Buscar

TRABALHO ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Nome da usuária: Flávia Maciel Paes
Data de nascimento: 03/05/1992
Enderenço: Rua Noé Guimarães nº 2530/Bairro: Angélica – Abaetetuba/Pa 
Telefone para contato:
Identificação do Caso
Dona Flávia Maciel Paes procurou o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) junto com seus dois filhos, Edinan de 5 anos e Elias de 8 anos, relatando ter sido vítima de violência doméstica por parte do seu marido João Nunes Carvalho. Mencionou que na sua infância vivenciou ações de violência do seu pai contra sua mãe, além de ter sofrido tentativa de abuso sexual por parte do mesmo. Com isso, Flávia saiu de sua casa aos 9 anos e passou a morar em um abrigo até seus 14 anos, tendo que trabalhar como doméstica para sobreviver a partir dos 16 anos. Logo depois, conheceu João e engravidou aos seus 18 anos, posteriormente seu marido começou a demostrar ciúmes excessivos e proibi-la de sair, com o uso de bebidas alcoólicas João passou a agredi-la. Atualmente ela está desempregada e sem moradia, pois foi coagida a sair da sua casa, após seu marido comprar uma arma e ameaça-la de morte.
Planejamento do Estudo
Ao atende-la no CRAS, a assistente social deu como referência para Flávia o CREAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), explicando que no CRAS eles oferecem serviços de prevenção de baixa complexidade, tendo como objetivo fortalecer a convivência com a família e comunidade, além de orientações sobre os benefícios assistenciais. Conduzida para o CREAM que oferece prevenção de alta complexidade, será encaminhada para um abrigo, pois a equipe verificou a existência de ameaça de morte, e nos casos em que há, é dada a opção para essa mulher ser acolhida no abrigo. 
No CREAM ocorre o acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico em situação de violência, que devem proporcionar o atendimento e o acolhimento necessários à superação de situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania. O Centro de Referência exerce o papel de articulador das instituições e serviços, devem, além de prestar o acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência, monitorar e acompanhar as ações desenvolvidas pelas instituições que compõem a Rede.
Nos primeiros atendimentos as crianças 
O prazo do acolhimento pode ser estendido por 90 dias ou mais, em alguns casos específicos. As mulheres direcionadas para o abrigo recebem acompanhamento psicológico e só deixam o local com as medidas judiciais que garantem sua integridade. “A maioria delas traz também os filhos consigo, por isso temos brinquedoteca, berços e tudo que é necessário para acolher também as crianças”, informa Maricely.
 uma equipe interdisciplinar foi acionada para o acompanhamento que viabiliza-se a segurança, a integridade física e emocional. Garantindo os direitos inerentes constituído no artigo 5º da Constituição Federal de 1988. Sendo assim, foi necessária a utilização de instrumentais como entrevista, a observação sensível, visita domiciliar. 
Objetivo
Tem como propósito/objetivo garantir a segurança, integridade física e psicológica, juntamente com as dos seus filhos, sendo necessário encontrar meios de garantir seus direitos de uma vida digna, com emprego, moradia, educação, saúde e lazer. Definindo qual a melhor abordagem, a fim de atender ao problema e aos objetivos. Organizado e planejado os instrumentos

Outros materiais

Outros materiais