Buscar

Resenha do Filme Quase Deuses


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
UNA CET– Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
	
	
	Disciplina:
	Produção e Interpretação de Textos – PIT
	Código:
	11149
	Créditos:
	02
	Carga Horária:
	36 h/a
	Professor:
	
	Período:
	2010/II
	Acadêmico (a)(s):
	
	Tipo de Atividade:
Individual ( )
Grupo ( X )
	Resenha
RESENHA DO FILME QUASE DEUSES.
Título Original: Something the Lord Made;
Lançamento: 2004 EUA;
Direção: Joseph Sargent;
Atores: Alan Rickman, Mos Def, Mary Stuart Masterson, Kyra Sedgwick;
Duração: 110min
Gênero: Drama
Produçao: HBO
O Filme se passa nos anos trinta, numa América em crise, tanto economicamente quanto socialmente. Nesse período de ultra racismo e crise financeira, surge a figura de um marceneiro pobre e negro chamado Vivien Thomas, trabalhador honesto, que perde todas as suas economias para um banco que decreta falência. Em contraste com essa realidade, aparece um jovem médico e idealizador Dr. Alfred Blalock, rico e reconhecido com um grande cirurgião. Juntos formam uma dupla vencedora, capaz de ultrapassar qualquer desafio em busca de seus sonhos e conquistas.
Enfim, o filme é uma lição de humanidade e humildade. Os dois médicos com seus erros e acertos foram fundamentais para que hoje a cirurgia cardíaca seja realizada em muitos países com muito sucesso. A estes talentosos médicos minha estima e admiração. (Roberto, 2007).
Quase Deuses, possui temáticas muito sérias, e que se pararmos para pensar algumas são muito atuais. Vemos temas abordados como plano de fundo, e outros mostrados explicitamente, como plano de fundo temos a crise de 29, conhecida como a grande depressão, porém a produção visou apresentar outros pontos de bastante destaque para a época, como o racismo e a medicina que ainda não era moderna.
Em 24 de outubro de 1929, as bolsas americanas começam a quebrar, e com isso inicia-se a grande depressão, um período da história em que todo o sistema capitalista entra em colapso, gerando quebras de bancos, empresas. Assim como as empresas que quebravam as pessoas, ou os proletariado começa a se desesperar, pois há um forte aumento de desemprego, desigualdades, pobreza, muitos americanos começam a passar fome, frio, ficam ao relento, muitos se suicidam, assim como surge uma grande onda de violência. Porém em meio a toda essa crise Vivien Thomas, carpinteiro perde todo seu dinheiro, ao ver o banco fechar as portas. Sem ter para onde ir Vivien busca emprego numa clínica médica e lá conhece Alfred Blalock.
No início do século XX, os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise: o aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego; a recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas. (História do Mundo, 2010).
Os Estados Unidos dos anos 30 também passavam por grandes preconceitos raciais, gerando conflitos e desigualdades. O filme retrata bem essa temática, já que mostra negros dando passagem para os brancos em calçadas, sentando na parte de trás do ônibus, não podendo entrar em faculdades, sendo submetidos aos mandos e desmandos de brancos, que na época se achavam superiores. Nessa mesma época vive um sonhador Luther King que luta sem medir esforços para que os negros sejam tratados como os brancos eram, ou seja, a igualdade entre as raças. Ele consegui, mesmo sendo assassinado durante sua luta, o direito igual entre negros e brancos, sem ao menos utilizar violência, e deixou uma frase muito conhecida, ‘Eu tenho um sonho. O Sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.’ (Mathin Luter King, 1930).
Os métodos médicos ainda eram precários, bem como as cirurgias, existiam muitos lugares onde o homem não conseguia alcançar, e um desses lugares era o coração. Porém Vivien com toda sua destreza e conhecimento, que ele adquiriu estudando, lendo livros de medicina, nas horas de folga, junto com Dr. Alfred conseguem desvendar os segredos desse órgão. E por fim numa ariscada cirurgia, onde muitos duvidam de seu sucesso eles quebram mais uma barreira consegue fazer em um bebe que possuía uma síndrome rara conhecida como Tetralogia de Fallot, a cirurgia que revolucionou a história da medicina e principalmente das cirurgias de coração. 
Hoje só nos EUA são realizadas mais de 1500.000 cirurgias cardíacas por ano, a universidade John Hopkins, possui um programa que leva o nome de Vivien, onde beneficiam pessoas pobres e negros, que não possuem recursos para a entrada em universidades de grandes níveis.
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/crisede29.htm
http://www.cranik.com/quasedeuses.html
_1177440693/ole-[42, 4D, 6E, E5, 01, 00, 00, 00]