Buscar

A Importância das Bactérias na Terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“... as bactérias foram, certamente, o grupo de organismos que primeiro habitou o nosso planeta, muito provavelmente por sua diversidade e, sobretudo, por sua habilidade de habitar ambientes extremos.”
Bom, é muito provável que essa afirmativa seja realmente verdadeira. As bactérias são organismos bastante simples e estão presentes em todos os tipos de habitat. Por causa de sua capacidade de adaptação, sobrevivem em muitos ambientes que não sustentam outras formas de vida. Podem ser encontradas desde nas mais baixas temperaturas da Antártida até em águas ferventes de fontes naturais quentes, nas profundezas escuras dos oceanos.
Sua reprodução se dá por um processo assexuado, mais precisamente o processo de divisão binária, em que uma célula divide-se e dá origem à outra. O aumento da população, nesses casos, ocorre de forma relativamente rápida se as bactérias estiverem em boas condições para o crescimento.
A maioria das bactérias possui uma única cadeia de DNA circular e além da membrana plasmática encontrada em todas as células, é possível observar externamente uma parede celular constituída, principalmente, por peptideoglicano. Essa parede celular apresenta como principal função manter a forma das células bacterianas e garantir proteção. 
As bactérias, por serem organismos assexuados, herdam cópias idênticas dos genes de suas progenitoras. Algumas bactérias também transferem material genético entre as células. A maioria das bactérias não apresenta reprodução sexuada, mas podem ocorrer misturas de genes entre indivíduos diferentes, o que é chamado de recombinação genética. Esse processo leva à formação de novos indivíduos com características genéticas diferentes, resultando na mistura de material genético. Uma bactéria pode adquirir genes de outra bactéria e misturá-los aos seus de três maneiras diversas.
Por fim, essa transferência de genes é particularmente importante quando se fala em resistência à antibióticos. A resistência aos antibióticos se desenvolve por consequencia da habilidade da população bacteriana de se adaptar. O uso indiscriminado de antibióticos aumenta a pressão seletiva e, também, a oportunidade da bactéria ser exposta aos mesmos. Aquela oportunidade facilita a aquisição de mecanismos de resistência.
Portanto, além da capacidade de habitar ambientes extremos, a capacidade de reprodução cada vez maior, associada ao aumento da resistência aos antibióticos É um grave problema de saúde pública, de grande amplitude médico-social, e fazem desses microorganismos é uma ameaça para a humanidade. 
Referências:
www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm.../mecanismos.htm
Santos, NQ. A Resistência bacteriana no contexto da infecção hospitalar. Contextoenferm2004; 13(n.esp):64-70.

Continue navegando