Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA 2

Prévia do material em texto

1.
		O artigo 142 do CTN define os passos necessários à Constituição de Crédito Tributário. O primeiro passo e talvez o mais importante é identificado pela:
	
	
	
	Verificação da ocorrência do fato gerador
	
	
	Aplicação de penalidade por infração
	
	
	Identificaçãodo sujeito ativo
	
	
	Identificação da base de cálculo
	
	
	Identificação do sujeito ativo
	
Explicação:
Conforme estabelece o Art. 142, do CTN,compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O lançamento é o ato que constitui o crédito tributário, praticado, privativamente pela respectiva Autoridade Administrativa. O lançamento na qual a autoridade administrativa realiza todos os atos ligados a verificação da ocorrência do fato gerador e a aferição do 'quantum' a ser pago pelo contribuinte é denominado:
	
	
	
	Lançamento por declaração
	
	
	Lançamento por homologação
	
	
	Lançamento por oficio
	
	
	Lançamento por infração
	
	
	Lançamento por arbitramento
	
Explicação:
À luz da legislação vigente, o lançamento Direto ou De Ofício é realizado pelo sujeito ativo, a partir de dados cadastrados, a exemplo do IPTU; o Lançamento por Declaração é realizado tanto pelo sujeito ativo quanto pelo sujeito passivo, a exemplo do ITCMD e, por fim, o Lançamento por Homologação é realizado pelo sujeito passivo, a exemplo do IR.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Extinção do crédito tributário é qualquer ato ou fato que faça desaparecer a obrigação respectiva. Dentre as modalidades de extinção assinale aquela em que há o perdão total ou parcial do principal vencido, não sendo aplicada às penalidades por falta de pagamento do crédito tributário, logo, o contribuinte será dispensado de pagar o tributo vencido porém será obrigado a pagar a multa devida pela ausência de recolhimento do mesmo.
	
	
	
	transação
	
	
	pagamento do crédito tributário
	
	
	remissão
	
	
	compensação
	
	
	prescrição
	
Explicação:
No âmbito da Legislação Tributária, a Remissão é uma das causas de Extinção do Crédito Tributário, previstas no Art. 156, IV, do CTN, que consiste no perdão, tanto do tributo como dos juros e multa, realizado pela Fazenda Pública credora. Trata-se, portanto, do perdão de um crédito tributário que já foi devidamente constituído e não foi pago pelo sujeito passivo.
	
	
	
	
		
	
		4.
		De acordo com o Código Tributário Nacional, os tributos são divididos em:
	
	
	
	Impostos, taxas e contribuições financeiras e prestações
	
	
	Impostos, tributos e taxas.
	
	
	Contribuições compulsórias, impostos de melhoria e contribuições financeiras.
	
	
	Impostos de melhoria e contribuições financeiras.
	
	
	Empréstimos não compulsórios, taxas e impostos.
	
Explicação:
Em conformidade com a legislação vigente, Código Tributário Nacional e CF/88, os tributos são classificados em cinco espécies, isto é: Impostos, Taxas, Contribuição de Melhoria, Empréstimo Compulsório e Contribuições Especiais.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O fato gerador da obrigação tributária principal também será feito somente por:
	
	
	
	por determinação do contribuinte
	
	
	por contribuinte indireto
	
	
	Lei.
	
	
	pelo responsável tributário
	
	
	Todas as respostas são Verdadeiras.
	
Explicação:
No âmbito Tributário, em obediência ao Princípio da Legalidade, somente a Lei é considerada como fonte do Direito Tributário.
Complementa-se, por necessário, que à luz do Art. 113, do CTN, existem duas obrigações tributárias: a obrigação principal, que surge com a ocorrência do fato gerador, e a obrigação acessória que decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas.
	
	
	
	
		
	
		6.
		O crédito tributário nasce da obrigação e é consequência desta. O ato que constitui o crédito tributário, praticado, privativamente pela respectiva Autoridade Administrativa é denominado:
	
	
	
	crédito tributário
	
	
	competência tributária
	
	
	base de cálculo
	
	
	alíquota
	
	
	lançamento
	
Explicação:
Conforme estabelece o Art. 142, do Código Tributário Nacional, compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
	
	
	
	
		
	
		7.
		O lançamento é o ato que constitui o crédito tributário, praticado, privativamente pela respectiva Autoridade Administrativa. O lançamento é efetuado com base na participação do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação é denominado:
	
	
	
	Lançamento por homologação
	
	
	Lançamento por arbitramento
	
	
	Lançamento por infração
	
	
	Lançamento por oficio
	
	
	Lançamento por declaração
	
Explicação:
De acordo com a legislação vigente, existem três modalidades de lançamento: o lançamento Direto ou De Ofício é realizado pelo sujeito ativo, a partir de dados cadastrados, a exemplo do IPTU; o Lançamento por Declaração é realizado tanto pelo sujeito ativo quanto pelo sujeito passivo, a exemplo do ITCMD e, por fim, o Lançamento por Homologação é realizado pelo sujeito passivo, a exemplo do IR.
	
	
	
	
		
	
		8.
		De acordo com o art. 185 do CTN, se alguém é devedor de tributo e vende ou por qualquer forma aliena algum bem depois de inscrito o seu debito tributário como divida ativa, essa alienação se considera:
	
	
	
	fraudulenta
	
	
	normal
	
	
	formalizada
	
	
	cancelada
	
	
	nula

Continue navegando