

Analise a caracterização da tendência a partir dos seguintes aspectos: a função da escola, o professor e o aluno. A partir da análise identifique a tendência pedagógica correspondente aos aspectos apresentados: 'Nessa tendência pedagógica, a função da escola é a moldar comportamentos através do condicionamento de respostas previamente determinadas e esperadas, eliminando as inadequadas, garantindo assim a manipulação e o controle do ambiente. O professor é um administrador e executor do planejamento, tendo como propósito assegurar comportamentos desejáveis. Sua comunicação com os alunos se dá no sentido técnico, ou seja, a intenção é simplesmente transmitir conhecimentos de ordem técnica de maneira eficiente, visando a produtividade. A técnica se sobrepõe à figura do professor que passa ser a visto como mero especialista na aplicação de manuais. O aluno é um ser estimulado, via reforços positivo e negativo a executar tarefas e avançar para o módulo seguinte. Seus interesses são desconsiderados.'
Pedagogia crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia Fundamental.
Pedagogia Tecnicista.
Pedagogia Tradicional.
Pedagogia Libertadora.

Segundo Paulo Freire, em seu texto Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, ¿não posso ser Professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, mas não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos.¿ Com essa afirmação, o autor defende:
o desdenho e a humildade da prática docente.
O rigor metodológico necessário à pesquisa exige intervenção e por isso não faz parte do ensino.
o testemunho ético, a coerência entre o que o professor diz, o que escreve, o que ensina e o que faz.
o autoritarismo do professor para legitimar sua ação.
a discussão indisciplinada em sala de aula.

Sobre as Correntes Pedagógicas Progressistas, fica clara que a Identidade do Professor deve refletir um sujeito reflexivo, crítico, pesquisador onde aprendeu a ser autor do que faz.
Tendo a consciência sobre o que está fazendo, e, se perguntado sobre sua prática, conseguirá responder sobre o sentido dela, em caso de ser questionado, argumentará com fundamento. Nesse sentido, esse professor é um intelectual transformador capaz de compreender o contexto social, econômico e político em que vive. Analise as alternativas a seguir e marque a resposta correta:
I. discutir, questionar e problematizar o objeto de estudos, sem a pretensão de que se encontrou as respostas definitivas para o mesmo;
II. propor atividades que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos;
III. incentivar a curiosidade, a liberdade de expressão, a criatividade, o pensamento crítico através da pesquisa; viver e aprender com o diferente, criar possibilidades e saber escutar;
IV. aceitar sempre as orientações indicadas em manuais de natureza pedagógica elaboradas pelas autoridades institucionais.
Todas estão corretas
I e III estão corretas
I, II e III estão corretas
II e IV estão corretas
II, III e IV estão corretas

( SESI, 2013, com adaptações) Quanto ao Planejamento, julgue os itens que se seguem.
I- O Plano da escola é um plano pedagógico e administrativo da unidade escolar. II- O Plano de Ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para uso do semestre ou de um ano, podendo ser flexível. III- Unidades didáticas são o conjunto de temas inter-relacionados que compõem o Plano de Ensino. IV- O Plano de Aula é um detalhamento do Plano de Ensino.
I, II, III e IV.
I somente.
apenas II.
somente III e IV.
apenas I, II e III.

A escola é um espaço sociocultural marcada pela pluralidade cultural, cabendo ao professor mediar os diversos saberes, legitimá-los no processo de aprendizagem. Isso significa dizer que o professor ao adotar essa prática, ele está:
impedindo a participação dos sujeitos educativos
padronizando as respostas sobre o objeto de estudos
rompendo com o determinismo técnico
hierarquizando os saberes dos alunos
adotando o método da transferência do saber

(Questão adaptada do TJPE, 2009). Segundo CANDAU (1983) "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão" (p. 12).
Em relação aos pressupostos teóricos do ensino da didática, está INCORRETO afirmar que:
Podemos afirmar que a didática é uma tecnologia aplicada em decorrência dos estudos sobre os "problemas" de Ensino e Aprendizagem, ou seja, dos fatos educativos.
A didática ajuda a compreender a prática educativa.
A didática enquanto ação intervém na realidade e dela recebe influência.
A didática reflete uma dimensão política.
F - F - V
V - F - V

Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se afirmar que:
I - Independentemente do tempo ou época histórica, a Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica.
II - Apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos de ensino.
III - As diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática.
I está correta.
III está correta.
II está correta.
I,II,III estão corretas.
I e II estão corretas.

A história da didática está ligada ao aparecimento do ensino; o termo didática surge quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens e a escola se torna uma instituição, inaugurando-se o caráter transmissor e sistematizado de ensino. Nesse contexto, a Didática Magna teve como representante:
René Descartes.
John Dewey.
João Amós Comênio.
John Locke.
Jean-Jacques Rousseau.

Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
Subordinar a educação à sociedade, tendo como função preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
Considerar a educação um processo interno, de interiorização de conceitos e que parte das necessidades e dos interesses individuais.
Valoriza a autoeducação, a experiência direita sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
Acentuar o caráter da transmissão de conhecimentos acumulados passados de geração para geração, através do qual o aluno deve assimilar ouvindo seu professor dissertar.
Foca no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que propriamente o resultado final.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo estudos desenvolvidos por Candau (2002), a Didática fundamental deve assumir a multidimensionalidade do processo ensino/aprendizagem. Deve ainda promover no centro de sua discussão uma articulação entre algumas dimensões.
De acordo com autora, essas dimensões, são:
humana, social e prática.
artística, prática e social.
humana, prática e histórico-política.
humana, técnica e político-social.
física, técnica e religiosa.

Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. A escola por sua vez, representada pelos profissionais da educação, possui funções, pretensões quanto à formação dos alunos.
Logo, um projeto educacional conservador tende:
a reproduzir a forma como a sociedade está organizada
a defender uma gestão democrática e participativa dos sujeitos da comunidade escolar
a romper com o status quo
a transformar a sociedade, de modo a torna-la mais organizada
construir uma nova ordem social

Marque ( V ) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. A didática de Comênio se assentava no seguinte princípio:
A - ( ) Comênio é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional, pois, pensava num modelo de ensino de ensinar tudo a todos, recebeu críticas por educadores contemporâneos de que a forma de pensar de Comenius é generalizada ao se trabalhar o conhecimento, sem levar em conta o contexto e realidade do educando;
B - ( ) A finalidade da educação de Comenius é vista, hoje, como uma pedagogia que valoriza sobretudo a pluralidade cultural, cabendo ao professor que segue seus preceitos ser um mediador, indagador, reflexivo e transformador de sua própria prática;
C - ( ) Por ser um representate da Pedagogia libertadora, trata-se do professsor que segue sua linha de pensamento exigir que o aluno se condicione a apresentar determinada resposta e que tenha sido previamente estabelecida pelo professor;
D - ( ) Comenius, hoje, é criticado por educadores contemporâneos por seu método do ensinar tudo a todos ser reflexivo e questionador;
F V F F
F V V V
V F V F
V F F F
F V V F

O século XXI chegou e com ele inúmeros movimentos sociais reivindicando reconhecimento e valorização mais efetivos das respectivas identidades culturais.
Nessa perspectiva temos que:
I) Buscar caminhos para incorporar positivamente a diversidade cultural no cotidiano escolar.
II) Atribuir status de disciplina aos temas transversais.
III) Trabalhar conteúdos para efetivação do preconceito.
Apenas o item I está correto
Apenas o item II está correto
Os itens II e III estão corretos
Os itens I e III estão corretos
Todos os itens estão corretos

trouxe aspectos inovadores, diferenciando-se especialmente pela oposição à escola tradicional. Difundiu, em sua proposta, a necessidade de a escola criar condições e meios para estimular a participação ativa dos alunos a partir do aprender fazendo, suscitando críticas sobre a função específica da escola na educação formal do aluno, no entanto, não questiona a sociedade e seus valores como estão propostos no seu tempo; sua teoria representa plenamente os ideais liberais, sem se contrapor aos valores burgueses, acabando por reforçar a adaptação do aluno à sociedade. Essas são ideias de:
John Dewey
Johann Friedrich Herbart
Jean Piaget
Paulo Freire
Emília Ferreiro

O pai da pedagogia tradicional é:
Jean Piaget.
Paulo Freire.
João Amós Comênio.
J. Friedrich Herbart.
Sócrates.

Sobre a diversidade cultural que marca a escola, é esperado do professor que respalda a prática na pedagogia progressista que ele:
Marque a opção correta:
I - leve em conta os processos históricos, políticos e econômicos, nos quais os homens estão inseridos;
II - ajuste os alunos a modelos universais de ensino, evitando-se os conflitos;
III - privilegie algumas classes sócias;
IV - lide com o aluno real e não se posicione diante dele, já, com tantas certezas e estereótipos.
As afirmativas I e IV estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
As afirmativas II e III estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas
As afirmativas I e III estão corretas

As discussões em torno da avaliação do processo ensino-aprendizagem têm mostrado a necessidade de construção de uma nova cultura que ultrapasse os limites da técnica, incorporando uma dinâmica de dimensão ética.
Nesta perspectiva, é correto afirmar que:
I) É fundamental que o professor dê preferência a abordagens qualitativas, hierarquizando, sobretudo, os resultados alcançados pelos alunos, pois assim saberá quais devem ser submetidos à recuperação.
II) Não é adequado realizar questões discursivas, já que estas não permitem a definição de parâmetros de correção, podendo ocorrer injustiças.
III) É preciso que o professor estabeleça objetivamente suas intenções ao desenvolver determinada atividade pedagógica, comunicando-as aos alunos para que estes sejam corresponsáveis por sua aprendizagem.
IV) É indispensável que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem tenham oportunidade de participar da avaliação. Para tanto, são válidos a autoavaliação e os conselhos de classe participativos.

Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
Didática pragmatista
Didática experimental
Didática fundamental
Didática técnica
Didática mecanicista

Em relações a ideias pedagógicas defendidas por John Dewey, analise as afirmacoes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa corresponde à sequência correta.
I. Defendeu a educação pela ação. II. Acreditava que os melhores métodos são aqueles que permitem a participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. III. Propôs uma educação de uso prático e contextualizada, na qual o homem é um mero espectador. IV. Formulou um método único de ensino, com base nos parâmetros das leis psicológicas do conhecimento. V. O conceito central de seus pressupostos é a experiência, a qual, para ele, é o que impulsiona e dirige o conhecimento.
I - III - IV.
I - II - III - IV.
I - II - III - IV - V.
I - II - IV - V.
I - II - V.

Quanto mais os saberes escolares estiverem articulados às realidades de vida, às experiências concretas dos alunos, mais significado serão para eles. Ao construir significados para os saberes escolares, o professor envolve, mobiliza afetivamente seus alunos. Mais que isso, provoca-os a ressignificar sua realidade. Isso significa dizer que o aluno:
dissociará conteúdo e forma
será considerado objeto do processo de aprendizagem
apresentará as respostas que o professor indicou como corretas
se apropriará criticamente do conhecimento científico
reproduzirá mecanicamente o conteúdo na prova

Analise a caracterização da tendência a partir dos seguintes aspectos: a função da escola, o professor e o aluno. A partir da análise identifique a tendência pedagógica correspondente aos aspectos apresentados: 'Nessa tendência pedagógica, a função da escola é a moldar comportamentos através do condicionamento de respostas previamente determinadas e esperadas, eliminando as inadequadas, garantindo assim a manipulação e o controle do ambiente. O professor é um administrador e executor do planejamento, tendo como propósito assegurar comportamentos desejáveis. Sua comunicação com os alunos se dá no sentido técnico, ou seja, a intenção é simplesmente transmitir conhecimentos de ordem técnica de maneira eficiente, visando a produtividade. A técnica se sobrepõe à figura do professor que passa ser a visto como mero especialista na aplicação de manuais. O aluno é um ser estimulado, via reforços positivo e negativo a executar tarefas e avançar para o módulo seguinte. Seus interesses são desconsiderados.'
Pedagogia crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia Fundamental.
Pedagogia Tecnicista.
Pedagogia Tradicional.
Pedagogia Libertadora.

Segundo Paulo Freire, em seu texto Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, ¿não posso ser Professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, mas não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos.¿ Com essa afirmação, o autor defende:
o desdenho e a humildade da prática docente.
O rigor metodológico necessário à pesquisa exige intervenção e por isso não faz parte do ensino.
o testemunho ético, a coerência entre o que o professor diz, o que escreve, o que ensina e o que faz.
o autoritarismo do professor para legitimar sua ação.
a discussão indisciplinada em sala de aula.

Sobre as Correntes Pedagógicas Progressistas, fica clara que a Identidade do Professor deve refletir um sujeito reflexivo, crítico, pesquisador onde aprendeu a ser autor do que faz.
Tendo a consciência sobre o que está fazendo, e, se perguntado sobre sua prática, conseguirá responder sobre o sentido dela, em caso de ser questionado, argumentará com fundamento. Nesse sentido, esse professor é um intelectual transformador capaz de compreender o contexto social, econômico e político em que vive. Analise as alternativas a seguir e marque a resposta correta:
I. discutir, questionar e problematizar o objeto de estudos, sem a pretensão de que se encontrou as respostas definitivas para o mesmo;
II. propor atividades que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos;
III. incentivar a curiosidade, a liberdade de expressão, a criatividade, o pensamento crítico através da pesquisa; viver e aprender com o diferente, criar possibilidades e saber escutar;
IV. aceitar sempre as orientações indicadas em manuais de natureza pedagógica elaboradas pelas autoridades institucionais.
Todas estão corretas
I e III estão corretas
I, II e III estão corretas
II e IV estão corretas
II, III e IV estão corretas

( SESI, 2013, com adaptações) Quanto ao Planejamento, julgue os itens que se seguem.
I- O Plano da escola é um plano pedagógico e administrativo da unidade escolar. II- O Plano de Ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para uso do semestre ou de um ano, podendo ser flexível. III- Unidades didáticas são o conjunto de temas inter-relacionados que compõem o Plano de Ensino. IV- O Plano de Aula é um detalhamento do Plano de Ensino.
I, II, III e IV.
I somente.
apenas II.
somente III e IV.
apenas I, II e III.

