Buscar

ARQUITETURA HOSPITALAR

Prévia do material em texto

ARQUITETURA HOSPITALAR
	Avaliação Parcial: SDE0629_SM_201511218908 V.1 
	Aluno(a
	Matrícula: 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 02/10/2018 09:20:00 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201511969182)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assim como o Hospital moderno, o Hospital antigo também era considerado um local para tratar doentes. As pessoas procuravam o lugar para morrer de forma mais digna. A nomenclatura usada para esse tipo de estabelecimento na Antiguidade era:
		
	
	Clínica.
	
	Sanatório.
	 
	Nosocômio.
	
	Necrotério.
	
	Thelema.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201511969188)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A reorganização das normas para edificação hospitalar pelo Ministério da Saúde desde a década de 70 e a fundação da Associação Brasileira para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar - ABDEH é um exemplo de:
		
	
	resultado de um esforço único para melhoria das instalações prediais no Brasil.
	
	resultado de uma compilação de dispositivos legais acerca da qualidade das edificações brasileiras.
	
	resultado de um amadurecimento da sociedade brasileira acerca dos aspectos epidemiológicos.
	 
	resultado da evolução dos edifícos de Saúde no Brasil.
	
	resultado de uma legislação mais focada na saúde brasileira.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201511490349)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Fiscalizar as ações e serviços de saúde, elaborar normas técnicas, promover articulação com os órgãos de fiscalização e controlar e fiscalizar ações inerentes ao poder de polícia sanitária é uma competência:
		
	 
	comum, da União, Estados, DF e Municípios
	
	exclusiva da União
	
	privativa da União
	
	comum, dos Estados, DF e Municípios
	
	da União e dos Estados
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201511490352)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O conceito de Municipalização, inspirado na Conferência de Alma Ata, na antiga União Soviética, tem como objetivo:
		
	
	que a rede estadual receba investimentos para o seu aparelhamento no atendimento de ações básicas de saúde, facilitando a interrelação das sedes municipais e estaduais na transferência de pacientes que estejam em baixo grau de enfermidade, evitando assim a sobrecarga da rede federal.
	
	que a rede do SUS receba investimentos para o seu aparelhamento no atendimento de ações básicas de saúde, facilitando a transferência de pacientes em qualquer grau de enfermidade para todo o território nacional, evitando assim a sobrecarga da rede municipal.
	 
	que a rede municipal receba investimentos para o seu aparelhamento no atendimento de ações básicas de saúde, evitando a transferência de pacientes que não estejam em grau complexo de enfermidade para as sedes regionais, ocasionando assim a sobrecarga da rede estadual.
	
	que a rede federal receba investimentos para o seu aparelhamento no atendimento de ações básicas de saúde, evitando a transferência de pacientes em qualquer grau de enfermidade para as sedes regionais, ocasionando assim a sobrecarga da rede estadual.
	
	que a rede regional receba investimentos para o seu aparelhamento no atendimento de ações básicas de saúde, evitando a transferência de pacientes que não estejam em grau complexo de enfermidade para as sedes municipais, ocasionado assim a sobrecarga da rede municipal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201511969212)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Seu hospital está gerenciando um contrato com uma empreiteira para a construção de uma nova unidade de saúde, que está em fase de execução. Ao analisar o cronograma da obra, o gestor do hospital identifica um caminho crítico, ou seja, caso uma determinada atividade não seja realizada no prazo estimado, oferecerá elevado grau de risco à empreitada. A atividade em questão é a aquisição de grupo gerador, que está atrasada por causa de problemas técnicos com o fornecedor, porém ainda dentro do prazo. Caso não seja instalada a tempo, vai impactar negativamente nas demais atividades. O que o gestor deve fazer para evitar possíveis prejuízos, atrasos e paralisações dos serviços?
		
	
	O gestor deve se preocupar exclusivamente em aplicar uma multa ao fornecedor.
	
	O gestor não tem o que fazer, pois o problema é uma questão técnica.
	
	O gestor deve continuar observando o cronograma e comunicar imediatamente o atraso ao seu diretor.
	 
	O gestor deve se antecipar ao problema e oferecer soluções, como por exemplo, o aluguel de um grupo gerador para evitar a paralisação da obra.
	
	O gestor deve acionar o fornecedor na justiça e denunciá-lo para os meios de comunicação para que ele receba as sanções cabíveis.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201511492715)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No serviço público, quem institui normas para licitações e contratos da Administração Pública é:
		
	
	o Decreto-Lei 200 de 1967.
	 
	a Lei 8666 de 1993.
	
	a Lei 8112 de 1990.
	
	o Decreto-Lei 2848 de 1940.
	
	a Lei 8212 de 1991.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201511969621)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os edifícios de saúde NÃO poderão ser implantados:
		
	
	ao lado de centros comunitários, praças e áreas edificadas.
	
	longe de vazadouros de lixo, postos de serviços de combustíveis, e cemitérios.
	
	a menos de 1km de parques de diversões, depósitos de explosivos e praças.
	 
	próximos de quartéis, indústrias e depósitos de produtos inflamáveis.
	
	perto de praças, centros urbanos e vias principais .
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201511490704)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Plano Diretor, documento flexível que deve ser reavaliado constantemente, é comandado pelos gestores e tem a finalidade de:
		
	
	estabelecer estratégias de longo prazo para revitalização do edifício de saúde, alinhado a engenharia financeira da entidade.
	
	direcionar a instituição para a conquista de metas traçadas no cronograma de obras.
	
	estabelecer diretrizes e objetivos de longo prazo por meio de uma equipe multiprofissional de trabalho.
	 
	estabelecer estratégias de implantação progressiva de obras no edifício hospitalar em busca de seus objetivos institucionais.
	
	implantar conceitos de arquitetura hospitalar que permitam que o edifício acompanhe as técnicas modernas de construção e retarde seu processo de obsolescência.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201511490705)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A planta de cobertura:
		
	
	apresenta a disposição das luminárias, das saídas de ar condicionado e exaustão, dos pontos de som (quando existentes), do sistema de sprinkler (combate de incêndio) entre outros.
	 
	apresenta o último pavimento do edifício, onde aparecem geralmente as caixas d¿água, casa de máquinas dos elevadores e equipamentos referentes a instalações do prédio.
	
	apresenta a modulação do forros em placa, assim como o desenho das sancas de gesso e os detalhes relacionados a cobertura de cada pavimento.
	
	apresenta o terreno em relação ao seu entorno, permitindo analisar o impacto da implantação do edifício em relação à vizinhança.
	
	apresenta informações como os afastamentos frontais, laterais e de fundos em relação ao terreno, a taxa de ocupação, o norte magnético e as indicações de áreas edificáveis e não edificáveis.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201511492719)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Planta de Arquitetura que é concebida a partir de um corte horizontal a um metro e meio de altura do chão, onde se vê a construção de cima para baixo e que contém indicações de cortes, vistas e detalhes que serão apresentados em outras plantas, gerando, ainda, projetos complementares, é a (o):
		
	
	Planta de Cobertura.
	
	Planta de Contra-piso.
	
	Teto Baixo.
	
	Fachada.
	 
	Planta Baixa.

Continue navegando