Buscar

Tales de Mileto e Xenófanes: Filósofos Gregos

Prévia do material em texto

Tales de Mileto e Xenófanes
Filósofos Pré-Socráticos
Tales de Mileto
Tales de Mileto foi um filósofo, matemático e astrônomo grego. Foi considerado um dos mais importantes representantes da primeira fase da filosofia grega, chamada de Pré-Socrática.
(624 a.C.-558 a.C.) nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia. Foi o fundador da Escola de Mileto. Acreditava na existência de um "princípio único". Afirmou que a água era a origem de toda a existência, embora outros filósofos e discípulos seus não concordassem, como Anaximandro e Anaxímenes.
 
Foi o primeiro filósofo a estudar astronomia e em suas observações sobre o sol e a lua, previu e explicou o eclipse solar, ao verificar que a lua era iluminada pelo sol, no ano de 585 a.C.
Tales de Mileto foi considerado o precursor do pensamento filosófico, por que pensou a matéria de maneira diferente de como era pensada antes, com inferências divinas e invocações a deuses superiores. 
Ele acreditava que a coisa material sofria transformações ao longo do tempo. Com isso, o filósofo inaugurou o método de observação e especulação diferente das explicações teológicas e religiosas para todas as coisas, em vigor na época.
 
Promovia um afastamento da visão mitológica do mundo e buscar as causas primeiras das coisas e fenômenos da natureza com base, exclusivamente, na razão e observação da própria natureza.
Demonstrou que dois triângulos são iguais quando tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais.
Tales também foi conhecido por seu uso, teórico e prático, inovador da geometria, vindo a formular dois teoremas importantes, sendo que um deles leva seu nome, o Teorema de Tales.
 
Frases de Mileto: 
“Pega para ti o conselho que dás aos outros”.
“Nem sempre muitas palavras indicam muita
 sabedoria”.
“Procure sempre uma ocupação; quando 
o tiver, não pense em outra coisa além de 
procurar fazê-lo bem feito”.
Xenófanes
(570 - 475 a.C.) Foi um filósofo, poeta e sábio da Grécia Antiga, um dos mais importantes filósofos da escola eleática. Nasceu na cidade de Cólofon, na Jônia (metade sul da costa ocidental da Ásia Menor, atual Turquia).
 
Xenófanes escreveu em versos sua oposição às ideias de Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Chegaram até nós diversos de seus versos e de suas idéias filosóficas. Delas podemos destacar seu combate ao antropomorfismo (atribuir aos deuses formas e sentimentos humanos). Ele dizia que se os animais tivessem o dom da pintura eles iriam pintar seus deuses com formas animais.
Ele queria com isso mostrar que o verdadeiro deus é único, absoluto e tem pouca semelhança com os homens, com seus pensamentos ou com as diversas representações feitas dele. Esse deus único é diretamente ligado ao cosmos, ele tudo vê, pensa e ouve e com a força do seu pensamento faz tudo vibrar, ele está sempre no mesmo lugar e não se move, pois não é próprio de um deus estar hora em um lugar e depois noutro.
“Se os bois e os cavalos tivessem mãos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares às do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pintariam os deuses sob forma de bois.”
7
 
Ele defendia a sabedoria e os prazeres vividos socialmente, mas sem excessos. Ele era um pensador independente e acreditava que da terra é que surgiam as coisas. A terra é o princípio das coisas que são feitas de terra e água, inclusive o homem. Tudo vem da terra e para ela volta.
Frases de Xenofánes:
“É preciso um sábio para reconhecer um sábio”.
“Não é justo usar a força contra a sabedoria”.
“O que de belo e honesto os deuses não concedem aos homens senão o poder de muito trabalho e persistência”.

Continue navegando