Buscar

Custo de oportunidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 André Reis
Economista
M.Sc. Econômicas (Universidade de Kanazawa - Japão)
Professor do Curso de Engenharia de Produção do CESUPA
Analista Financeiro do Banco da Amazônia
agdreis@gmail.com
Economia
Belém, Pará
2014
*
Plano de Ensino
Orientações iniciais:
Objetivos, conteúdos, calendário de aulas e avaliações;
Critérios de avaliação (freqüência);
Materiais do curso;
Dinâmica de apresentação dos alunos.
*
Plano de Ensino
*
Dinâmica de Apresentação & Integração
PROBLEMAS ECONÔMICOS
Por que o nordestino possui renda per capita
 inferior à do paulista?
O que ocorre com o preço dos produtos agrícolas 
diante de uma estiagem que reduz a produção?
Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação?
Até que ponto os juros altos reduzem o 
consumo e estimulam a poupança?
Por que a alta no preço do cafezinho reduz 
a demanda por açúcar?
Qual o efeito dos impostos sobre o consumo?
*
E
S
C
O
L
H
A
S
*
Escolhas de uma vida  A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões". Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso. Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção, estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".  Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades. 
*
As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços... Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas. Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre. Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações. Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!
(Pedro Bial)
*
“Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos” 
(Paul Samuelson)
Objeto de estudo:
escassez
Problemas econômicos:
O que produzir?
Quanto produzir?
Para quem produzir?
Como produzir?
*
Ao estabelecer “o que” deverá ser produzido, “como” e “para quem”, o sistema econômico terá decidido como alocar os recursos disponíveis entre milhares de possibilidades de produção.
Bem: tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana.
Bens materiais (tangíveis)
Bens imateriais (intangíveis)
As escolhas têm um custo?
Custo de oportunidade: corresponde ao sacrifício do que se deixou de produzir, ou seja, o custo do que não foi escolhido. De um modo geral, é o sacrifício de se transferir os recursos de uma atividade para outra.
*
Exemplo:
Suponha que em determinado país existam apenas duas indústrias que produzam CARROS e CAMISAS, conforme a tabela abaixo:
Carros
Camisas
50
150
w
Y
Z
Fronteira de possibilidades de produção
Plan1
		
		
		
		
		
		
								Bens		Quantidade Máxima		Quantidade Máxima
								CARROS		150		0
								CAMISAS		0		50
Plan2
		
Plan3
		
*
Eu já passei Por quase tudo nessa vida Em matéria de guarida Espero ainda a minha vez Confesso que sou De origem pobre Mas meu coração é nobre Foi assim que Deus me fez...
E deixa a vida me levar (Vida leva eu! - 3x) Sou feliz e agradeço Por tudo que Deus me deu...
Só posso levantar As mãos pro céu Agradecer e ser fiel Ao destino que Deus me deu Se não tenho tudo que preciso Com o que tenho, vivo De mansinho lá vou eu...
Se a coisa não sai Do jeito que eu quero Também não me desespero O negócio é deixar rolar E aos trancos e barrancos Lá vou eu! E sou feliz e agradeço Por tudo que Deus me deu...
Deixa a vida me levar (Vida leva eu! – 3x) Sou feliz e agradeço Por tudo que Deus me deu...
Deixa a Vida me Levar
Zeca Pagodinho
*
 A Cigarra e a Formiga
A Cigarra e a Formiga é uma das fábulas atribuídas a Esopo, mendigo contador de histórias da Grécia que viveu entre 620 a 560 anos a.C. 
Tendo a cigarra cantado durante o verão, apavorou-se com o frio da próxima estação. 
Sem mosca ou verme para se alimentar, com fome foi ver a formiga, sua vizinha, pedindo-lhe alguns grãos para agüentar até vir uma época mais quentinha!
-"Eu lhe pagarei", disse ela, - "antes do verão, palavra de animal, 
os juros e também o capital".
A formiga não gosta de emprestar, é esse um dos seus defeitos.  - "O que você fazia no calor de outrora?" - perguntou-lhe com certa aspereza.
"Noite e dia, eu cantava no meu posto, sem querer dar-lhe desgosto".
- "Você cantava? Que beleza! Pois, então, dance agora!
*
Custo de Oportunidade - Exercícios
1. Imagine uma economia onde existam apenas dois agentes (Robinson Crusoé e Sexta-feira) e dois produtos (cocos e peixes). Robinson Crusoé pode colher 10 cocos ou pescar um peixe por cada hora de trabalho. Já Sexta-feira pode colher 30 cocos ou pescar 2 peixes em uma hora de trabalho. Qual é o custo de oportunidade de pescar um peixe para Robinson Crusoé? E para Sexta-feira? 
*
2. Uma editora produz mensalmente 2.500 livros de Engenharia e 3.200 de Direito. Sabendo-se que o tempo e os demais recursos gastos na produção de ambos os livros são os mesmos; que não existe capacidade ociosa; e que o preço médio dos livros de Engenharia e de Direito são, respectivamente, R$ 70,00 e R$ 60,00, calcule o custo de oportunidade caso a empresa resolva produzir 500 livros de Engenharia a mais por mês, totalizando 3.000 livros deste curso. Justifique se é um bom negócio:
*
3. Suponha que Sinésio, com os recursos produtivos disponíveis em sua fazenda, possa produzir, em um ano, 100 sacas de milho ou 300 sacas de farinha de mandioca, ou ainda uma combinação desses dois produtos. Ariovaldo, em sua fazenda próxima, tem possibilidades de produção distintas das de Sinésio. Com os recursos que dispõe, Ariovaldo pode produzir 100 sacas de milho ou 100 sacas de farinha de mandioca, ou uma combinação dos dois produtos. Com base nestas informações, responda/determine:
Represente em dois gráficos distintos as fronteiras de possibilidades de produção de Sinésio e Ariovaldo;
Qual o custo de oportunidade de uma saca de milho para Sinésio? E para Ariovaldo?
Suponha que Ariovaldo esteja disposto a vender milho para Sinésio, trocando uma saca de milho por duas sacas de farinha. Esta transação será vantajosa para Sinésio? E para Ariovaldo também?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais