Buscar

semana 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 02 
41.º Exame de Ordem de Ordem 
1 -Acerca da distribuição de competências dos entes federativos prevista na CF, assinale a opção correta: 
A- A competência privada da União para legislar sobre certos temas, como os de direito penal, por exemplo, impede que os estados legislem sobre questões específicas, ainda que, para isso, haja, prevista em lei complementar, autorização da União. 
B- Compete à União explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os estados onde se situem os potenciais hidroenergéticos. 
C- No âmbito da legislação concorrente, compete à União legislar sobre normas gerais ou especiais, sem prejuízo da competência suplementar dos estados, do DF e dos municípios. 
D- A competência residual, ainda que em matéria tributária, como a instituição de novos impostos, é dos estados e do DF. 
2 -Considerando o sistema de repartição de competências entre os entes federativos, assinale a opção correta. 
 
A- É da responsabilidade da União organizar e manter o Poder Judiciário, o MP e a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios. 
B- Aos estados e municípios cabe exercer os poderes enumerados no texto constitucional,
restando à União a competência dita remanescente. 
C- Compete privativamente à União legislar sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico. 
D- No exercício de sua autonomia político-administrativa, cabe aos municípios criar, organizare suprimir distritos, independentemente de qualquer disciplina legal, de âmbito estadual, sobre o tema. 
Caso Concreto:
 A Lei n 9478/97 dispõe sobre a política energética nacional e as atividades relativas ao monopólio do petróleo, instituindo o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional do Petróleo, além de outras providências pertinentes à matéria. 
Considerando a previsão da referida Lei, qual a entidade federativa que terá competência para dispor da exploração dos serviços locais de gás canalizado? 
R.:Os Estados federados, como dispõem o artigo 25, §2º daCF. 
Cabe os estados explorar diretamente ou mediante de concessão, os serviços locais de gá canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação - Redação determinada pelo EC nº 5/95

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes