Buscar

POLITICA SETORIAL DE SAÚDE

Prévia do material em texto

POLITICA SETORIAL DE SAÚDE
INTRODUÇÃO
Apresentamos algumas definições de Politicas de Saúde, brevemente mostrando algumas conquistas e avanços no setor de Saúde do no nosso país, após a Constituição de 1988.
Conforme o artigo 196 da Constituição Federal de 1988 a saúde passou a ser um direito de todos e dever do estado, de forma, gratuita, integral, Universal e Equânime, estes são os princípios do SUS, ( SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE), estes princípios garante a atenção a saúde a todo e qualquer cidadão, independentemente do nível econômico ou de características pessoais, como por exemplo; a saúde deve ser cega, toda pessoa dever ser atendida.
 Mediante politicas sociais, econômicas que visa a redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso Universal igualitário as ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, esta politica de saúde também enfrentou apesar de suas conquistas muitas barreiras nas mais diferentes classes sociais.
 Foi então implantado os princípios da Equidade e da Integralidade, Equidade tratava de diminuir a desigualdade, mas não de forma igual, cada cidadão deveria ser tratado considerando suas peculiaridades individuais, por exemplo; os desiguais como desiguais e iguais como iguais, por exemplo, seria uma pessoa que tem uma deficiência, então ela era atendida de acordo com seu problema, quanto a Integralidade diz respeito ao leque de ações que foi conquistado para possíveis promoções de saúde;
Prevenção de doenças;
Educação;
Vigilância Sanitária;
Ações Epidemiológicas;
Recuperação de Infermos;
Tratamento;
Reabilitação.
Lembrando que, a saúde deve ser prestada por completa. A participação da Comunidade é uma das diretrizes da Organização do SUS (Sistema Único de Saúde) junto com a Descentralização e o atendimento Integral, lembrando que a Descentralização, são as divisões de responsabilidades entre os governos Federal, Estadual e Municipal, representados por níveis de gestão distintas, enquanto que o Atendimento 
Integral é aquele que o SUS deve priorizar com atividades preventivas, sem deixar de lado medidas assistenciais. 
Nestes últimos anos foram concebidas muitas diretrizes para a Politica de Saúde.
A saúde é o estado de completo bem estar social físico, mental e social, não é apenas a ausência de doenças. A pobreza interferi muito na saúde, o combate a pobreza é também questão de saúde, por isso existe programas; bolsa família, vale gás, entre outros para minimizar a fome, porque através dela surge varias doenças. A atenção básica é outro programa de grande importância para a consolidação do SUS, com equipes trabalhando junto com a população dos grandes centros Urbanos com a questão da média e alta complexidade. Além do PSF, outras políticas de saúde foram criadas. 
Programa mais médico;
Programa saúde da mulher;
Programa crack;
Saúde mais perto de você;
Saúde toda hora;
Saúde não tem preço ( Assistência Farmacêutica), entre outros ...
Não podemos esquecer de um tema fundamental na lei 8.080/90, de 19 de setembro de 1990, Lei Orgânica da Saúde, esta lei aborda as condições para promover e proteger e recuperar a saúde, garantindo a gratuidade de suas ações e serviços de atendimentos públicos e privado de convênio, sendo vigorada em todo território nacional. De acordo com o artigo 3º da lei 8.080/90, em suas recentes atualizações são considerados como determinantes e condicionantes para a saúde, a;
Alimentação;
Moradia;
Saneamento básico;
Meio ambiente;
Trabalho;
Renda;
Educação;
Atividade física;
Transporte; 
Lazer;
Acesso aos bens e serviços essenciais.
 A parti desta lei houve vários avanços com relação as ações do SUS;
Assistência terapêutica integral;
Assistência farmácia;
Controle e fiscalização de alimentos, água e bebidas para o consumo humano;
Formação de recursos humanos para a área da saúde.
O Núcleo de Apoio a Família foi criado pelo Ministério da Saúde, com objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, em meios aos avanços das ações que são desenvolvidas pelo SUS por meio das Politicas Publicas de Saúde discriminadas por meio da portaria nº 3.024, de 28 de dezembro de 2012, o Ministério Publico criou uma terceira modalidade de conformação de equipe, o NASF, abrindo possibilidade para qualquer município possa ter sua equipe de Saúde da Família, algumas de suas ações são; 
PMAQ – Incentivo a melhoria dos serviços de saúde;
Política de Saúde Bucal;
PROADI – Busca apoiar a saúde da população Brasileira;
Programa Academia da Saúde, entre outros...
Entre as políticas públicas especificas, a de saúde é a que mais trabalha e integra ações sociais, conforme na Constituição Federal de1988, do livro de POLÍTICAS SETORIAIS E POLITICAS SETORIAIS COMTEMPORÂNEAS, pg. 68 pelos princípios da Universalidade, na Equidade nos acessos de serviços e pelas diretrizes de descentralização da gestão no atendimento, na participação, na organização o Sistema Único de Saúde é o único e o maior no Território Nacional.
CONCLUSÃO
Podemos definir as politicas de saúde a partir do principio da Descentralização, (Divisão de responsabilidades entre os governos Federal, Estadual e Municipal, representados por níveis de gestão distintas), fazendo com que as políticas de saúde possam ser administradas de uma forma humanitária, com a participação da comunidade civil organizada.
REFERENCIAS
file:///C:/Users/cliente%20lider/Downloads/1384377689Aula1-policassociais.pdf
visto às 07:10 de 12/05/18
www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/publicacoes/escola-de-governo/pff/politicasgestãoi.pdf
visto às 08:45 de 12/05/18
www.planalto.gov.br/ccivil-03/leis/18080.htm
visto às 10:29 de 12/05/18
http://ww.fnepas.org.br/pdfserviçosocialdesaúde/texto1-4.pdf
visto às 19:32 de 12/05/18

Continue navegando