Buscar

Trabalho em grupo 4°Semestre

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
produção textual interdisciplinar em grupo
Passo Fundo-RS
2018
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Alfabetização e letramento; Literatura Infanto-juvenil; Ensino da matemática na Educação Infantil; Ensino de natureza e sociedade na educação infantil; e Seminário Interdisciplinar V.
Orientadores: Tatiane Mota Santos Jardim, Edneia de Cássia Antônio dos Santos, Marcelo Silva de Jesus, Mirela Ramos Moimaz Helbel, e Natalia Gomes dos Santos.
Passo Fundo
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
2.1 -Refletir sobre o processo de descobrimento da criança dentro do meio ambiente; Elaborar um projeto interdisciplinar, voltado à Educação Infantil, envolvendo o tema cinco sentidos de modo articulado com abordagens relacionadas às disciplinas Alfabetização e Letramento; Literatura Infantojuvenil; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade.	4
2.1- Resumo...................................................................................6
2.2 - CONCLUSÃO........................................................................................................6
3 - Meio Ambiente..............................................................................................7
4 - REFERÊNCIAS.................................................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho interdisciplinar tem intuito de abordar aspectos relativos ao ensino infantil de alfabetização, de letramento, de matemática, de natureza e sociedade. Salienta-se que esses tópicos serão dissertados com o objetivo de atingir crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Estudos apontam que esses indivíduos frequentando pré-escola têm maior chance de obterem sucesso profissional e acadêmico dentre outras vantagens.
Em alguns municípios, a educação evoluiu com a construção de mais escolas, contratação de mais profissionais e do aumento da qualidade de ensino. Porém, isso está aquém do desejado em alguns estados. A crise de corrupção fez muitos municípios, afetados pelo governo federal, a cortarem verbas para a educação o que é um retrocesso. Contudo, nota-se como exemplo de referência em excelência e cidadania à cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, em que o ensino da primeira infância segue o plano municipal de educação. Resultado disso foram estudantes recebendo prêmios na 19º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica dentre mais de sete mil escolas.
Assim, é salutar destacar que os municípios devem oferecer formação continuada aos profissionais da educação através de aperfeiçoamentos, visando qualificar o atendimento na aprendizagem da educação básica, como ainda articular a teoria, a prática e a reflexão dos saberes construído culturalmente.
Dessa forma, importante destacar que o trabalho desenvolverá, evitando uma visão simplista, sobre atividades lúdicas, exercitando as capacidades e potencialidades das crianças, através das percepções relacionadas com cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar e tato.
2. DESENVOLVIMENTO
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, é nesse ambiente onde as crianças tem o primeiro contato com o mundo, onde tem a oportunidade de ser independente, perceber e sentir o espaço vivido.
Desse modo, Tuan estuda a percepção dos sujeitos em determinados espaços geográficos e, assim, publica as obras: “Paisagens do Medo”, onde o autor aborda questões de interesse permanente, como: o que significa ser gente e como é viver neste mundo? Ressalta o medo como algo subjetivo, sendo que certos tipos de medos perseguem crianças, outros surgem apenas durante a fase da adolescência e outros ainda na maturidade. O medo está explícito de formas variáveis em todos os estudos da história da humanidade e “Paisagens do Medo” é um tópico esclarecedor para todas estas possíveis questões. Em “Morality and Imagination”, Yi-Fu Tuan questiona o indivíduo como sendo moral e imaginativo, estabelecendo relações entre a sociedade ocidental na qual a pessoa moral tende a ser considerada como simples e ingênua. Em contraste a esta, a pessoa imaginativa como a ser susceptível, fantasioso e fora de contato com a realidade.
Podemos estudar a percepção ambiental por meio da cognição do ponto de vista no qual os processos de conhecimento do meio se estabelecem com os processos de compreensão que estes têm com o meio. Estes processos cognitivos são o conjunto de processos metais usados na compreensão dos pensamentos que são capazes de estabelecer soluções para problemas originalmente criados por meio da relação homem e natureza. Podemos dizer que os processos cognitivos são a forma na qual o cérebro percebe e aprende todo tipo de informação captada por meio dos órgãos dos sentidos.
