Buscar

ADJA BEZERRA DE MEDEIROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADJA BEZERRA DE MEDEIROS
RELATÓRIO
CAICÓ-RN
2018
 Este relatório tem entre outras finalidades expor a experiência e o conhecimento que nós alunos do curso de fisioterapia de Universidade Potiguar – UNP, obtivemos aos vinte e seis dias do mês de Abril de dois mil e dezoito em visita técnica ao Centro de Reabilitação Infantil e Adulto de Caicó – CRI-CRA localizado no Hospital do Seridó onde na oportunidade tomamos conhecimento de todo o seu funcionamento. 
 Ao visitarmos as dependências do local em epigrafe, constatamos que é disponibilizado uma recepção, uma farmácia, uma sala para nutricionista, uma sala para terapia ocupacional, uma sala para um fonoaudiólogo, uma sala para o psicólogo, uma cozinha e banheiros para os funcionários e pacientes, e por fim a sala do de fisioterapia traumato-ortópedica onde compreende equipamentos como: TENS E FES que o procedimento é de eletroterapia que consiste na utilização da eletricidade, como forma de tratar certas doenças; ultrassom é o tratamento com ondas sonoras de alta frequência entre 1 e 3Mhz, é um efeito anti-inflamatório e para soltar aderências, tratamento para diversas disfunções; Bicicleta usada para monitorar o sistema cardíaco, respiratório e vascular; Corrente russa é um estimulo elétrico usado para melhorar o tônus muscular, além de estimular a circulação sanguínea e a oxigenação celular; Infravermelho tratamento com ondas eletromagnéticas, trabalha o calor mais profundo na região a ser tratada; Escada de canto que possui degraus e rampa auxilia no processo de reabilitação e treino de macha, pacientes com déficits neuromusculares e geriátricos; bola feijão melhora a flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio dentro outros; bola suíça usada em casos agudos e crônicos, tratamento de pacientes com as mais variadas condições entre outros equipamentos.
 Dentre esses equipamentos alguns encontram-se danificados sem qualquer possibilidade de uso. Visualizamos também algumas fichas de avaliação de pacientes encontramos seus dados pessoais, anamnese, história da doença e outras informações. Na parte de Recursos humanos o referido centro atua com uma equipe composta por cinco fisioterapeutas, um psicólogo, um fonoaudiólogo, um terapeuta ocupacional, um nutricionista.
 No decorrer da visita organizou-se um revezamento no qual nos dividimos em grupos de três para observarmos um atendimento, na primeira sala observei um caso de uma criança de cinco anos com a paralisia de bell é caracterizada por fraqueza muscular que desfigura metade do rosto, geralmente se resolve por conta própria em seis meses, pode ser uma reação a uma infecção viral, a fisioterapia pode ajudar a impedir que os músculos se contraiam de forma permanente. Durante o atendimento o pai da criança nos contou que um dia de lazer na piscina havia entrado água no ouvido do seu filho e desde então ele começou a reclamar de dor no ouvido, só após quatro dias ele percebeu a paralisia. A fisioterapeuta realizou o método ROOD, é uma técnica proprioceptiva (termo-tatil) aplicada através de estímulos provocados nos pacientes para ativação de receptores sensoriais, recebendo esses estímulos e assim transmitindo para o sistema nervoso central, o paciente está frequentando a fisioterapia desde Janeiro 2018, duas vezes na semana, e a evolução é perceptível principalmente o movimento da sobrancelha.
 Na próxima sala o fisioterapeuta Paulo nos contou que está atuando no CRI-CRA a um ano, no momento ele recebeu dois pacientes o primeiro se chamava Valdemar um homem com aparência boa e jovem com hérnia de disco desde de 2013, esse problema ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral de desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido, algumas hérnias de disco não causam sintomas, outras podem irritar os nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em um braço ou uma perna, nem todos os discos precisam de intervenção. E também apresentava a síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.
 O outro paciente Josinaldo vem tratando de uma ruptura do menisco ocorre na cartilagem macia do joelho que amortece a tíbia do fêmur, o menisco pode se romper devido a uma torção ou rotação violenta do joelho, os sintomas incluem dor, inchaço, rigidez e dificuldade para estender o joelho. Já se passou por uma cirurgia e sofre com um acumulo de liquido, o tratamento inclui repouso, gelo, analgésicos e na fisioterapia uso de TENS E FES.
 Entramos na última sala onde observamos o paciente Cristino com 75 anos, ele apresenta Parkinson que é danos às células nervosas do cérebro fazem com que os níveis de dopamina caiam, descobriu a doença há 20 anos, frequenta a fisioterapia a 8 anos no CRI-CRA. Durante o atendimento a fisioterapeuta realiza movimentos passivos no paciente, tais como flexão de quadril e de joelho várias vezes, uma perna de cada vez, em seguida acrescentou meio quilo realizando o mesmo movimento só que desta vez o movimento ativo. Esses movimentos ajuda no fortalecimento muscular. Outro movimento foi o sentar e levantar com um bastão na mão e em seguida a macha estacionaria, exercícios que ajuda na coordenação motora e equilíbrio.
 Conclui-se que o atendimento deste centro é de 200 pacientes mensais e 18 por turno, acrescenta-se ainda que a uma grande necessidade de melhoria no que diz respeito aos equipamentos tendo em vista que esta deficiência acarreta o mal uso dos que já existe, por vezes um equipamento é usado em dois pacientes ao mesmo tempo atrapalhando assim o desempenho do tratamento.

Continue navegando