A escola é um espaço sociocultural marcada pela pluralidade cultural, cabendo ao professor mediar os diversos saberes, legitimá-los no processo de aprendizagem. Isso significa dizer que o professor ao adotar essa prática, ele está:
impedindo a participação dos sujeitos educativos
padronizando as respostas sobre o objeto de estudos
rompendo com o determinismo técnico
hierarquizando os saberes dos alunos
adotando o método da transferência do saber

(Questão adaptada do TJPE, 2009). Segundo CANDAU (1983) "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão" (p. 12).
Em relação aos pressupostos teóricos do ensino da didática, está INCORRETO afirmar que:
Podemos afirmar que a didática é uma tecnologia aplicada em decorrência dos estudos sobre os "problemas" de Ensino e Aprendizagem, ou seja, dos fatos educativos.
A didática ajuda a compreender a prática educativa.
A didática enquanto ação intervém na realidade e dela recebe influência.
A didática reflete uma dimensão política.
F - F - V
V - F - V

Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se afirmar que:
I - Independentemente do tempo ou época histórica, a Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica.
II - Apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos de ensino.
III - As diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática.
I está correta.
III está correta.
II está correta.
I,II,III estão corretas.
I e II estão corretas.

A história da didática está ligada ao aparecimento do ensino; o termo didática surge quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens e a escola se torna uma instituição, inaugurando-se o caráter transmissor e sistematizado de ensino. Nesse contexto, a Didática Magna teve como representante:
René Descartes.
John Dewey.
João Amós Comênio.
John Locke.
Jean-Jacques Rousseau.

Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
Subordinar a educação à sociedade, tendo como função preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
Considerar a educação um processo interno, de interiorização de conceitos e que parte das necessidades e dos interesses individuais.
Valoriza a autoeducação, a experiência direita sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
Acentuar o caráter da transmissão de conhecimentos acumulados passados de geração para geração, através do qual o aluno deve assimilar ouvindo seu professor dissertar.
Foca no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que propriamente o resultado final.

Prévia do material em texto

DIDÁTICA 
 1a AVALIAÇÃO PARCIAL 
 
1a Questão (Ref.:201803154138) Acerto: 1,0 / 1,0 
Segundo estudos desenvolvidos por Candau (2002), a Didática fundamental deve assumir a 
multidimensionalidade do processo ensino/aprendizagem. Deve ainda promover no centro de 
sua discussão uma articulação entre algumas dimensões. De acordo com autora, essas 
dimensões, são: 
 
 
humana, social e prática. 
 humana, técnica e político-social. 
 
artística, prática e social. 
 
física, técnica e religiosa. 
 
humana, prática e histórico-política. 
 
 
 
2a Questão (Ref.:201802413908) Acerto: 1,0 / 1,0 
Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a 
educação. A escola por sua vez, representada pelos profissionais da educação, possui funções, 
pretensões quanto à formação dos alunos. Logo, um projeto educacional conservador tende: 
 
 a reproduzir a forma como a sociedade está organizada 
 
a defender uma gestão democrática e participativa dos sujeitos da comunidade escolar 
 
a romper com o status quo 
 
a transformar a sociedade, de modo a torna-la mais organizada 
 
construir uma nova ordem social 
 
 
 
3a Questão (Ref.:201803144214) Acerto: 1,0 / 1,0 
Marque ( V ) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. A didática de Comênio se 
assentava no seguinte princípio: 
A - ( ) Comênio é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional, pois, pensava 
num modelo de ensino de ensinar tudo a todos, recebeu críticas por educadores 
contemporâneos de que a forma de pensar de Comenius é generalizada ao se trabalhar o 
conhecimento, sem levar em conta o contexto e realidade do educando; 
B - ( ) A finalidade da educação de Comenius é vista, hoje, como uma pedagogia que valoriza 
sobretudo a pluralidade cultural, cabendo ao professor que segue seus preceitos ser um 
mediador, indagador, reflexivo e transformador de sua própria prática; 
C - ( ) Por ser um representate da Pedagogia libertadora, trata-se do professsor que segue sua 
linha de pensamento exigir que o aluno se condicione a apresentar determinada resposta e que 
tenha sido previamente estabelecida pelo professor; 
D - ( ) Comenius, hoje, é criticado por educadores contemporâneos por seu método do ensinar 
tudo a todos ser reflexivo e questionador; 
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta. 
 
 V F F F 
 
F V V F 
 
F V V V 
 
F V F F 
 
V F V F 
 
 
 
4a Questão (Ref.:201802214036) Acerto: 1,0 / 1,0 
O século XXI chegou e com ele inúmeros movimentos sociais reivindicando reconhecimento e 
valorização mais efetivos das respectivas identidades culturais. Nessa perspectiva temos que: 
I) Buscar caminhos para incorporar positivamente a diversidade cultural no cotidiano escolar. 
II) Atribuir status de disciplina aos temas transversais. 
III) Trabalhar conteúdos para efetivação do preconceito. 
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns): 
 
 
Todos os itens estão corretos 
 
Apenas o item II está correto 
 
Os itens I e III estão corretos 
 Apenas o item I está correto 
 
Os itens II e III estão corretos 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
5a Questão (Ref.:201803223835) Acerto: 1,0 / 1,0 
trouxe aspectos inovadores, diferenciando-se especialmente pela oposição à escola tradicional. 
Difundiu, em sua proposta, a necessidade de a escola criar condições e meios para estimular a 
participação ativa dos alunos a partir do aprender fazendo, suscitando críticas sobre a função 
específica da escola na educação formal do aluno, no entanto, não questiona a sociedade e seus 
valores como estão propostos no seu tempo; sua teoria representa plenamente os ideais 
liberais, sem se contrapor aos valores burgueses, acabando por reforçar a adaptação do aluno à 
sociedade. Essas são ideias de: 
 
 
Paulo Freire 
 
Jean Piaget 
 John Dewey 
 
Emília Ferreiro 
 
Johann Friedrich Herbart 
 
 
 
6a Questão (Ref.:201802189132) Acerto: 1,0 / 1,0 
O pai da pedagogia tradicional é: 
 
 
Paulo Freire 
 J. Friedrich Herbart 
 
João Amós Comênio 
 
Sócrates 
 
Jean Piaget 
 
 
 
7a Questão (Ref.:201803231241) Acerto: 0,0 / 1,0 
Sobre a diversidade cultural que marca a escola, é esperado do professor que respalda a prática 
na pedagogia progressista que ele: 
I - leve em conta os processos históricos, políticos e econômicos, nos quais os homens estão 
inseridos; 
II - ajuste os alunos a modelos universais de ensino, evitando-se os conflitos; 
III - privilegie algumas classes sócias; 
IV - lide com o aluno real e não se posicione diante dele, já, com tantas certezas e estereótipos. 
Marque a opção correta: 
 
 
As afirmativas I e III estão corretas 
 Todas as afirmativas estão corretas 
 As afirmativas I e IV estão corretas 
 
As afirmativas II e III estão corretas 
 
As afirmativas II, III e IV estão corretas 
 
 
 
8a Questão (Ref.:201803028285) Acerto: 1,0 / 1,0 
No desenvolvimento de programas e projetos educativos baseados na concepção de educação 
emancipadora, espera-se que o estudante valorize: 
 
 
e defenda sua história de vida, sua condição social, evitando desenvolver o senso de 
coletividade. 
 
sua origem, sua cultura, e não acolha valores e visões de mundo diferentes, garantindo 
a pedagogia da inclusão. 
 
seus valores e se disponha a discuti-los com seus colegas para que estes aprendam a 
mudar os seus valores a favor dos valores dele. 
 e também reexamine sua vivência e seu olhar sobre a realidade, para que compartilhe 
sua cultura com abertura para romper preconceitos. 
 
sua autonomia, suas escolhas, não se permitindo dialogar com outras culturas. 
 
 
 
9a Questão (Ref.:201802196635) Acerto: 1,0 / 1,0 
As discussões em torno da avaliação do processo ensino-aprendizagem têm mostrado a 
necessidade de construção de uma nova cultura que ultrapasse os limites da técnica, 
incorporando uma dinâmica de dimensão ética. Nesta perspectiva, é correto afirmar que: 
 I) É fundamental que o professor dê preferência a abordagens qualitativas, hierarquizando, 
sobretudo, os resultados alcançados pelos alunos, pois assim saberá quais devem ser 
submetidos à recuperação. 
II) Não é adequado realizar questões discursivas, já que estas não permitem a definição de 
parâmetros de correção, podendo ocorrer injustiças. 
III) É preciso que o professor estabeleça objetivamente suas intenções ao desenvolver 
determinada atividade pedagógica, comunicando-as aos alunos para que estes sejam 
corresponsáveis por sua aprendizagem. 
IV) É indispensável que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem tenham 
oportunidade de participar da avaliação. Para tanto, são válidos a autoavaliação e os conselhos 
de classe participativos. 
Dentre as afirmativas, estão corretas: 
 
 
I, II, III e IV. 
 
II, III e IV. 
 III e IV. 
 
I, III e IV. 
 
II e IV. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
10a Questão (Ref.:201802189144) Acerto: 1,0 / 1,0 
O termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como fazer prova, fazer 
exames, atribuir notas, repetir ou passar de ano. Essa lógica educativa está fundamentada na 
pedagogia: 
 
 
da conscientização 
 
de inclusão social 
 da certificação 
 
da dialética 
 
do processo de aprendizagem 
 
 
 2a AVALIAÇÃO PARCIAL 
 
1a Questão (Ref.:201803322021) Acerto: 1,0 / 1,0 
Com relação à Didática como prática educativa transformadora, assinale a alternativa 
INCORRETA: 
 
 a ação-reflexão-ação é um processo descartável na prática educativa. 
 
o processo de ensino e aprendizagem e a realidade escolar em que o professor está 
inserido são considerados objetos de estudo do professor a investigar.Podemos definir a didática como um conjunto de relações entre o aluno e o professor em 
que não se dicotomiza escola e sociedade. 
 
Na formação permanente dos professores, é fundamental a reflexão critica sobre a 
prática. 
 
