Buscar

Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vejamos agora a conduta do nutricionista Guilherme: 
Guilherme, nutricionista especializado em nutrição esportiva, montou uma página on-line onde interage com os internautas fazendo vídeos ao vivo, postando receitas e dando dicas de alimentação saudável. Na sua página, consta a propaganda do seu consultório com horários de atendimento, como também oferece consultas on-line.  
Com base no seu entendimento sobre o Código de Ética do Nutricionista, se posicione sobre a conduta de Guilherme, citando o referencial teórico como suporte para seu posicionamento. Além disso, como agente fiscalizador da sociedade e da profissão, qual seria a sua conduta ao ver a atitude de Guilherme? 
Os aplicativos de mensagem instantânea (Whatsapp, Mensenger do Facebook, FaceTime, Skype, dentre outros) têm modificado a relação entre os profissionais de saúde e seus pacientes. Mas nem sempre isso é apropriado.
Em alguns países o acompanhamento online é permitido. No Brasil, o atendimento virtual por nutricionistas é desaconselhado, constituindo-se infração de acordo com o Código de Ética do Nutricionista (CEN), descrito na Resolução CFN 334/2004. 
De acordo com o capítulo IV das responsabilidades profissionais do nutricionista, do código de Ética do nutricionista, no artigo 7, inciso XVII são vedadas aos nutricionistas a realização de consultas e diagnósticos nutricionais, bem como prescrição dietética, através da Internet ou qualquer outro meio de comunicação que configure atendimento não presencial. E ainda, no capítulo X da publicidade, Artigo 22, inciso V , é vedado ao nutricionista, utilizar os recursos de divulgação ou os veículos de comunicação para divulgar conhecimentos de alimentação e nutrição que possam caracterizar a realização de consultas ou atendimentos, a formulação de diagnósticos ou a concessão de dietas individualizadas.
Sobre a conduta de Guilherme, é preciso diferenciar se os vídeos tem caráter informativo, pois a informação é livre e sem fronteiras, ou se caracterizam atendimentos online. Isso deve ser feito pelos conselhos regionais, que interpretarão e farão o julgamento quanto a sua natureza. 
Os atos que dizem respeito ao exercício profissional do nutricionista, devem ser denunciados aos conselhos e isso pode ser feito pela sociedade em geral. É importante ressaltar que, de acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas, uma vez já tendo ocorrido o atendimento presencial, com uma adequada avaliação e diagnóstico nutricional, prescrição dietética e acompanhamento da evolução nutricional, o contato telefônico ou por meio eletrônico pode ser utilizado como um canal aberto de comunicação para que o paciente possa tirar dúvidas, receber a prescrição dietética e orientações gerais (desde que verbalizados previamente no atendimento presencial).
Referências: 
Código de Ética-
 http://crn6.org.br/wp-content/uploads/2018/01/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFN-334-2004-Codigo-de-etica-Nutricionista.pdf Acesso: 24/05/2018

Outros materiais