Buscar

Trabalho I Fitossociologia - ENGENHARIA FLORESTAL

Prévia do material em texto

Trabalho de fitossociologia
Entrega: 04/09/2018
Nome: Roberto Mardero Junior.
1 – Quais foram os autores que introduziram os termos associação e formação, respectivamente? Cite dois exemplos de formação que podem ser encontrados no Brasil.
Os primeiros autores a introduzir os termos de associação e formação foram, respectivamente, Humboldt (1805) e Grisebach (1838).
São comumente encontrados no Brasil formações do tipo Cerrado s. l., a caatinga do Nordeste, a floresta atlântica, a floresta amazônica e os pampas (campo limpo do Sul). 
2 – de acordo com o texto, qual o conceito de formação?
Define-se por um grupo de plantas ligado a uma característica fisionômica definida. 
Os estudos da vegetação eram baseados na composição florística e na fisionomia.
3 – Quais os pontos comuns e divergentes entre as escolas de Uppsala e Braun-Blanquet?
Pontos comuns são a concordância do conceito de associação. A escola de Uppsala estuda as “microassociações”, e a de Braun-Blanquet (Zurich-Montpellier ou ZM), as “macroassociações”; a caracterização, conforme a escola de Uppsala, baseia-se na constância de espécies (porcentagem de parcelas, uma em cada lugar, em que determinada espécie apareceu, desconsiderando a quantidade dentro da parcela). A fidelidade de espécies com associação foi enfatizada pela escola de Braun-Blanquet. associação. 
4 – Considerando as formações florestais como dinâmicas, qual o autor que introduzido o conceito de sucessão florestal? Em que ano ocorreu?
Frederic Edward Clements. Ocorreu no período entre 1916 e 1935. 
5 – “Método que utiliza o conceito de fidelidade: espécies fiéis, características, diferenciais e acompanhantes.” A qual método de estudo de vegetação o texto se refere? Por que você acha que este método não foi aceito em todo o mundo para estudos de vegetação?
Refere-se ao Sistema de Braun-Blanquet. Por se tratar de um método onde não é possível distinguir todas as associações por meio das únicas espécies características, sendo que a maioria das espécies sofrem forte influência do habitat e da competição.

Continue navegando