É pensando sobre a prática de hoje/ontem, que se pode melhorar a próxima pratica. 
 
 
 
2a Questão (Ref.:201803187908) Acerto: 1,0 / 1,0 
Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político 
se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão 
meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela 
denominou de: 
 
 
Didática pragmatista 
 
Didática experimental 
 Didática fundamental 
 
Didática técnica 
 
Didática mecanicista 
 
 
 
3a Questão (Ref.:201803154133) Acerto: 1,0 / 1,0 
Em relações a ideias pedagógicas defendidas por John Dewey, analise as afirmações abaixo e, 
em seguida, assinale a alternativa corresponde à sequência correta. 
I. Defendeu a educação pela ação. 
II. Acreditava que os melhores métodos são aqueles que permitem a participação efetiva dos 
alunos 
no processo de ensino-aprendizagem. 
III. Propôs uma educação de uso prático e contextualizada, na qual o homem é um mero 
espectador. 
IV. Formulou um método único de ensino, com base nos parâmetros das leis psicológicas do 
conhecimento. 
V. O conceito central de seus pressupostos é a experiência, a qual, para ele, é o que impulsiona 
e dirige o conhecimento. 
 
 
I - III - IV. 
 
I - II - IV - V. 
 I - II - V. 
 
I - II - III - IV - V. 
 
I - II - III - IV. 
 
 
 
4a Questão (Ref.:201802339097) Acerto: 1,0 / 1,0 
Quanto mais os saberes escolares estiverem articulados às realidades de vida, às experiências 
concretas dos alunos, mais significado serão para eles. Ao construir significados para os saberes 
escolares, o professor envolve, mobiliza afetivamente seus alunos. Mais que isso, provoca-os a 
ressignificar sua realidade. Isso significa dizer que o aluno: 
 
 
dissociará conteúdo e forma 
 
apresentará as respostas que o professor indicou como corretas 
 se apropriará criticamente do conhecimento científico 
 
será considerado objeto do processo de aprendizagem 
 
reproduzirá mecanicamente o conteúdo na prova 
 
 
 
5a Questão (Ref.:201802946763) Acerto: 0,0 / 1,0 
Analise a caracterização da tendência a partir dos seguintes aspectos: a função da escola, o 
professor e o aluno. A partir da análise identifique a tendência pedagógica correspondente aos 
aspectos apresentados: "Nessa tendência pedagógica, a função da escola é a moldar 
comportamentos através do condicionamento de respostas previamente determinadas e 
esperadas, eliminando as inadequadas, garantindo assim a manipulação e o controle do 
ambiente. O professor é um administrador e executor do planejamento, tendo como propósito 
assegurar comportamentos desejáveis. Sua comunicação com os alunos se dá no sentido 
técnico, ou seja, a intenção é simplesmente transmitir conhecimentos de ordem técnica de 
maneira eficiente, visando a produtividade. A técnica se sobrepõe à figura do professor que 
passa ser a visto como mero especialista na aplicação de manuais. O aluno é um ser 
estimulado, via reforços positivo e negativo a executar tarefas e avançar para o módulo 
seguinte. Seus interesses são desconsiderados". 
 
 Pedagogia Tecnicista. 
 Pedagogia crítico-social dos conteúdos. 
 
Pedagogia Fundamental. 
 
Pedagogia Tradicional. 
 
Pedagogia Libertadora. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
6a Questão (Ref.:201802430403) Acerto: 1,0 / 1,0 
A didática adotada pelo professor de modo que ele leve o saber ao aluno pronto e acabado está 
de acordo com o modelo: 
 
 
dialético 
 
transformador 
 
reflexivo 
 
problematizador 
 linear 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
7a Questão (Ref.:201803308796) Acerto: 0,0 / 1,0 
Segundo Paulo Freire, em seu texto Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática 
educativa, ¿não posso ser Professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os 
conteúdos de minha disciplina, mas não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao 
puro ensino daqueles conteúdos.¿ Com essa afirmação, o autor defende: 
 
 
o autoritarismo do professor para legitimar sua ação. 
 O rigor metodológico necessário à pesquisa exige intervenção e por isso não faz parte 
do ensino. 
 
a discussão indisciplinada em sala de aula. 
 
o desdenho e a humildade da prática docente. 
 o testemunho ético, a coerência entre o que o professor diz, o que escreve, o que 
ensina e o que faz. 
 
 
 
8a Questão (Ref.:201805126749) Acerto: 1,0 / 1,0 
Sobre as Correntes Pedagógicas Progressistas, fica clara que a Identidade do Professor deve 
refletir um sujeito reflexivo, crítico, pesquisador onde aprendeu a ser autor do que faz. 
Tendo a consciência sobre o que está fazendo, e, se perguntado sobre sua prática, 
conseguirá responder sobre o sentido dela, em caso de ser questionado, argumentará com 
fundamento. Nesse sentido, esse professor é um intelectual transformador capaz de 
compreender o contexto social, econômico e político em que vive. Analise as alternativas a 
seguir e marque a resposta correta: 
I. discutir, questionar e problematizar o objeto de estudos, sem a pretensão de que se 
encontrou as respostas definitivas para o mesmo; 
II. propor atividades que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico 
dos alunos; 
III. incentivar a curiosidade, a liberdade de expressão, a criatividade, o pensamento crítico 
através da pesquisa; viver e aprender com o diferente, criar possibilidades e saber escutar 
IV. aceitar sempre as orientações indicadas em manuais de natureza pedagógica 
elaboradas pelas autoridades institucionais. 
 
 Todas estão corretas 
 I e III estão corretas 
 I, II e III estão corretas 
 II e IV estão corretas 
 II, III e IV estão corretas 
 
 
 
9a Questão (Ref.:201802851063) Acerto: 0,0 / 1,0 
( SESI, 2013, com adaptações) Quanto ao Planejamento, julgue os itens que se seguem. 
I- O Plano da escola é um plano pedagógico e administrativo da unidade escolar. 
II- O Plano de Ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para uso do semestre ou 
de um ano, podendo ser flexível. 
III- Unidades didáticas são o conjunto de temas inter-relacionados que compõem o Plano de 
Ensino. 
IV- O Plano de Aula é um detalhamento do Plano de Ensino. 
Está(ão) correta(as): 
 
 apenas I, II e III. 
 I, II, III e IV. 
 
somente III e IV. 
 
I somente. 
 
apenas II. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
10a Questão (Ref.:201802864382) Acerto: 0,0 / 1,0 
A escola é um espaço sociocultural marcada pela pluralidade cultural, cabendo ao professor 
mediar os diversos saberes, legitimá-los no processo de aprendizagem. Isso significa dizer que 
o professor ao adotar essa prática, ele está: 
 
 rompendo com o determinismo técnico 
 
hierarquizando os saberes dos alunos 
 adotando o método da transferência do saber 
 
impedindo a participação dos sujeitos educativos 
 
padronizando as respostas sobre o objeto de estudos 
 
 3a AVALIAÇÃO PARCIAL 
 
1a Questão (Ref.:201802220690) Acerto: 1,0 / 1,0 
(Questão adaptada do TJPE, 2009). Segundo CANDAU (1983) "A análise do papel da didática na 
formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, 
como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, 
está, certamente, no momento atual colocada em questão" (p. 12). Em relação aos 
pressupostos teóricos do ensino da didática, está INCORRETO afirmar que: 
 
 
Podemos afirmarque a didática é uma tecnologia aplicada em decorrência dos 
estudos sobre os "problemas" de Ensino e Aprendizagem, ou seja, dos fatos 
educativos. 
 
A didática ajuda a compreender a prática educativa. 
 
A didática enquanto ação intervém na realidade e dela recebe influência. 
 
A didática reflete uma dimensão política. 
 Em relação à instrumentalização técnica, a didática deve ser tratada como um 
componente isolado. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
2a Questão (Ref.:201802776942) Acerto: 0,0 / 1,0 
Coloque F (falso) e V (verdadeiro) para as afirmativas sobre tendências pedagógicas e depois 
assinale a alternativa CORRETA. 
( ) Na Pedagogia Tecnicista, o papel da escola é preparar indivíduos para o mercado de 
trabalho. 
 ( ) Na Pedagogia Tradicional, a escola, além de dar ênfase ao não-formal, é crítica, pois 
questiona as relações do homem com o seu meio. 
( ) Na Pedagogia Libertadora, o foco do ensino-aprendizagem é fazer da opressão e suas causas 
os objetivos de sua reflexão, resultando daí o engajamento do homem por sua libertação. 
A alternativa que preenche os parênteses, na ordem dada, é: 
 
 F - V - V 
 
F - V - F 
 
V - V - F 
 
F - F - V 
 V - F - V 
 
 
3a Questão (Ref.:201803148128) Acerto: 0,0 / 1,0 
Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se 
afirmar que: 
I - Independentemente do tempo ou época histórica, a Didática constitui um elemento neutro 
na prática pedagógica 
II - Apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base 
nos conteúdos de ensino. 
III - As diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos 
deixam marcas também distintas na Didática: 
 
 
I,II,III estão corretas 
 III está correta. 
 
I está correta. 
 
II está correta 
 I e II estão corretas 
 
 
4a Questão (Ref.:201803149196) Acerto: 1,0 / 1,0 
A história da didática está ligada ao aparecimento do ensino; o termo didática surge quando os 
adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens e a escola se 
torna uma instituição, inaugurando-se o caráter transmissor e sistematizado de ensino. Nesse 
contexto, a Didática Magna teve como representante: 
 
 
John Dewey 
 
René Descartes 
 
Jean-Jacques Rousseau 
 
John Locke 
 João Amós Comênio 
 
 
5a Questão (Ref.:201803168782) Acerto: 1,0 / 1,0 
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por: 
 
 
Valoriza a autoeducação, a experiência direita sobre o meio pela atividade e o ensino 
centrado no aluno e no grupo. 
 
Subordinar a educação à sociedade, tendo como função preparação de recursos 
humanos por meio da profissionalização. 
 
Foca no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do 
saber do que propriamente o resultado final. 
 Acentuar o caráter da transmissão de conhecimentos acumulados passados de geração 
para geração, através do qual o aluno deve assimilar ouvindo seu professor dissertar. 
 
Considerar a educação um processo interno, de interiorização de conceitos e que parte 
das necessidades e dos interesses individuais. 
 
 
 
6a Questão (Ref.:201802251563) Acerto: 0,0 / 1,0 
A Pedagogia Renovada é conhecida também como Pedagogia Nova, Escolanovismo ou ainda 
Escola Nova. A necessidade de democratizar a sociedade fez com que o movimento da Escola 
Nova acontecesse paralelamente à pedagogia tradicional, buscando reformas educacionais 
urgentes, emergindo da própria população a necessidade de uma consciência nacional. Sendo 
assim, o que entender como educação nova? 
 
 
Escola Nova, onde os objetivos estão concentrados no professor e na escola; 
 Concepção de educação que relega à escola o papel de formar atitudes, preocupada 
apenas com os aspectos psicológicos. 
 Corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista e 
livresca, dando-lhe um sentido vivo e ativo; 
 
Movimento também chamado Escola Ativa cuja finalidade era formar os estudantes 
criticamente; 
 
Pedagogia mais tradicional, baseada na predominância das classes dominantes; 
 
 
 
7a Questão (Ref.:201802205835) Acerto: 0,0 / 1,0 
Paulo Freire assinala que ensinar exige disponibilidade para o diálogo com os outros. Essa 
disponibilidade tem correlação com os seguintes fatores, EXCETO: 
 
 
a segurança no trato com o conhecimento 
 
a ética como é trabalhada a relação conteúdo /aluno / conhecimento 
 
a reflexão crítica e o fundamento político que sustentam a prática docente 
 a convicção de que se ignora algo, mas que é possível aprender mais 
 a convicção de que se sabe tudo e que se pode saber mais e melhor 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
8a Questão (Ref.:201802850892) Acerto: 0,0 / 1,0 
Na perspectiva tradicional a didática é considerada um corpo de ensinamentos sobre como 
ensinar. Hoje, na perspectiva da didática critica consideramos a didática como: 
 
 
Um conjunto de técnicas a serem aplicadas no ensino, cabendo ao professor aprender 
essas técnicas em manuais de ensino. 
 Ao uso das melhores tecnologias de transmissão de conhecimentos, sobretudo, as mais 
modernas porque mostram o quanto o professor é atualizado nos fundamentos da 
educação. 
 
A uma forma de ensinar tudo a todos através de um método único de ensino, tomando 
como referências os princípios de Herbart. 
 A um complexo de fatores que envolve: aluno, professor, conhecimentos propostos à 
aprendizagem do aluno e o contexto em que se dá esse processo de 
ensino/aprendizagem. 
 
Aos três elementos básicos professor, aluno e matéria a ser ensinada, transmitida 
linearmente do professor para o aluno. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
9a Questão (Ref.:201802791866) Acerto: 0,0 / 1,0 
Tanto o plano de ensino quanto o plano de aula servem como um guia da prática (planejamento 
da ação docente). Como elemento de comunicação entre alunos e professores, o plano de 
ensino deve seguir algumas recomendações. Assinale a alternativa que não corresponde a 
nenhuma destas recomendações. 
 
 Não permitir a flexibilidade das situações vivenciadas. 
 Permitir o registro da memória, do que se pensou/negociou realizar. 
 
Ser objeto de negociação do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo. 
 
Estimular a autonomia, a capacidade de organização. 
 
Permitir o registro da experiência pedagógica. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
10a Questão (Ref.:201802946859) Acerto: 0,0 / 1,0 
Baseando-se nos estudos realizados, é possível Compreender o Planejamento Didático 
como momentos em que o professor avalia sua prática, as limitações e possibilidades dos 
alunos, visando contribuir para a construção do conhecimento em parceria. Segundo essa linha 
de pensamento pedagógico, quais os itens abaixo estão de acordo: 
I - Trata-se de um processo de aprendizagem em que o aluno é incluído e não excluído. 
II - Não há necessidade de definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de 
aprendizagem dos seus alunos porque eles que terão liberdade total para escolher trabalhar 
assuntos apenas do seu dia a dia. 
III - Um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. É uma atividade tipicamente 
humana, de interiorização de conceitos pelos alunos. 
 
 
Apenas a afirmativa I é verdadeira. 
 As afirmativas I e III são verdadeiras. 
 
Apenas a afirmativa II é verdadeira. 
 
As afirmativas I e II são verdadeiras. 
 As afirmativas II e III são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina