Buscar

Discursiva Fund. Psicológicos e Socioantropológicos.docx

Prévia do material em texto

Fundamentos Psicológicos e Socioantropológicos da Educação
Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. [...] No etnocentrismo, estes dois planos do espírito humano – sentimento e pensamento – vão juntos compondo um fenômeno não apenas fortemente arraigado na história das sociedades como também facilmente encontrável no dia-a-dia das nossas vidas.”
ROCHA, E. O que é etnocentrismo? Brasília: Ed. Brasiliense, 1988. p. 5.
O texto citado explica o conceito de etnocentrismo. Usando seus conhecimentos adquiridos nas aulas e no livro-base da disciplina, apresente as características do etnocentrismo.
 
Nota: 16.0
o etnocentrismo é um movimento que vê o mundo a partir dos parâmetros da sua própria sociedade, acreditando que estamos certos e o outro errado. Suas características são: estranhamento frente ao diferente; nossa visão de mundo como centro; incapacidade de se colocar no lugar do outro. (p 100)
Resposta:
No etnocentrismo o que prevalece é a minha cultura, o meio em que vivo é o melhor. Subestimando as outras culturas, estabelecendo que a minha é a melhor e que o que difere de mim é inferior, é ruim, não pode ser visto como cultura. No etnocentrismo os grupos se fecham para as diferenças hostilizando o que não é do seu meio e supervalorizando o grupo a qual pertence.
Questão 2/5
David Paul Ausubel, um dos representantes do cognitivismo, se dedicou a tornar pública a forma como ocorre a aprendizagem de forma significativa. Além disso, realizou pesquisas para estudar o ato da formação de significados no nível da consciência.
Com base nessas informações, redija um texto contemplando as estruturas cognitivas.
Nota: 20.0
Procura descrever em linhas gerais o que acontece quando o ser humano se situa, organizando o seu mundo, de forma a distinguir sistematicamente o igual do diferente. É o processo através do qual o mundo de significados tem origem. Preocupa-se com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvida na cognição (p.145). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:
São padrões de ações físicas e mentais subjacentes a atos específicos de inteligência e correspondem a estágios do desenvolvimento infantil. Representam o resíduo de todas experiências do aprendizado.
Questão 3/5
Vygotsky se propôs a construir uma nova psicologia, capaz de unificar as perspectivas das correntes psicológicas que dicotomizam o sujeito do objeto. Para tanto, utilizou as ideias de Marx e Engels, das quais era adepto. Com base nessas informações, discorra sobre a nova proposta de Vygotsky.
Nota: 20.0
Para Vygotsky, devia-se buscar uma nova unidade de análise, que explicasse desde as relações estímulo-resposta até a mais elevada produção humana: a cultura. Ele almejava, portanto, compreender o desenvolvimento dos processos psicológicos que constituem o homem ao longo da própria história e da de sua espécie (p. 49). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:
O desenvolvimento do indivíduo se dá pela relação com o outro e com o mundo. Essa interação homem-mundo se dá através da linguagem. Para o desenvolvimento do indivíduo, a interação com o outro se faz necessária pois dela emergem o sistema de signos e símbolos que são responsáveis pelo transporte de mensagens da própria cultura.
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
“Não se pensa em identidade quando o “pertencimento” vem naturalmente, quando é algo pelo qual não se precisa lutar, ganhar, reivindicar e defender; quando se “pertence” seguindo apenas os movimentos que parecem óbvios simplesmente pela ausência de competidores”.
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. p 44
Analisando o trecho citado, as videoaulas e o livro da disciplina, explique o que seria esse sentimento de “pertencimento”.
Nota: 6.0
o fato é que cada um de nós nasce em uma determinada cultura e é esta condição que nos coloca como moradores desse mundo, ou seja, olhamos o mundo e vivemos nele, a partir de uma determinada janela da qual vemos apenas parte do todo. Essa inegável condição humana de pertencimento nos desafia constantemente, já que não podemos nos furtar ao contato com os outros, o pertencimento vem quando temos esse “enfrentamento” ou reconhecimento do outro. (p. 114)
Resposta:
Seria uma acomodação dos indivíduos, onde para ele basta o mundo, a situação em que ele se encontra. É como se o indivíduo só merecesse estar ali. No pertencimento eu faço parte daquele meio e nada irá mudar. Ninguém reclama, ninguém reivindica, ninguém luta por melhorias. Nasci inserida nesse meio, pertenço a ele e isto nunca irá mudar.
Questão 5/5
Leia o trecho abaixo:
“As culturas tornam-se interdependentes, penetram-se, nenhuma é um ‘mundo por direito próprio’, cada uma delas tem status híbrido e heterogêneo, nenhuma é monolítica e todas são intrinsecamente diversificadas; há, a um só tempo, mélange cultural e globalidade da cultura. [...] Encara-se com suspeita, conclui Burszta, a própria noção de ‘cultura’ como entidade fechada em si mesma, internamente consistente e estritamente circunscrita. A diferença é o modelo do mundo à nossa volta, a diversidade é o modelo do mundo dentro de cada um de nós.”
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. p 76
O trecho citado faz menção há um fenômeno importante da atualidade que é o “multiculturalismo”. Com base nisso, nas videoaulas e no livro da disciplina dê o significado do conceito de “multiculturalismo”.
Nota: 16.0
o multiculturalismo pode ser entendido como a luta pelo respeito às diferenças e pela busca de igualdade aos direitos sociais, um movimento polissêmico, que integra diferentes movimentos sociais. (pp 89-91)
Resposta:
Multiculturalismo é a interação entre as diferentes formas de cultura. Onde nenhuma se destaca mais, todos temos nossos costumes, tradições, crenças, valores; Mas isso não dá o direito de diminuir a cultura do outro. O multiculturalismo é toda diversidade encontrada na atualidade. Diferentes povos, diferentes culturas, um só desejo: O de aprender mais e mais com o diferente, é o adquirir conhecimento, enriquecer-se com as diferentes formas de se viver.

Continue navegando