Buscar

ESTUDO DIRIGIDO adulto jovem AV1

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 1
1. Em que condição física encontra-se o jovem adulto e como o estilo de vida, o comportamento e outros fatores afetam a saúde e o bem-estar no presente e no futuro? 
R: As condições físicas do jovem adulto na atualidade sofrem uma grande influência do desenvolvimento econômico da sociedade, das oportunidades sociais e saúde. Um apoio e bem-estar emocional, prática de exercícios, controle alimentar, assistência médica necessária são fatores que podem minimizar o estresse tão presente na vida desse adulto no presente e no seu desenvolver para o futuro. A prevenção e o estilo de vida saudável são indispensáveis para um melhor desenvolvimento. 
2. Quais são algumas questões sexuais e reprodutivas nessa época da vida? 
R: O estresse causado pela queda financeira e sentimental, são razões que podem causar disfunção sexual, além de vítimas de abuso sexual durante a infância também tendem a ter má adaptação sexual. 
3. O casamento, pode afetar a saúde física e mental? 
R: Sem dúvida a convivência com um outro ser humano requer muita atenção e dedicação, é um aprendizado para compreender e regular as emoções, reconhece e lidar com os nossos e os sentimentos do nosso parceiro a modo que mantenha a saúde física e mental de um casal. Muitos casamentos passam por situações onde podem ocorrer uma grande interferência emocional, como nas etapas da chegada de um filho, como por exemplo um tratamento de esterilidade que exige uma inteligência e compreensão do casal por todo o processo e que sempre traz sentimentos de frustação e depressão a cada tentativa mal sucedida. 
 
4.Descrever os sintomas e os tratamentos para tensão pré-menstrual (TPM)? 
R: Sintomas podem incluir fadiga, ânsia por comida, dores de cabeça, inchaço e sensibilidade nos seios, oscilação de humor, choro fácil, dificuldade de memória e concentração e cólicas menstruais. O tratamento pode ser feito com acompanhamento médico através de controle hormonal. 
5. Identificar diversas causas de esterilidade masculina e feminina? 
R: Nos homens a causa mais comum é o número muito baixo de espermatozoide produzido no homem, nas mulheres pode ser falta de produção dos óvulos, óvulos anormais, doença de revestimento uterino, muco no colo pode impedir que os espermatozoides penetrem sendo uma das maiores causas em mulheres após 30 anos, a deterioração na qualidade de seus óvulos e bloqueios das tubas uterinas.
6. Como a idade influencia o desempenho no trabalho e as atitudes em relação a ele? 
R: Uma pessoa otimista percebe o fracasso como um contratempo devido a condições temporárias e são mais capazes de lidar com a rejeição. O jovem adulto, tem a inteligência emocional QE, que seria a capacidade de lidar com os próprios sentimentos e dos outros, ser otimista, ter motivação, empatia e competência emocional. O conjunto dessa inteligência emocional, (interpessoal – relacionamento eficiente e compreensão das pessoas) mais a (intrapessoal – autoconhecimento e gerenciamento) faz com que o profissional tenha um desempenho positivo no trabalho a ponto de ser promovido. 
7. A personalidade muda durante a idade adulta e, em caso afirmativo, como? 
R: Estudos baseados em traços (mentais, emocionais, temperamentais e comportamentais) afirmam que a personalidade muda muito pouco. A adaptação pode ocorrer em resposta a novas responsabilidades e demandas, eventos traumáticos ou transformações sociais.
 
8. O que é intimidade e como ela se expressa na amizade, na sexualidade e no amor? 
R: Intimidade é uma "experiência de proximidade, afetuosa e comunicativa". 
Na amizade, está rodeado de amigos faz a pessoa se sentir bem consigo mesmo, com uma sensação de bem-estar. Algumas são extremamente íntimas e favoráveis, porém outras podem ser marcadas por conflitos. 
No amor, é definido dependendo da sua forma cultural, com características do aceitável ou ideal, envolve o elemento emocional, à afetuosidade e à confiança. 
Na sexualidade, temos a paixão como o elemento motivacional, baseia-se em impulsos internos que traduzem a excitação fisiológica em desejo sexual. 
9. Por que algumas pessoas permanecem solteiras? 
R: Algumas pessoas não encontram o parceiro certo, outras desejam ser livres para correr risco e experimentar e fazer mudanças sem se preocupar de como sua busca da realização afetará outra pessoa. 
10. Como os homossexuais lidam com "assumir" sua condição? 
R: Devido à forte desaprovação da sociedade à homossexualidade, assumir a homossexualidade - o processo de revelar abertamente a orientação homossexual - costuma ser lento e doloroso. Pode ser uma experiência solitária, dolorosa e desconcertante. 
11. O que os adultos ganham com o casamento? 
R: Idealmente, ele oferece intimidade, amizade, afeição, realização sexual, companheirismo e oportunidade de crescimento emocional. Equilibrar intimidade com autonomia e estabelecer um relacionamento sexual satisfatório
12. Que padrões culturais cercam o ingresso no casamento? 
R: O casamento é diferente culturalmente, enquanto alguns acreditam que o amor seria o principal ingresso no casamento, outros acreditam que é através da tradição familiar que se baseiam o matrimônio. 
13. Quando a maioria dos adultos têm filhos? Como isso afeta um casamento? 
R: A maioria dos adultos tem filhos mais tarde pois passam os primeiros anos da idade adulta estudando e profissionalizando. A mudança de rotina e o aumento de responsabilidade emocional e financeira podem afetar no relacionamento de um casal. 
14. Por que alguns casais optam por não ter filhos? 
R: Por escolha no seu projeto de vida, existem pessoas que não estão prontas ou optam por não perder a “liberdade” da sua escolha de vida, focar na sua responsabilidade e escolha sem a obrigação e dependência. 
15. Como os adultos adaptam-se ao divórcio, ao novo casamento e ao papel de padrastos e de madrastas?
R: O divórcio pode trazer sentimentos de fracasso, de culpa, de hostilidade, depressão e desorganização do pensamento são comuns assim como o alivio e a esperança de um novo começo. A família reconstituída pode oferecer uma atmosfera carinhosa e acolhedora, porém traz uma preocupação especial com a transição para a condição de padrasto ou de madrasta, onde um conflito pode ser vivido pela criança que pode expressar no comportamento sentimento de perda e de insegurança. 
ESTUDO DIRIGIDO 2
1.Distinguir as teorias explicativas sobre o desenvolvimento do adulto jovem: teorias dos traços, normativas, Erick Erickson, mudanças de ocorrência de eventos
Teoria de traços – concentram-se em traços ou atributos mentais, emocionais, temperamentais e comportamentais. A personalidade adulta muda muito pouco e essas alterações podem ocorrer em resposta a novas responsabilidades e demandas, a eventos traumáticos ou a transformações culturais importantes. (Cinco fatores: Neuroticismo/instabilidade emocional, extroversão, abertura à experiência, escrupulosidade/realização e nível de socialização/relações sociais). 
Normativas – sequência de desenvolvimento relacionado com a idade que continua durante todo o ciclo de vida adulto. A personalidade não paralisa muda durante toda a vida adulta, são mudanças normativas no sentido de que são comuns e emergem em período sucessivos, marcadas por crises emocionais que preparam o caminho para um maior desenvolvimento. 
Erick Erickson – ele afirma que se jovens adultos não puderem ter um envolvimento pessoal profundo com outras pessoas, podem ficar isolados e absortos em si mesmos. Contudo, precisam também de um pouco de isolamento para pensarem sobre sua vida, à medida que vão resolvendo as demandas conflitantes de intimidade, de competividade e de distância, desenvolvem um senso de ética que Erikson considerava a marca do adulto. 
Mudança de ocorrência de eventos – o curso não depende somente da idade mas de alguns eventos que ocorrem na vida das pessoas, enfatiza modelo de diferenças individuais e contextuais, de acordo com as normas ou as expectativas de sua sociedadepara o momento apropriado de ocorrências dos eventos da vida. Eventos não-normativos (fora da época) e normativos (na época), exemplo idade para casamento, mudança da casa dos pais, maternidade, diferem de acordo com a sociedade e com a personalidade das pessoas. 
2.O que é tensão pré-menstrual e seus sintomas?
É um transtorno que envolve desconforto físico e tensão emocional durante uma ou duas semanas antes do período menstrual. Os sintomas podem incluir fadiga, ânsia por comida, dores de cabeça, inchaço e sensibilidade dos seis, mãos ou pés inchados, intumescimento do abdômen, náuseas, oscilações de humor e dificuldade de concentração ou memória. 
3.O que é conflito de lealdade e como pode desencadeá-lo nos filhos?
É quando uma criança que vive uma separação dos pais, pode criar uma rejeição do padastro ou da madastra por lealdade de um dos pais, como medo de magoar o sentimento deles. Esse conflito é desencadeado por uma separação turbulenta onde os pais zangados acabam ferindo um ao outro e as crianças acabam ouvindo o genitor ou padastro ou madastra insultando o outro. Quando há uma adaptação melhor com ambos os pais não há uma inserção dessa criança como “arma” para ferir o outro. 
4.O que é meia idade e quais as suas características?
Termo novo que começou a ser utilizado na virada do século XX, conceito socialmente construído com significado culturalmente atribuído. Fase onde é experimentado uma sensação mais intensa de sucesso e de controle de trabalho e nos relacionamentos sociais, consciência realística de suas limitações físicas e das forças externas incontroláveis. Fase onde mudanças fisiológicas são resultadas direto do envelhecimento biológico e da constituição genética, mas o acumulo de fatores comportamentais e de estilo de vida. Vivenciando a acuidade visual, auditiva gradual, sensibilidade gustativa e olfativa, sensibilidade ao tato, redução da força e da coordenação motora, dores e fadigas ocasionais ou crônicas, doenças cardíacas, perda óssea, menopausa, andropausa, estresses dentre outros. 
5.O que é estresse e seus efeitos
O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) a um evento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. A resposta ao estresse fica prejudicada com a idade, e podem aumentar a vulnerabilidade para doenças como hipertensão, cardíacas, derrames, úlceras. Prejudica a saúde indiretamente através de fatores de estilo de vida, dormindo menos, alimentar-se mal, beber e fuma mais dando pouca atenção à saúde. 
6.Explique a teoria de Carl Jung, Erick Erickson, Rogers e Maslow sobre a meia idade?
Modelos normativos 
Jung – Até os 40 anos o adulto se vê dedicado a suas obrigações familiares e com a sociedade, após, na meia-idade direcionam sua preocupação aos eus interiores, espirituais. Tarefas difíceis e necessárias são reconhecer a mortalidade, e abrir mão da imagem de juventude. 
Erickson – Geratividade é a preocupação de adultos maduros, perpetuando-se através da influência sobre os que virão. Necessidade de deixar legado, ensino, aconselhamento, estende-se ao mundo do trabalho e de outras esferas. A geratividade em cada uma das funções, familiares, profissional, cônjuge pode afetar o bem-estar de forma distinta. 
Modelos humanistas (escolha, criatividade e autorrealização)
Rogers – o funcionamento humano exige um processo constante e vitalício de colocar o self em harmonia com a experiência. 
Maslow – a autorrealização só pode ocorrer com a maturidade. 
7.Explique a teoria de ocorrência dos eventos
Relógio social – o desenvolvimento da personalidade depende da cultura, onde temos momentos de ocorrências de fatos importantes onde são vistos em ritmos diferentes dependendo do estilo de vida. Ex. casamentos, filhos, aposentadoria... 
8.O que é identidade de gênero? Pesquise mais na internet.
Identidade de gênero se refere ao gênero com que a pessoa se identifica. Faz referência a como nos reconhecemos dentro dos padrões de gênero estabelecidos socialmente.
Existem dois sexos, mulher e homem, e dois gêneros, feminino e masculino. Embora a maioria das mulheres se reconheça no gênero feminino e a maioria dos homens no masculino, isto nem sempre acontece. Falamos, então, de pessoas cujo sexo biológico discorda do gênero psíquico: são os travestis e transexuais, ou transgêneros.
9.Quais os fenômenos mais marcantes da meia idade em relação aos seus membros familiares? 
A transição para uma nova etapa de relacionamento entre pais, filhos e netos. Eles começam a perseguir seus próprios interesses enquanto usufruem das realizações dos filhos crescidos, é uma transição que traz alivio ou é difícil para pais que não se prepararam para isso. Outros fenômenos marcantes é o de se tornar avô/avó e o relacionamento com os irmãos que geralmente se fortalece.

Continue navegando