Buscar

Riscos na Internet

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Riscos na Internet:
dos Crimes virtuais praticados nas redes sociais. 
Antônio Lúcio 
Carlos Eduardo
Jamilly Aleixo 
Leila Mendes 
Tem por objetivo, estudar e elencar as condutas ilícitas de Usuários mal intencionados que fazem uso indevido da internet para tirar proveito próprio ou para outrem. Abordar, acerca de certas dúvidas e questionamentos concernentes a uma das mais novas modalidades de prática criminal, conhecida também como “CRIMES CIBERNÉTICOS”
QUAL OBJETIVO DESSE ESTUDO? 
É uma sociedade cooperativa que forma uma comunidade virtual, estendendo-se de um extremo a outro do globo. Como tal, a internet é um portal para o espaço cibernético, que abrange um universo virtual de ideias e informações. (EDDINGS, 1994). Usada para fins domésticos, profissionais, entre outros, a grande rede contempla uma infinita gama de possibilidades diferenciadas para seu uso
No entanto, dentro dessas possibilidades, está uma que infelizmente vem crescendo de forma assombrosa, vitimando muitas pessoas das mais variadas maneiras.
O QUE É INTERNET 
Ofensas virtuais 
Furto de dados 
Falsa identidade
Falsidade ideológica
Pedofilia
Pirataria
Direito autoral 
Spam
Quais os tipos de risco que a internet oferece ao usuário? 
Com 94,2 milhões de pessoas utilizando a internet no Brasil e 45% delas usando redes sociais diariamente, não é difícil imaginar que algumas pessoas vão achar estratégias para praticas de crimes virtuais 
CRIMINALIDADE NA REDE
Quase 80% dos jovens com acesso à internet mantêm perfil em redes sociais:
Entre as crianças e os adolescentes brasileiros que acessam a internet, 79% mantêm perfis em redes sociais, segundo estudo divulgado hoje (6) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil, feita entre setembro de 2013 e janeiro deste ano, ouviu 2.261 usuários com idades entre 9 e 17 anos, em todo o território nacional. 
Do Perfil Dos Usuários. 
Uma ofensa ocorre quando alguém pratica um ato que afeta diretamente a honra de outra pessoa, seja no âmbito pessoal ou profissional. É claro que há liberdade de expressão, mas seu limite é justamente o do crime ou o ilícito civil conhecido como abuso de direito. Logo, dizer que não gosta de alguém é uma coisa, já dizer que odeia a pessoa, associar a mesma a foto de um animal, colocar som, espalhar isso pela internet, gerando sua ridicularização, já implica a prática do crime.
Das Ofensas Virtuais 
Dos crimes contra a honra, assim tipificados pelo código penal brasileiro:
Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime;
Difamação: Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação
Injúria: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro 
 
Dos Crimes De Ofensa
Cyberbullying: 
É uma versão do bullying com agressão verbal e escrita por meio eletrônico, através do celular e do computador, a vítima recebe mensagens ameaçadoras, conteúdos difamatórios, imagens obscenas, palavras maldosas e cruéis, insultos, ofensas, extorsão, etc. numa dimensão poderosa onde o número de espectadores na internet pode alcançar, em segundos milhões de usuários.
Dos Crimes De Ofensa.
Mobilebullying:
Diz respeito a qualquer perseguição, causada com o uso das novas tecnologias telefonia móvel (celular). Hoje os celulares possuem SMS (mensagens de texto) e (torpedos), transmissão por Infra-vermelho, Bluetooth (serviço que permite a troca de informações entre os aparelhos de celular, sem uso de créditos), filmadora e máquina fotográfica.
Dos Crimes De Ofensa.
O crime virtual é bem jurídico protegido. É a conduta que atente contra o estado natural dos dados e recursos oferecidos por um sistema de processamento de dados, seja pela compilação, armazenamento ou transmissão de dados, na sua forma, compreendida pelos elementos que compõem um sistema de tratamento, transmissão ou armazenagem de dados, ou seja, ainda, na forma mais rudimentar. 
Proteção Legal 
 A Lei 12.965 de 2014, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, tais como: 
disciplina do uso da internet no Brasil tem como fundamento o respeito à liberdade de expressão;
a pluralidade e a diversidade
 garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal; 
inviolabilidade da intimidade e da vida privada, sua proteção e indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
Proteção Legal 
é necessário ter muita cautela ao 
clicar em links na internet. O cuidado de digitar você mesmo o endereço da rede social no browser evita clicar em links duvidosos que reencaminham o usuário para outro site. Além disso, ser seletivo na hora de aceitar amigos nas redes socais garante que as suas informações só serão compartilhadas com quem o internauta realmente conhece. Afinal, saiba que, com raras exceções, tudo o que é publicado nas redes sociais acaba ficando disponível permanentemente na internet para os contatos.
COMO SE PROTEGER?
Procure ser educado e cordial também na hora de publicar ou comentar algo na internet;
Evite colocar endereço, telefone, nome da escola e nome completo;
Muito cuidado ao divulgar seus desejos, segredos e sonhos. Sua intimidade é muito valiosa, cuide bem dela;
Pense muito bem antes de publicar algo na internet;
Cuidado com as fotos que posta, elas podem ser modificadas e usadas contra você. Não coloque fotos com uniforme da escola ou algo que possa indicar onde estuda;
 Jamais aceite convite de encontro presencial com quem não conhece;
- Uma vez publicado, tudo pode ser gravado por outros e voltar ao ar.
A Safernet Brasil Oferece Algumas Sugestões: 
http://www.cgi.br/noticia/79-das-criancas-e-adolescentes-brasileiros-que-usam-internet-possuem-perfil-nas-redes-sociais/10060.
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9962&revista_caderno=17.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-08/quase-80-dos-jovens-com-acesso-internet-mantem-perfil-em-redes-sociais
http://www.safernet.org.br/site/noticias/saiba-como-proteger-crian%C3%A7-adolescentes-dos-perigos-internet.
Referências

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais