Buscar

contaminação química

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal do paraná
Contaminação Química
Elaboradores: Kelly Uniat, Miguel Rigoni e Rayane Costa.
Definições:
Perigo: “São agentes, substâncias ou materiais, de origem biológica, química ou física, que possam causar agravos á saúde ou dano ao consumidor. Os perigos são também conhecidos como contaminantes.” (Anvisa, 2014)
Contaminante: Qualquer substância num ambiente ao qual não pertença que causa problemas á saúde, a segurança ou para o bem-estar da população. Uma alteração nociva da pureza ou das condições normais de uma coisa ou de um meio por agentes químicos, físicos ou biológicos.(LOUREDO, Paula.2014)
Perigo para qualidade: “Relaciona-se aos perigos que possam representar o não atendimento às especificações e requisitos do cliente ou relativo a uma legislação vigente.”( PROFETA, Rogerio & SILVA, Simone. 2005)
Contaminação química:
São substâncias tóxicas que, ao estarem presentes no alimento, podem causar dano ao consumidor. São exemplos de contaminação química inseticidas, os detergentes, os metais pesados, os medicamentos, os corantes e os aditivos (não-autorizados) entre outros.(Anvisa, 2014)
Solução 1: Conferir as embalagens e visualizar se possui o selo de qualidade e garantia da Anvisa.
Solução 2:Procurar alimentos de origem confiável e preferir alimentos orgânicos.
Solução 3: Manter produtos de limpeza e comidas em dispensas separados e manter identificadas potes e utensílios na cozinha e não reutilizar recipientes de produtos de limpezas.
Solução 4: Não utilize produtos clandestinos, pois não há garantias de que funcionem adequadamente e, em alguns casos, podem ser mais tóxicos. E não utilizar substâncias com odor nas áreas de preparação e armazenamento de alimentos.
Solução 5:Não utilize o mesmo ambiente de cozinhar e simultaneamente mexer com produtos químicos.
Referências:
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cartilha sobre Boas práticas de manipulação e serviços da alimentação. Ministério da saúde Secretária de atenção da saúde. 3 ed. Brasília e Ministério da sáude, 2014.
LOUREDO, Paula. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/contaminacao-alimentos.htm Acesso em: 27 de fevereiro 2015.
PROFETA, Rogerio & SILVA, Simone. APPCC – Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle na Empresa de Açúcar. Porto Alegre, Brasil, 2005.
RIEDEL, Guenther. Controle Sanitário dos Alimentos.
SILVA JR., Eneo Alves. Manual Higiênico Sanitário em Serviços de Alimentação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando