Buscar

ESTUDO DE CASO: Políticas Públicas para Jovens e Adultos Educação e Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO MÓDULO/FASE Módulo C – Fase I (2018) DISCIPLINAS Políticas Públicas para Jovens e Adultos Educação e Trabalho.
TEMA: A EJA tem peculiaridades que não podem ser esquecidas PROBLEMA Nas turmas de alfabetização da EJA, estão estudantes a partir de 15 anos de idade, homens e mulheres trabalhadores, idosos e idosas, donas de casa, pessoas que já frequentaram a escola e as que nunca frequentaram e mães que levam seus filhos pequenos porque não têm com quem deixá-los. Há os que sabem o nome e conhecem algumas letras e os que não assinam o próprio nome. Como organizar o trabalho em sala de aula tendo como princípio essa diversidade? 
QUESTÃO ORIENTADORA: Você é uma professora recém-formada e passou em um concurso público de uma rede municipal de ensino. No dia em que foi assumir a vaga, a única que “sobrou” para você foi uma turma da EJA. Sabendo dessa heterogeneidade da turma da EJA, como planejar uma aula que contemple essa diversidade? Que atividades devem ser levadas em conta no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem, da leitura, da escrita?
RESPOSTA:
Para toda e qualquer turma o profissional tem que ser dinâmico e versátil, pois dessa maneira o profissional da área conseguirá além de passar conteúdo, passar valores para cidadãos na sociedade.
Nesse sentido, com essa categoria citada devem - se promover atividades dinâmicas a fim de promover atividades de integração que posteriormente irão levar ao desenvolvimento da linguagem, da leitura, da escrita.

Mais conteúdos dessa disciplina