O homem é um indivíduo predominantemente visual. "O mundo percebido pelos olhos é mais abstrato que o conhecido por nós, por meio dos outros sentidos" (Tuan, 1983, p. 55). Isso porque, de todos os órgãos, a visão é considerada como o de maior relevância, pois este nos proporciona sermos vistos. A visão nos permite aprimorar a visão do mundo.
O tato, por sua vez, junta a precisão com a força proporcionando, assim, absorver grande informação sobre seu meio. Isso somente é possível graças à presença de receptores localizados da camada mais externa da pele, pois estes são capazes de identificar sensações de prazer de dor.
Nossa audição nos permite identificar sons que estão a nossa volta e distingui-los entre fracos e fortes, graves e agudos e interpretá-los em uma sequência de transformações até chegarem ao nosso cérebro por meio de receptores de sons.
O olfato nos proporciona a capacidade de captar odores, fazendo-nos adaptarmos mais facilmente nele, uma vez que o olfato nos proporciona o aparecimento de lembranças armazenadas em nossa memória. Um odor sentido uma única vez na vida pode estar vinculado a um fato especifico e guardado em nossa memória por toda a vida.
No paladar também podemos encontrar sensações já vividas, uma vez que, assim como no olfato se encontra o cheiro, no paladar, as lembranças dos gostos já sentidos durante um determinado tempo da viva têm a capacidade de ficarem armazenados em nossas memórias e trazer-nos lembranças sobre um dado momento. Isto graças às papilas gustativas encontradas na língua que também, por meio de receptores, enviam mensagens a nosso cérebro fazendo-nos estabelecer uma conexão com o tempo vivido e as sensações nele envolvidas.
Não podemos esquecer qe a percepção ocorre de forma individual e está relacionada às diferentes personalidades, à idade, às experiências, aos aspectos socioambientais, à educação e à herança biológica. Salientamos, desta forma, que o processo de percepção ambiental está relacionado diretamente com as sensações que este estabelece com o meio ambiente, sem deixarmos de destacar os processos simbólicos estabelecidos por cada indivíduo em seu nicho, bem como as diferentes formas de cultura e valores para compreendermos a relação existente entre o homem e o meio ambiente.
Sabemos que, o brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos, seja na esfera cognitiva, quanto na social, biológico, motor e afetiva.
Além de encontrar prazer e satisfação, jogando a criança se socializa e aprende, além de poder reproduzir sua realidade através da imaginação, expressando suas angustias, dificuldades, que por meio de palavras seria difícil. A ludicidade é um grande laboratório para o desenvolvimento integral da criança, brincado a criança descobre a si mesmo a o outro, além de ser um elemento fundamental para a criança usar de todos os sentidos e descobrir o mundo a sua volta.
2.1- Resumo textos de apoio:Fenomenologia é uma atitude de reflexão do fenômeno que se mostra para nós, na relação que estabelecemos com os outros no mundo.
Percebe-se, contudo que o Homem, a Natureza e o Mundo são interdependentes, se correlaciona em uma “teia tecida pela vida”.
Nessa relação, partimos do principio de que tudo o que nós pensamos, somos capazes de expressar. Desse modo a fenomenologia tem por tarefa partir de possibilidades para compreender o que simplesmente se revela, a partir das nossas vivências intencionais.
Aprender implica relacionar novas ideias e informações com os conceitos e preposições que já se conhecem.
No caso de um aluno ele já pensa ou sabe algo e, quando aprende incorpora o novo a estrutura de seus conhecimentos. Portanto, podemos dizer que a aprendizagem pode ser de domínio publico.
O conhecimento cientifico também foi produzido por pessoas que deram significados aos objetivos e acontecimentos que estudaram, e isto se deve dar com a aprendizagem, sendo que assim a criança aprenderá de forma significativa e prazerosa.
Considerações Finais:
Pode se concluir que, através dos resultados apresentados nesse trabalho que os questionários aplicados, levantamento fotográfico e a observação das pesquisas que os professores estão esclarecidos sobre a Educação Ambiental, surgiram grandes curiosidade e bom senso da parte de cada criança, mostraram-se preocupados com situações que encontraram. Os alunos estão sempre sendo incentivados, a praticar o que aprenderam isso inclui até nas pequenas atitudes do dia a dia. 
Cada criança assim levou para casa um pouco da experiência que tiveram na escola, passando para seus familiares a importância do cuidado com o Meio Ambiente.
Sites pesquisados:
- https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-matematica-na-educacao-infantil/119953#ixzz5EU1tZyNX
http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/letramento_e_alfabetizacao/matematica.aspx
2.2- Meio Ambiente
	
