Buscar

Fosfoetanolamina: Uma Esperança Contra o Câncer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS - ACEA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - 4º PERIODO
COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA ORGÂNICA II
FOSFOETANOLAMINA
A fosfoetanolamina é um monoéster cujo grupo R corresponde a NH2-CH2-CH2-, está presente literalmente em todos os tecidos e órgão animais (Meister, 1995). Ela ajuda a formar a composição estrutural das membranas das células e das mitocôndrias. Do ponto de vista bioquímico, trata-se de uma amina primária envolvida na biossíntese de lipídeos. 
A fosfoetanolamina sintética é obtida a partir da combinação da monoetanolamina, e do ácido fosfórico. A interação dessas duas substâncias gera uma espécie de marcador de células diferenciadas, que são as consideradas células cancerosas.
Para a síntese desse composto, a etanolamina é fosforilada pela quinase em fosfoetanolamina (Lykidis et al, 2001).
Mecanismo:
Em uma célula saudável, os Fosfolipídios se distribuem de maneira assimétrica na membrana plasmática. No estado precoce do câncer, essa disposição é perturbada. Um composto derivado da fosfoetanolamina presente na membrana passa pra fora da célula indicando quais células devem ser eliminadas pelos macrófagos.
A droga “milagrosa” vem sido desenvolvida e testado no Brasil, no laboratório de Química da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos. Porém a distribuição desse medicamente vem sofrendo impasses da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da equipe médica que não aceita este remédio.
Contudo, várias pesquisas estão sendo realizadas, os investimentos governamentais previstos superam os 10 milhões de reais e, recentemente firmou-se uma parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul, em que o mesmo irá pesquisar as propriedades da droga no combate ao câncer.
Em entrevista ao jornal Zero Hora Gilberto Chierice, desenvolvedor do projeto, afirma que o apoio das autoridades gaúchas significa que, a partir de agora, a fosfoetanolamina teria amparo legal para ser distribuída a doentes.
BIBLIOGRAFIA
VERONEZ, L. C. Atividade da fosfoetanolamina sintética em melanoma murino experimental. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2015/11/criador-da-fosfoetanolamina-diz-que-acordo-com-rs-liberara-distribuicao-da-droga-4910308.html

Outros materiais