Buscar

Prova Discursiva Logística Reversa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Discursiva Logística Reversa/ Gestão da Cadeia de Suprimentos
Questão 1/4 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
 Ao observarmos a estrutura empresarial, devemos estar cientes dos fatores que direcionam as decisões e delineiam as tomadas de posição das organizações no mercado. Entre esses fatores, com certeza, a grande competitividade, presente no atual cenário produtivo e de negócios, é dos mais marcantes. Hoje, a efetiva contribuição da tecnologia nas mais variadas áreas de atuação tem proporcionado grandes volumes de produção e, com a facilidade de acesso a informações atualizadas, a competição (tanto entre empresas quanto entre pessoas e até mesmo países) tem sido muito acirrada, podendo inclusive ser classificada como canibal. De acordo com o material disponibilizado para estudos, descreva qual a postura das empresas em relação à competitividade.
RESPOSTA: As instituições que não fizerem da competitividade global a sua meta estratégica estarão fadadas ao insucesso. GABARITO: Cap. 1, p. 28)
Questão 2/4 - Logística Reversa
Com a mudança de comportamento do consumo de produtos pela população, a administração dos resíduos sólidos (lixo) é hoje uma das grandes preocupações nas organizações, tanto Públicas como Privadas. Instituições e entidades ambientais têm divulgado números astronômicos sobre o assunto quando se refere ao resíduo produzido por essa população, existe também uma grande preocupação com os produtos de pós consumo e pós venda.
Analise a descrição abaixo:
 É um processo industrial no qual um produto durável de pós-consumo é desmontado em seus componentes. Os componentes em condições de uso ou de remanufatura são separados e destinados à remanufatura industrial e os materiais para os quais não existem condições de revalorização são enviados para a reciclagem industrial. Os componentes em condições de uso são enviados, diretamente ou após a remanufatura, ao mercado de peças usadas, enquanto os materiais inservíveis são destinados a aterros sanitários ou são incinerados. 
De acordo com o conteúdo abordado na disciplina, descreva de qual classificação e destino dos canais reversos de pós consumo se refere essa descrição.
RESPOSTA: Desmanche GABARITO: AULA 2 – TEMA 5
Questão 3/4 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
 A competição no mercado global não ocorre mais entre empresas, mas sim entre as cadeias de suprimentos. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de suprimentos, o que auxilia na tomada de decisões, resultando em redução de custos, aumento da qualidade, entre outros fatores. Esses fatores podem garantir para a empresa aumento da competitividade do produto ou criar valor agregado, o que em longo prazo se torna um diferencial em relação à concorrência. 
Com base no material disponibilizado para estudos, descreva qual a postura que as empresas que querem permanecer no mercado devem ter? 
RESPOSTA: Em uma era de concorrência entre redes, apenas as organizações que melhor se estruturarem, coordenarem e gerirem os relacionamentos com os parceiros de rede receberão as devidas recompensas. GABARITO: Aula 1
Questão 4/4 - Logística Reversa
Constituídos por bens de pós-consumo em que os materiais constituintes de determinado produto descartado são extraídos seletivamente e aproveitados na fabricação de um produto similar ao de origem. Das baterias de veículos descartadas, por exemplo, podem ser extraídas a liga de chumbo e a carcaça de plástico, materiais que são reutilizados na fabricação de uma nova bateria. 
Baseado no conteúdo abordado no material da disciplina, analise a descrição acima, e cite de que canais reversos de retorno ao ciclo produtivo se refere. 
RESPOSTA: Canais de distribuição reversos de ciclo fechado. GABARITO: AULA 2 – TEMA 5

Continue navegando

Outros materiais