Buscar

impactos do ied no mercado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

impactos do ied no mercado
 de JosieLeal | trabalhosfeitos.com
 UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Cursos de Administração e Secretariado Executivo
IMPACTOS DO IED SOBRE O EMPREGO
 
Duque de Caxias
2014 
	
IMPACTO DO IED SOBRE O EMPREGO
Trabalho apresentado à disciplina de Relações Internacionais do curso de Secretariado Executivo da UNIGRANRIO como requisito para aprovação da mesma. 
Professor: Romulo Santos.
Duque de Caxias
2014
1. IMPACTOS DO IED SOBRE O EMPREGO
Investimento externo direto (IED) é todo recurso vindo do exterior para investimento no Brasil, considerando investimento produtivo e não especulativo (bolsa de valores). Esses recursos são aplicados na estrutura produtiva doméstica de um país, ou seja, na forma de participação acionária em empresas já existentes (brownfield) ou na criação de novas empresas (greenfield). Instalações de ETs (Empresas Transnacionais) são formas de investimento externo, que tem o objetivo de buscar mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra barata. Esse relacionamento poderá ser viável não somente para os países de origem como também para os paises receptores. 
O IED gera impactos no que se refere aempregabilidade, que tendem a ser positivos e negativos. Considerando os impactos positivos cabe mencionar a geração de emprego (direta e indireta), geração de oportunidades, estimulo ao desenvolvimento das pessoas e desevolvimento regional. Considerando os impactos negativos, temos substituição de mão de obra nacional pela estrangeira e redução da demanda por bens e serviços locais.
A Geração de Emprego direta ocorre com a vinda das ETs para o Brasil, este processo causa impacto direto no mercado de trabalho. Suas instalações oferecem oportunidades de trabalho para os residentes e beneficiam o comércio próximo a sua localização, exigindo comércios diversificados nesta região. Desta forma, ocorre a geração de empregos indireta, devido a necessidade de mão de obra para suprir as necessidades dos comerciantes para atender a demanda dos funcionários das novas Empresas.
As ETs geram oportunidades, pois oferecem aos residentes condições diversificadas de trabalho, diferentemente das oferecidas no Brasil pelas Empresas Nacionais. Sendo assim, os que possuem capacitação adequada para assumir o cargo, encontram ótimas oportunidades. Por ser uma Empresa Estrangeira, ao invés de trazer a mão de obra do país de origem, ela necessita de contratar pessoas residentes no Brasil para determinados cargos, até mesmo em relação ao custo. Em contrapartida, necessita de mãode obra capacitada, estimulando então o desenvolvimento de pessoas que almejam estas oportunidades a procurar especialização de acordo com os requisitos da Empresa, incentivando então o desenvolvimento das pessoas.
O investimento das ETs em áreas mais atrasadas e com altos índices de desemprego tem impacto positivo direto com relação ao desenvolvimento regional. Essas regiões passam a ser valorizadas possibilitando as instalações de outras empresas, pois incentiva a criação de redes de comércio, como lojas, restaurantes, farmácias e etc. Trazem também mais facilidades para os residentes da região com novas instalações de caixas eletrônicos, bancos entre outros, além da geração de emprego indireta.
Considerando os impactos negativos temos a Substituição de Mão de Obra Nacional por Estrangeira, que ocorre devido à falta de pessoas capacitadas para assumirem os cargos e atender a demanda das ETs. Em um primeiro momento, pode vir a ser considerado um impacto negativo, porém a médio/longo prazo, pode ser visto como impacto positivo, sendo um incentivo para que os residentes procurem especialização adequada para estar futuramente preenchendo essas oportunidades, visto que para a empresa contratar brasileiros seria muito mais lucrativo do que trazer a mão de obra do país de origem e tendo que custear a estadia dos funcionários.
 Aredução da demanda por bens e serviços locais ocorre devido à vinda das ETs. As Transnacionais tendem a comprometer as Nacionais em relação à venda de seus produtos e serviços. A médio/longo prazo pode ser visto como um impacto positivo, incentivando a competitividade, fazendo com que elas se desenvolvam, diversifique a produção, produzam mais e ofereçam menores preços para estar competindo frente a frente com as ETs no mercado comercial.
2. CONCLUSÃO
Diante do exposto, entende-se que as instalações de Empresas Transnacionais trazem muitos benefícios para os países receptores. Essas empresas tem papel importante na geração de empregos, adquirindo trabalhadores locais e gerando inovações devido aos avanços tecnológicos e possibilitando qualificação da mão de obra. 
Em relação ao Brasil, vale mencionar o candidato a Presidência Aécio Neves. Em sua campanha eleitoral, teve como proposta a entrada de investimentos estrangeiros para o país, com a vinda de Empresas Transnacionais. Concluímos então que o IED traz uma vasta gama de oportunidades, crescimento e benefícios para o Brasil, considerando assim como irrelevantes os impactos negativos diante dos impactos positivos que ele proporciona.
3. BIBLIOGRAFIA 
GONÇALVES, Reinaldo. Comércio externo, investimento externo e emprego: resenha. Rio de Janeiro,2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando