Buscar

ATPS Literatura2015

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera - UNIDERP Jacareí SP
Faculdade Anhanguera de Jacareí/ Polo UNIDERP
Curso: Pedagogia
Disciplina: Literatura Infantil
Participantes:
Camila Ellen de Oliveira Santos Almeida RA:71605068-73
Elaine Aparecida Consuli Moraes RA:75345933-46
Kátia Cristina da Silva RA:73285491-77
Literatura Infantil
Prof. Caio Mira.
Jacareí, 25/05/2015
Introdução
	
	Através desta pesquisa, será realizada uma reflexão sobre a importância da literatura infantil no processo de alfabetização, envolvendo um estudo amplo sobre o tema. Utilizaremos recursos didáticos, e virtuais para a realização do mesmo. Enfatizaremos a necessidade e importância da influência da Literatura no processo de alfabetização. A Literatura infantil estimula a imaginação, o interesse pela leitura e escrita, como também abre portas para trabalhar inúmeros conteúdos didáticos. Sendo assim a literatura infantil possibilita o aprendizado da cultura e a concepção de leitura e escrita.
A Literatura Infantil e seus caminhos
	Diversos tipos de mídia prendem cada vez mais a atenção de jovens e adultos, como: televisão, computador, vídeo game e internet. Com isso, as crianças se afastam dos livros de literatura infantil, fator importante para a formação de leitores ativos, o afastamento contribui para a não formação de crianças leitoras.
A leitura frequente na infância contribui de forma direta para o sucesso no processo de aquisição da escrita (Faria 2004).
	Hoje em dia, o tema ilustração em livros é pouco estudado no meio cientifico como afirmam Faria (2004), Lins (2002) e Camargo (1999), apesar de sua importância. 
	A ilustração passou a ganhar maior importância recentemente devido às transformações midiáticas que têm colocado a imagem em situação de paridade ao texto.   Essas mudanças ocorreram devido às novas configurações na comunicação visual, por sua vez decorrentes dos meios informáticos existentes, das possibilidades de criação e da transformação de imagens, que são cada vez mais complexas e elaboradas. 
	Ilustração e Projetos gráficos são distintos em sua significação. Para Camargo (1995, p.16), “Ilustração é toda imagem que acompanha um texto. Pode ser um desenho, uma pintura, uma fotografia, um gráfico, etc”. Enquanto projeto gráfico significa algo mais abrangente, sendo o planejamento de qualquer tipo de impresso, restringindo a definição ao livro infantil, projeto gráfico seria desde a escolha do material em que o livro será impresso, o tipo de impressão e formato, até o número de páginas e tipos de fonte e ilustrações que irão compor o livro. 
 	No que diz respeito ao âmbito literário, em especial aquele do universo infanto juvenil, as ilustrações passaram do patamar de importância ao da quase necessidade. Podem apoiar (afirmar e condizer) o texto verbal (função utilitária), mas possuem função predominantemente estética. Desta forma, o ilustrador possui o valioso papel de tornar o texto “mais agradável” do ponto de vista estético, “entrando” na mente de um leitor-receptor potencial. Este ato problematiza a tarefa do ilustrador, pois ele precisa encontrar uma linguagem gráfica compatível com aquela desse receptor potencial. Tal fazer é bastante complicado, já que as crianças, por exemplo, utilizam muito mais da fantasia do que os adultos e não veem suas criações artísticas da mesma maneira que os adultos as vêem.  
	Desta forma, o ilustrador possui o valioso papel de tornar o texto “mais agradável” do ponto de vista estético, “entrando” na mente de um leitor-receptor potencial. Este ato problematiza a tarefa do ilustrador, pois ele precisa encontrar uma linguagem gráfica compatível com aquela desse receptor potencial. Tal fazer é bastante complicado, já que as crianças, por exemplo, utilizam muito mais da fantasia do que os adultos e não veem suas criações artísticas da mesma maneira que os adultos as vêem.  
Por tal motivo, observa-se a importância do ilustrador em conhecer os processos mentais infantis para que ele possa além de tornar a ilustração atraente a seus receptores, também agir no desenvolvimento cognitivo e estético perceptivo de seus receptores.
	A estória acrescenta ao aprendizado o conceito geográfico de tempo, espaço, como regras, conceito moral e ético, comportamento social e respeito ao próximo.
	Logo através da literatura infantil é possível o professor trabalhar vários conteúdos, como português, matemática, ciências, geografia , história e etc. Sabemos que lendo histórias para uma criança ou adolescente, criamos a possibilidade deles pensarem, questionarem e raciocinar sobre o conteúdo.
	 
A importância da ilustração de livros infantis literário
	A elaboração de livros de literatura infantil e o projeto gráfico de livros de literatura são de grande importância para ajudar a atrair a atenção da criança para sua leitura , auxiliando na formação de leitores e contribuindo no processo de aquisição da leitura e escrita por parte das crianças. 
	Os livros de literatura infantil estão cada vez mias modernos, com ilustrações ricas em conteúdos que, em alguns casos chegam a dispensar a linguagem escrita, como nos livros de imagens.
	Alguns estudos comprovam que alunos que aprendem em contos e histórias tem maior desempenho em sua evolução pedagógica e qualidade do ensino aprendizagem. Com a leitura, temos possibilidade de conhecer novos mundos, aprendemos a criar novos conceitos e ideias, o livro ilustrado desperta muito mais interesse, prende a atenção, mexe com o imaginário e encanta a todos que lê. As imagens falam tanto quanto a escrita, é possível através dela concluir uma história completa, criando ideias e desenvolvendo o interesse em ler cada vez mais. Quando usamos a literatura com crianças, a intenção é ainda mais enriquecedora, pois através das imagens elas podem compreender a narrativa, criando mentalmente os fatos relatados, criando isso de forma espontânea e natural.
	A ilustração de um livro é tão importante quanto o texto escrito, pois conquista as crianças, cria novas possibilidades, desenvolve o imaginário e prende a atenção. Por conta das mudanças tecnológicas, as imagens passaram de simples ilustrações, para necessidades no contexto da leitura, tanto que nos últimos anos ela tem se destacado dentro da leitura, demonstrando sua importância.
	
	Como exemplo de tudo que estamos falando, temos os livros em 3D, que formam castelos, mares, casas de alto relevo, quando abrimos a página. Existem também livros com gravuras enfeitadas, como exemplo um livro de pirata que mostra o mapa do tesouro, que além de ser alto relevo, ainda trás pedras vitrais para simbolizar o tesouro do pirata.
	Com esses projetos gráficos , fica bem claro a importância e a diferença entre o livro ilustrado e o sem ilustração. Já que na era do computador, com o fenômeno da informatização o livro na visão da criança e adolescente, tornam-se desnecessários e desinteressantes.	
	
Contos e suas adaptações
 Chapeuzinho Vermelho
	Trata-se de um dos contos da literatura infantil mais fascinante, e também um dos mais conhecidos, ele é encantador e acaba se associando com a realidade. Mas historicamente falando existem umas versões que envolvem, a religião, com cores litúrgicas, baseado no cristianismo, onde não é trabalhado os princípios morais, como desobediência e maldade, pois não existem tais fatos decorrentes.
	Em outra versão mais conhecida, ela fazia referência a burguesia da época, enfatizando a vida das mulheres na corte, evidenciando inicialmente a beleza feminina (quanto a beleza da personagem). Podemos perceber a teimosia da personagem, que desacata as ordens, e possui um final trágico, onde vovó e netinha são assassinadas (devoradas) pelo lobo, que é faminto e inteligente. Sendo assim, é possível analisar o conceito da punição a qual se referia na época da Contrarreforma, para se colocar ordem utilizava-se o conto de fadas, atingindo a moral e o bom costume desde a infância.
	Tomando conhecimentode uma terceira versão, foi possível analisar que a mesma se cassocia a anterior, porém sem um final agressivo, aterrorizante, sendo que nessa ninguém morre, um caçador salva a personagem enchendo a barriga do lobo de pedra e a costura. Nessa história podemos perceber o conceito de correção de erros, sem punições graves, envolvendo mais uma vez o moralismo e um leve reflexo ao cristianismo (pecado, tentação e perdão).
	Recentemente foi produzido um filme baseado nos contos de Grimm e Perrault, mas com um toque de modernidade, triângulo amoroso, sensualidade, romances proibidos e morte.
	Trata-se de um filme misterioso e cheio de suspenses , o qual a mocinha corajosa tenta descobrir quem é o lobisomem que matou seu irmão, e se envolve em um triângulo amoroso.
	Sendo essa história não necessariamente voltada ao público infantil, mas sim aos jovens e adultos , pois a personagem mostra uma mistura de inocência e desejo, mas está cercada de covardia e incompetência. A história envolve o mesmo cenário dos contos, que é um vilarejo, também demonstra o conceito de valores financeiros, a qual a personagem é apaixonada pelo pobre e prometida a se casar com o rico. 
	Podemos perceber que o filme foi desenvolvido para atender um público jovem e que procura um romance inocente, e não para crianças. Em nossas análises concluímos que pouc se associa ao conto literário infantil de Chapeuzinho Vermelho.
Deu a louca na chapeuzinho vermelho 1 e 2
	É uma adaptação bem diferente da história original, onde o lobo é o jornalista, o coelho o personagem do mal, a menina é hiperativa, curiosa e amiga do lobo. Onde muitas coisas são roubadas e começa uma investigação realizada pelos animais, o item que eles mais procuram é o livro de receitas da vovó, que contem a receita secreta, assim todos são suspeitos, e aparece um lenhador com seu machado.
	Esse história foi baseada no conto infantil, atualizado dentro do contexto social atual para prender a atenção das crianças, porém o conteúdo da história pouco tem a ver com o conto original.
	No segundo filme, Chapeuzinho Vermelho trabalhava em uma empresa chamada felizes para sempre, que resolvia conflitos do mundo de conto de fadas, quando então ela é encaminhada para um treinamento, e toda confusão começa. A vovó acaba virando refém e Chapeuzinho tem que trabalhar com o lobo para resgata-la.
	Os dois filmes mostram traços do conto original, mas o contexto do conto é bem pouco parecido.
	 
A Cigarra e a Formiga
	Nesta fábula temos a história de duas personagens: a cigarra e a formiga, onde a cigarra passa o verão cantando enquanto a formiga se dedica em armazenas alimentos para a garantia da sua sobrevivência no inverno. Com a chegada da estação fria, a cigarra se vê desprovida de alimento e vai, então, ao encontro da formiga em busca de socorro. O final da fábula difere nas diversas versões existentes, em virtude da incorporação de novos percursos narrativos provenientes de diferentes visões do mundo.
	É muito difícil ler a uma fábula e não saber ao final dela qual o ensinamento que ela transmitiu. Cada uma das fábulas apresenta uma moral própria, como estamos vendo na história da “Cigarra e a Formiga” por exemplo, que já foi trabalhada em diversos gêneros.
	A história da “Cigarra e a Formiga” que foi recontada por Jean de La Fontaine (escritor francês que viveu no século XVII) tem como moral, que todas as ações geram consequência. Enquanto a cigarra se divertia, a formiga só trabalhava. Mas no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, fiou sem ter o que comer. 
Discussões teóricas de Nelly Coelho 
	Na análise de Nelly Coelho ele pertence , de texto (Ensino da Literatura), é o esforço por descobrir lhe a estrutura, seu movimento interior, o valor significativo das palavras e de seu tema, com o intuito da unidade profunda de todos esses elementos. Pressupõe o exame da estrutura do trecho e da linguagem literária, valor da sintaxe predominante (frase ampla ou breve, tipos de subordinação e coordenação, frases elípticas...), a natureza dos substantivos escolhidos; tempos ou modos dos verbos , uso expressivo do artigo, da conjunção dos advérbios, das preposições, dos vocativos, etc...Tudo em função do significado essencial do todo. Uma boa análise de texto, de fragmento só pode ser realizada quando contribui com um tendo em vista a contação de história como uma possível forma de contribuição para a aprendizagem das crianças e, por conta disso, algo significativo de ser utilizado pelo professor no momento do processo educativo, é importante que se conheça a opinião de alguns pesquisadores que apreciam esse assunto e que primam por formas mais adequadas de educar.
	Quando notamos a importância que a narrativa estabelece entre aquele que narra e aquele que ouve, é interessante que seja feito uma maior aprofundamento desse assunto. Portanto, assim como esses autores, Nelly Coelho, em seus estudos sobre literatura, também o conceito da narrativa toda, a que tiver sido perfeitamente interpretado.
	Com a falta de literatura específica para a infância e a juventude, começaram a surgir adaptações de romances famosos, que encantavam os adultos, crianças e jovens , Durante os séculos XVIII e XIX , a divulgação da coletâneas de Perrault , La Fontaine, Grimm e outras bem populares, surgem livros cultos (não populares) que eram destinados aos adultos , mas acabaram por se transformar em leitura para crianças e jovens. Como por exemplo, as aventuras de Robinson Crosué, Vinte mil Léguas submarinas entre outros. 	
Era uma vez, três porquinhos que moravam na floresta; certo dia eles estavam brincando quando avistaram o lobo e perceberam que ele estava se aproximando.
Assustados correram e conseguiram fugir do lobo, com esses suto resolveram construir casa para morar, assim eles poderiam se sentir mais seguros.. Os dois mais novos eram muito inocentes e preguiçosos, só pensavam em brincar, e o tempo foi passando, e nada dos dois providenciarem uma casa.
 Fonte: http://pt.contos.wikia.com/wiki/Os_Tr%C3%AAs_Porquinhos
	Um belo dia, quando eles pararam de brincar, perceberam que o porquinho mais velho estava construindo uma casa de tijolos, pois ele era muito mais esperto e inteligente, e optou por uma casa mais forte e resistente para se proteger do lobo.
Reconto: Os Três Porquinhos
Fonte:http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2010/12/chapeuzinho-vermelho-os-tres-porquinhos-e-a-churrascada/
	Como a casa que o porquinho mais velho estava construindo era feita de tijolos, demorou muito mais tempo para ficar pronta, mas no fim ele ficou muito orgulhoso de seu trabalho; os dois porquinhos mais novos só aí então resolveram construir a casa deles.
Um porquinho resolveu fazer uma casa de palha e o outro de madeira; eles terminaram rapidamente para voltar a brincadeira.
	Um dia estavam todos brincando, quando o lobo apareceu, cada um correu para sua casa. O lobo foi primeiro na casa de palha, soprou e a casa caiu, o porquinho correu para casa de madeira, seu irmão abriu a porta, e os dois ficaram desesperados, com muito medo do lobo.
	O lobo foi pra casa de madeira também começou a soprar, não demorou muito e voou madeira para todos os lados; então os dois porquinhos correram para casa do irmão mais velho que era de tijolos
 