Apresentação: O projeto tem por objetivo buscar desenvolver no aluno a importância da preservação do Meio Ambiente a partir de práticas pedagógicas, baseadas na alfabetização e letramento, que contribuam para tomar cada aluno diariamente mais instruído e capaz de contribuir para a construção de u futuro ecologicamente melhor para si e para os outros. Precisamos ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Levando os alunos a perceberem que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que, portanto devemos desemprenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação. 
	
Justificativa: Após observar a preocupação Mundial com o Meio Ambiente, verificamos a necessidade de incentivar as crianças a participar na pratica começando por atitudes simples que estão sempre presente na rotina das famílias, como escovar os dentes fechar a torneira para escovar os dentes, não jogar lixo no chão, cuidar das plantinhas e jardins. As crianças observam atentamente cada ação promovida pelos adultos; absorvem muito mais informações através da visão do que por qualquer outro sentido. E esse é o primeiro passo para se começar a conscientização dos pequenos no que diz respeito à sustentabilidade. Desta atitude de cidadania, objetivando a prática e conscientização.
	
	
Objetivos: Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades, buscando mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação. Conscientizar e alertar acerca das ações nocivas do homem contrárias a preservação do meio ambiente e que por consequência afetam significante nossa qualidade de vida. 
Incentivar a redução da compra e uso de produtos e serviços que não são extremamente necessários, ou que podem ser substituídos por outros que agridem menos o ambiente; estimular a reutilização de materiais que já foram usados, mas que antes do descarte podem ser reusados no mesmo ou em outro processo – como o uso de garrafas de vidro ou plástico para guardar lápis, caixotes de madeira para guardar brinquedos e usar o verso das folhas de sulfite como rascunho; contribuir com a reciclagem de materiais, fazendo a separação e armazenagem correta dos resíduos até a sua coleta.
	
	
Metodologia e estratégias: 
 Projeto Meio Ambiente será apresentado aos alunos para que surjam assuntos a serem discutidos em sala de aula, explorando diversos aspectos sobre o mesmo.
Para isso usaremos meios como: Vídeos e filmes assim irão surgir às ideias e opiniões de cada um.
	
Recursos: Livros, televisores, DVD’s, Cartolina, Canetinhas, Folhas de Oficio, Lápis de cor, Rótulos de embalagens, fotos do ambiente ao redor e materiais recicláveis.
	
Desenvolvimento: 
Para darmos início a este projeto, faremos uma roda de conversa falando sobre Meio Ambiente, como cuidamos dele, o que estamos fazendo para ajudar e o que podemos melhorar para contribuirmos com o Meio Ambiente. Assim a Professora irá contar a história: Preservar a Natureza: nós podemos! Da autora: Luciana Avelino Ramos. Após iremos realizar atividades das matérias: Alfabetização e Letramento, Literatura Infanto-juvenil, Ensino da Matemática e Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil.
Matemática:
Em duas bacias iremos colocar água, numa terá agua limpa e na outra agua suja, os alunos terão que limpar a água suja para colocar os peixes realizando a contagem.
*Quantificar por estimativa: reunir alguns peixinhos coloridos em e.v.a dentro de um pote transparente ou em cima de uma mesa e tentar adivinhar quantos peixinhos há. Conferir o resultado por meio de contagem.
* Ainda com os peixinhos coloridos, fazer brincadeira de pesca, onde cada cor tem um valor, desenvolvendo assim a noção de multiplicação;
Ensino da Natureza e Sociedade:
Aula Passeio: Proporcionar a turma um passeio onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele ambiente ou em suas proximidades, na volta, listar com as crianças a situação do ambiente por onde passaram!
Após faremos um cartaz com a seguinte pergunta:
O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE?
Cada criança cola uma imagem e explica porque a escolheu!
Com pedaços de canos os alunos irão pintar e decorar para fazermos um canteiro, cada um irá ganhar uma mudinha de árvore onde irá plantar. Cada dia que passar terá de cuida-lo e rega-lo.
Literatura Infanto-juvenil:
Os alunos irão assistir ao teatro: “A família Suja”, 
Após isso a professora irá sujar o ambiente onde estão mostrando como que é quando estamos num ambiente sujo sem cuidados. Depois juntos divididos em grupo, eles terão que renovar este ambiente, tirando toda sujeira. Então tiraremos fotos do antes e depois. Como estava o ambiente antes de chegarmos e como ficou após cada um ter feito a sua parte.
Alfabetização e Letramento:
Usar rótulos das embalagens trazidas pelas crianças para fazer um Alfabeto de rótulos!
Vamos separar imagens e escrever o que irá a todas as lixeiras - de papel colando cada tipo de lixo na lixeira correta!
Filme: Lorax - Depois que assistir listar o que aprendemos!
	
Avaliação: 
A turma será avaliada o quanto avançaram no conhecimento sobre o assunto, se houve o surgimento de novas ideias para participação ativa na comunidade quanto aos aspectos estudados.
	
Resultados esperados: 
Espera-se que os beneficiados (estudantes e professores) melhorem seus conhecimentos sobre o Meio Ambiente e sobre a importância da reciclagem. Com este conhecimento e as noções de ética sobre o direito à vida de outros organismos é possível formar uma consciência sobre os problemas ambientais. Espera-se também que os professores participantes atuem como multiplicadores
Queremos que nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservaçãodo Parque das águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
	
Referências bibliográficas:
 https://vimeo.com/118850116
http://professorajuce.blogspot.com.br/2015/05/projeto-meio-ambiente-para-educacao.html

Continue navegando