Buscar

ANTROPOLOGIA CULTURAL 4 aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA CULTURAL
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: SDE0636_EX_A4_201803496681_V6 
	27/09/2018 10:39:53 (Finalizada)
	Aluno(a): LUCIANA DE MELLO BARREIRA ALEKSITCH 
	2018.3 EAD 
	Disciplina: SDE0636 - ANTROPOLOGIA CULTURAL  
	201803496681
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com a teoria evolucionista da humanidade, a história do homem seguiu, desde sempre, um mesmo caminho, linear e progressivo. Seguindo a tendência de alguns etnólogos, que tinham como base no séc. XIX a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, Lewis Morgan determinou que as condições básicas que se pode analisar em cada estágio da história humana são, por um lado, as invenções e descobertas e, por outro lado, o surgimento das primeiras instituições. De forma geral, Morgan designou três grandes períodos étnicos da humanidade:
		
	
	o Islamismo, o Judaísmo e o Cristianismo
	
	a Antiguidade, a Medievalidade e a Modernidade
	
	a Selvageria, a Barbárie e a Civilização
	
	o Paganismo, o Misticismo e o Cristianismo
	
	os povos bárbaros, os povos indígenas e os povos europeus
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A Antropologia é a ciência que estuda o homem, sua evolução biológica ou física, cultural e social. Embora tenha sido consolidada como disciplina científica apenas no século XIX, suas raízes encontram-se alguns séculos antes com a "descoberta" de outros povos pelos descobridores e desbravadores. Dentre as várias abordagens antropológicas, podemos citar o Culturalismo Norte-americano, que surge na década de 1930. Sobre essa abordagem é correto afirmar que:
		
	
	estavam estritamente vinculados aos trabalhos de campo e criticavam os métodos de investigação e interpretação dos evolucionistas e difusionistas.
	
	estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível apreender as leis no desenvolvimento das culturas. 
	
	é uma linha de análise que procura explicar aspectos da sociedade em termos de evoluções vivenciadas pelos membros do grupo e suas consequências para sociedade como um todo.
	
	acreditavam que a história do homem seguiu, desde sempre, um mesmo caminho, linear e progressivo.
	
	entende que cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Observe as afirmativas abaixo e responda: I - a ideia de que os povos do hemisfério norte são superiores aos do hemisfério sul nos remetem às teorias evolucionistas, que dividiam as sociedades em primitivas e civilizadas. II - a ideia de que os povos do hemisfério norte são superiores aos do hemisfério sul nos remetem às teorias do estruturalismo, que classificavam as sociedades de acordo com sua estrutura geográfica. III - a ideia de que os povos do hemisfério norte são superiores aos do hemisfério sul nos remetem às teorias funcionalistas, que definiam a superioridade de uma sociedade em função do clima. 
		
	
	Somente a opção I está correta.
	
	Somente a opção II está correta.
	
	As opções I e II estão corretas.
	
	Somente a opção III está correta.
	
	As opções II e III estão corretas.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Diz uma anedota que Sir James Frazer, importante antropólogo da época, ao ser perguntado se falaria algum dia com um selvagem, respondeu muito simples e sinceramente: Deus me livre!. De fato, a sua teoria dispensava qualquer contato com o "outro", qualquer "trabalho de campo", pois que tudo já estava pronto. (ROCHA. O que é etnocentrismo, p. 14) A atitude de Sir James Fraze representa um exemplo clássico da chamada: 
		
	
	Antropologia de salão 
	
	Antropologia de palácio 
	
	Observação participante 
	
	Etnografia de campo 
	
	Antropologia de gabinete 
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Se você estivesse numa biblioteca e seu colega te pedisse uma dica de um livro que fosse de um texto de um autor evolucionista. Qual dos livros escolheria?
		
	
	LÉVI-STRAUSS, Claude 1952. "Raça e História". Em: Antropologia Estrutural II. Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro. [Parte I] 
	
	BOAS, Franz 1904 [1999]. "A História da Antropologia". Em: George Stocking Jr. (org) A Formação da Antropologia Americana 1883-1911: Antologia. Editora UFRJ: Rio de Janeiro. 
	
	MORGAN, Lewis Henry 1877 [2005]. "A Sociedade Antiga". Em: Celso Castro (org.) Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro.
	
	GEERTZ, Clifford 1989. "Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura". Em: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC. 
	
	CLIFFORD, James 1998. "Sobre a autoridade etnográfica". Em: A Experiência Etnográfica. Antropologia e Literatura no Século XX. Editora URFJ: Rio de Janeiro.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	"A cultura de um povo é um conjunto de textos, eles mesmos conjuntos, que o antropólogo tenta ler sobre os ombros daqueles a quem eles pertencem. Existem enormes dificuldades em tal empreendimento, abismos metodológicos que abalariam um freudiano, alEem de algumas perplexidades morais". Uma das características do paradigma da Escola Antropológica Interpretativa é: 
		
	
	Considerar dramático o fato de muitas pessoas ainda participarem de rituais religiosos como a Festa do Divino.
	
	Politizar a relação observador-observado na pesquisa antropológica.
	
	Fazer a leitura da leitura que os "nativos" fazem de sua própria cultura.
	
	Analisar a taxa de consenso obtida pelos rituais religiosos sob um ponto de vista antropológico.
	
	Sistematizar o conhecimento acumulado sobre os "povos primitivos" para estabelecer uma linha evolutiva.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Os antropólogos Bronislaw Malinowski (Argonautas do Pacífico Ocidental de 1922), Radcliffe Brown (Estrutura e função na sociedade primitiva de 1952), Evans-Pritchard (Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande de 1937) e Edmund Leach (Sistemas políticos da Alta Birmânia de 1954) são representantes de um determinado modelo que valoriza o trabalho de campo e a descrição minuciosa, possibilitando romper com os trabalhos de gabinete realizados por antropólogos anteriores. Estamos tratando do modelo 
		
	
	crítico 
	
	evolucionista 
	
	estruturalista
	
	pós-moderno 
	
	funcionalista 
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	As raízes da Antropologia remotam ao século XVI. O seu estabelecimento como ciência ocorreu durante o século XVIII. Seguindo essa linha histórica, a partir do século XIX a antropologia é considerada uma: 
		
	
	Ciência jurídica
	
	Disciplina científica 
	
	Corrente de pensamento das ciências sociais
	
	Corrente de pensamento das ciências organicistas
	
	Corrente de pensamento das ciências naturais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando