Buscar

trabalho estagio supervisionado 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÉTICA NA ENGENHARIA CIVIL.
Trabalho sobre Ética na engenharia civil, 
bem como, de um modo geral contempla ética 
profissional e conduta do engenheiro. 
Todo profissional deve-se ter ética em seus atos, para um bom desenvolvimento no que lhe foi proposto e obter respeito em sua carreira. 
A palavra ética na sua origem grega significa “costume, comportamento”. O Ethos fala sobre terra firme, terra onde nascem os atos humanos. O Ethos significa “caráter”. Diríamos que a ética é um grupo de normas, princípios ou formas de pensar que guiam, ou ajudam a guiar, as ações de um grupo em particular. A ação ética se apoia então na intencionalidade da ação, na relação da consciência consigo mesmo, na integridade do ser humano, perante seus semelhantes. Em toda profissão deve-se haver ética, na engenharia civil não seria diferente.
A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce 
sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de 
conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores. 
Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos. Logo, é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação (formação) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.
A engenharia civil é umas das atividades econômicas que mais interfere, direta ou indiretamente, no cotidiano da nossa sociedade. Ao mesmo tempo em que mantém aspectos regionais e individuais, a engenharia civil é globalizada. Equipamentos, técnicas e materiais são parecidos em qualquer parte do mundo. Já os profissionais de engenharia civil, estes merecem uma abordagem especial.
Espera-se que este profissional esteja pautado em fundamentos éticos de uma conduta mínima necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia civil.
A ética, neste contexto, é o melhor instrumento para promover a proteção social e de valorização desta profissão. Espera-se que o profissional de engenharia civil participe da construção social em prol de uma melhor orientação ao comportamento humano. Este profissional também deve criar um pacto profissional, de um acordo crítico coletivo em torno das condições de convivência e relacionamento, visando uma conduta profissional cidadã.
Como está escrito no Código de Ética do Engenheiro: “...A profissão é praticada através do relacionamento honesto, justo e com espírito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatários, beneficiários e colaboradores de seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição...”
Como pode-se ver, o papel do engenheiro civil vai muito além de realizar projetos e executar obras para atender demandas do mercado. Este profissional, às vezes tão mal recompensado e compreendido, tem um papel de ajudar o desenvolvimento da sociedade e garantir, através da sua postura ética e de sua imagem pública, a construção de um modelo cidadão.
Diante de tantas notícias sobre a falta de ética na profissão, o engenheiro civil precisa repensar seu papel não só como profissional, mas também como cidadão que é, e que está à procura de uma sociedade melhor para si.
Vivemos em um país onde a desonestidade e a falta de ética vem ganhando força, temos que conviver com pessoas corruptas e desrespeitosas com a sociedade. Porém não podemos nos deixar levar por essa má fase, devemos fazer a diferença agindo com ética e assim fazendo nossa parte perante todos. Esclarecendo o profissional de engenharia está constantemente exposto a dilemas morais devido à concorrência excessiva do mundo competitivo, e o processo de crescimento atual em especial em nosso país.
CONCLUSÃO:
Ética, sendo na engenharia civil ou qualquer outro campo da engenharia é o conjunto de 
normas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. 
.
REFERENCIAL:
https://www.linkedin.com/pulse/o-papel-%C3%A9tico-do-profissional-de-engenharia-civil-erico-archeti
http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-etica.htm 
https://www.eecis.udel.edu/~portnoi/academic/academic-files/ethicsineng.html

Outros materiais