Buscar

Planejamento Estrategico - 1 Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conceituação de Planejamento
A Função do planejamento nas empresas, de estabelecer sua real amplitude e abrangência, está dividida em cinco dimensões:
1ª -Assunto abordado; 2ª - Elementos do planejamento; 3ª Dimensão - Tempo do planejamento; 4ª Dimensão - Unidades organizacionais onde o julgamento é elaborado; Características do planejamento.
O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. 
O processo de planejar envolve:
Um modo de pensar, um salutar modo de pensar envolve indagações, indagações envolvem questionamentos sobre: o que será feito; como; quando; quanto; para quem; por que; por quem; onde será feito.
Princípios gerais do Planejamento
1 - Contribuição – Visa os objetivos máximos da empresa;
2 - Precedência do planejamento – (Organização, direção e controle);
3 - Penetração e abrangência – provocado modificações que pode ser em pessoas, tecnologia e Sistemas.
4 – Maior eficiência, eficácia e efetividade. A eficácia de uma empresa depende basicamente de dois aspectos que é de sua capacidade de identificar as oportunidades e necessidades do ambiente / de sua flexibilidade e adaptabilidade, visando usufruir dessas oportunidades e atender às necessidades identificadas no ambiente.
Princípios específicos do Planejamento
1 – Participativo – O principal benefício não é o resultado final, mas o processo desenvolvido.
2 – Coordenado – Tudo deve ser projetado de forma que atuem interdependentemente.
3 – Integrado – Planejamentos integrados.
4 – Permanente – Manter sempre.
Os princípios lhe proporcionarão base mais sólida para o processo decisório inerente ao planejamento na empresa.
Filosofias do Planejamento
1 – Satisfação – Atingir o mínimo de satisfação, fazer o suficientemente bem, mas não também quanto possível, é dado grande importância para o orçamento e suas projeções. É adotado em empresas cuja preocupação é com sua sobrevivência – Vantagem – realizada em menor tempo, custo e menor qualificação na área.
2 – Otimização – Fazer tão bem quanto o possível, utiliza-se de técnicas matemáticas e estatísticas – Pesquisa Operacional, otimização do processo decisório. Desvantagem – o melhor modelo matemático pode ser sabotado.
3 – Adaptação – está no processo de produção dos planos, tenta eliminar a maioria confusões provocados pelo fator humano, o planejamento sempre focado em comprometimento, contingência ou adaptação. Procura sempre o equilíbrio interno e externo da empresa, visualiza a maximização dos lucros da empresa. Vantagem – facilitar o posterior desenvolvimento e implementação da reengenharia.
Partes do Planejamento
planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes.
1 – dos fins – Especificação do estado futuro.
2 – dos meios – Proposição de caminhos para empresa.
3 – Organizacional – Esquematização dos requisitos organizacionais.
4 – Recursos – Dimensionamento de recursos humanos e materiais.
5 – Implantação e Controle – Corresponde a atividade de planejar o gerenciamento da implantação do empreendimento
Tipos de Planejamento
Estratégico – relaciona-se com os objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam as empresa como um todo.
Tático – relaciona-se com os objetivos de curto prazo e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa.
Operacional – Formalização de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação e estabelecidas.
O planejamento de longo prazo não pode ser considerado como estratégico pois, tradicionalmente, o planejamento de longo prazo é uma extrapolação do desempenho passado.
Os ciclos de planejamento devem ser mais curtos e freqüentes, flexíveis e adaptativos. Todos os três tipos tendem estar interligados, tomada de decisões precisa ser acelerado.
Empresa como sistema
Sistema é definido como um conjunto de partes interagentes e interdependentes que conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuando uma função.
Componentes do sistema: Os objetivos, as entradas do sistema, o processo de transformação dos sistema, as saídas do sistema, os controles e avaliações do sistema e o feedback do sistema.
Sistema: é o que se esta estudando ou considerando.
Subsistema : são as partes do sistema
Supersistema ou ecossistema – é o todo
Informação – relacionado a redução de incerteza que temos do ambiente e que muito vai ajudar, no caso do planejamento estratégico, à seleção da postura da empresa para com o ambiente.
Adaptação ambiente-ambiente – evita impactos de alterações ambientais
Adaptação ambiente-sistema – a empresa modifica-se para superar uma alteração de ambiente, corresponde a uma adaptação passiva. Ex. Instalar computador em uma empresa que faz tudo no manual
Adaptação sistema-ambiente – repasse ao ambiente a modificação de alguma condição interna. Ex. empresa de micrcomputadores, produto novo no mercado.
Adaptação sistema-sistema: a empresa ajusta-se internamente a sua modificação. Ex Construção de uma nova fábrica de uma empresa fabricante de microcomputadores
Visões da Empresa : Modelo de gestão, Tamanho da empresa, Estilo de liderança, importância dos bens, nível tecnológico, lobby, Nível de remuneração, imagem, posição da indústria e interação com outras empresas do ambiente.

Outros materiais

Outros materiais