Fonte: https://estadofobia.wordpress.com/2013/04/04/os-trs-porquinhos-reaas/
	Bateram na porta, o irmão abriu e eles entraram desesperados e cansados de tanto correr; o lobo ficou feliz, pois achou que iria comer os três porquinhos de uma vez só, então o lobo encheu o peito de ar e soprou com toda força que tinha, a casa nem se mexia, e o lobo continuava insistindo, ai ele percebeu que os tijolos nem se mexiam. E os três porquinhos aliviados começaram a pular de alegria, pensando que o lobo teria desistiu, mas não foi bem assim, ele começou a subir pelo telhado para entrar pela chaminé.
Fonte: http://pt.contos.wikia.com/wiki/Os_Tr%C3%AAs_Porquinhos
Fonte: http://www.jogospuzzle.com/puzzles-de-contos-infantis.htmlO porquinho mais velho muito esperto , colocou fogo no fogão com um grande caldeirão de água quente que queimou o rabo do lobo, fugindo o mais rápido que podia para o meio da floresta. Os dois porquinhos agradeceram a seu irmão mais velho, aprenderam a lição e continuaram felizes para sempre.
Considerações Finais
	Conforme as pesquisas realizadas, podemos entender que a história não é apenas um passa tempo, trata-se de um recurso pedagógico que traz as crianças muitos benefícios para o seu desenvolvimento. Através dos contos e histórias é possível resolver situações problemáticas que envolvem a formação do indivíduo.
	Com a utilização de histórias, é possível trabalhar o imaginário das crianças, já que em uma história podemos ser o que quisermos.
	Apesar de nos dias atuais as crianças terem recursos tecnológicos que também encantam, o livro continua sendo importante e necessário no desenvolvimento infantil, cabe aos pais e aos professores, estimular a utilização do mesmo, possibilitando que se formem de um modo lúdico.
Referências Bibliográficas
PLT – Literatura Infantil
COLOMBO, Fabiano José. A importância do trabalho educativo com ilustrações de livros de literatura infantil. Marília: UNESP, 2011.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura Crítica da Literatura Infantil. Revista Itinerários. Araraquara, 2001.
PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho. Trad. Rosa Freira D’Aguiar. São Paulo: Cia das Letrinhas, 2010.
GRIMM, Irmãos. Chapeuzinho Vermelho e outros contos. Trad. Ana Maria Machado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, Análise e Didática. São Paulo: Ed.Moderna, 2010.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-170918/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58225/

Continue navegando