Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 2

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Avaliando Aprend.: CCJ0001_SM_201807129543 V.1 
	Aluno(a): JANAINA SANTOS SILVA
	Matrícula: 201807129543
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	07/10/2018 19:51:05 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201809895400)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ordem e progresso são questões fundamentais que norteiam a teoria Comtiana. Assim como na Europa, o positivismo teve grande influência no Brasil, sendo demonstrado em símbolos como nossa bandeira, nosso Hino. Deste modo é correto afirma que:
		
	
	O positivismo não teve relevância na formação do pensamento sociológico.
	
	O positivismo explicava a diversidade cultural no Brasil.
	
	O positivismo apenas é contextualizado na Europa.
	
	O positivismo apenas está no lema da bandeira.
	 
	O positivismo foi uma corrente que valorizava as ciência e exaltava a razão.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201809895345)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que "A comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação - essencialmente a internet e os meios de comunicação - porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto" (Adaptado de www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012). Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que...
		
	
	A revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
	 
	Os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
	
	A internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
	
	A consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
	
	Os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201809895151)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considere as seguintes afirmações: I. Durante o século XIX as potências europeias usaram o Darwinismo Social como justificativa para o Imperialismo capitalista II. O Positivismo era uma doutrina de característica psicológicas, filosófica e política que surgiu a partir do desenvolvimento do Iluminismo. III. O Darwinismo social é um dos elementos metodológicos da tríade conceitual materialista dialética, juntamente com o organicismo e o evolucionismo. IV. Organicismo compara a sociedade a um organismo vivo e considera os elementos constitutivos da sociedade como órgãos que devem contribuir para o equilíbrio e sobrevivência de todo o conjunto social. V . Evolucionismo social é uma teoria onde as sociedades são julgadas pelo seu nível de progresso, de desenvolvimento. São corretas as seguintes afirmativas:
		
	 
	II, III e IV
	 
	I, IV e V
	 
	I, II e III
	 
	I e III
	 
	II, III e V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201809896534)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A segunda metade do século XIX foi marcada por uma intensa contradição: de um lado o enriquecimento da classe burguesa e das potências capitalistas europeias e de outro as crescentes dificuldades da classe trabalhadora e a exploração de nações, principalmente na África e na Ásia. A invasão, a ocupação e a exploração de populações inteiras (na África e na Ásia) eram vistas como ações humanistas civilizatórias. Ou seja, o que europeus (ingleses, alemães, franceses, belgas etc.) estavam realizando era uma espécie de missão civilizatória. Levando desenvolvimento e civilidade a espaços dominados pelo atraso e pela barbárie. Neste contexto, a teoria darwinista passou a ser utilizada para explicar as distinções sociais, produzidas pelo próprio homem, como fenômeno natural. Desta forma, a ciência ajudava a afirmar que a primazia da Europa sobre outros povos explicava-se pelo fato de que sua civilização estava no topo da cadeia evolutiva. Este mecanismo de explicação chama-se darwinismo social. Esse contexto "equivocado" de superioridade racial pode ser relacionado ao:
		
	 
	Determinismo biológico.
	
	Etnocentrismo.
	
	Relativismo cultural.
	
	Determinismo geográfico.
	
	Evolucionismo industrial.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201809896541)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1ª Questão: (1.0 PONTO) marque com um X a questão correta. Os problemas sociais são do interesse da Sociologia porque são fenômenos sociais, isto é, fatos passíveis de observação e, portanto, de explicação cientifica. Problemas sociológicos, que dizer os problemas de explicação teórica do que acontece na vida social. Neste sentido, tanto o funcionamento fluente da família quanto a sua desorganização entram no campo de interesse também da Sociologia. Neste sentido é correto afirmar que quanto ao objetivo da Sociologia. ( RODRIGUES, 2003)
		
	 
	A ( ) É o Estudo objetivo das relações que surgem e se reproduzem, especificamente, com base na coexistência de diferentes pessoas ou grupos em uma sociedade mais ampla, bem como das instituições, normas, leis e valores conscientes ou inconscientes que essas relações tendem a gerar no seio do grupo.
	
	B ( ) As doutrinas sociais se baseiam nas observações dos fatos, mas em ideias sobre como a realidade presumivelmente é, ou, principalmente como a realidade deve ser. De uma doutrina não se exige a sua demonstração pelos fatos.
	
	C ( ) Não possui como teoria cientifica a explicação de algum fenômeno, ou conjunto de fenômenos, ou conjunto de fenômenos, com base na observação, direta ou indireta, dos fatos que a confirmam.
	
	D ( ) Tem no conhecimento cientifico a predominância do método dedutivo, baseado na observação dos fatos, comportando, porém, o concurso da dedução quando se trata de áreas pouco ou nada investigadas, nas quais não é possível avançar senão através de hipóteses formuladas dedutivamente.
	
	E ( ) Com a sociologia a ciência poderia avançar, sem o que permite o conhecimento cientifico, sendo este o diferencial de outras espécies de conhecimento.

Continue navegando