Buscar

Roteiro - ossos do membro superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRN – CENTRO DE BIOCIÊNCIAS – DMOR - ANATOMIA HUMANA
Roteiro de Anatomia Humana
OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR
Cíngulo do Membro Superior
Escápula
Osso plano ou irregular que constitui junto com a clavícula o cíngulo do membro superior. Formado por uma placa óssea muito fina, com uma face anterior côncava, seguindo a curvatura do tórax, chamada de face costal e uma face dorsal, convexa. A face costal é constituída quase totalmente por uma fossa denominada fossa subescapular. Já a face dorsal é recortada pela espinha da escápula, elevação que segue em sentido lateral se projetando numa estrutura chamada acrômio, que se articula com a clavícula. Inferior a espinha da escápula está a fossa infra-espinal e superior a ela a fossa supra-espinal. A escápula tem uma forma triangular com 3 ângulos: superior, um inferior e um lateral e 3 margens: medial, lateral e superior. No ângulo lateral da escápula está a cavidade glenóide que se articula com a cabeça do úmero, e uma projeção em forma de gancho chamada processo coracóide que tem função de inserção muscular.
Clavícula
Classificado como osso longo, a clavícula tem um formato de um S deitado, cuja curvatura convexa anteriormente é medial e a concavidade é lateral, acompanhando o formato do tórax.
As epífises da clavícula são chamadas de extremidade esternal e extremidade acromial. Identifique-as e veja as diferenças. A clavícula é levemente achatada súpero-inferiormente, sendo sua superfície inferior mais acidentada que a superior.
Osso do braço
Úmero
Osso longo cuja epífise proximal se articula com a escápula através da cabeça do úmero. Na base da cabeça do úmero está o colo anatômico. Anteriormente e lateralmente à cabeça do úmero estão os tubérculos menor e maior, respectivamente.
A epífise distal é achatada ântero-posteriormente e larga. Possui 2 superfícies articulares, o capítulo para o rádio e a tróclea para a ulna. Na face anterior, acima do capítulo, encontramos a fossa radial e ao seu lado a fossa coronóidea. Na face posterior há uma grande cavidade chamada fossa do olécrano. 
Ossos do antebraço
Ulna
Osso longo e medial do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e rádio, e distalmente somente com o rádio.
A epífise proximal é mais larga e tem a forma de uma chave de boca, onde o gancho superior é o olécrano, a projeção anterior é o processo coronóide e a boca é a incisura troclear. Ao lado do processo coronóide encontra-se a incisura radial da ulna. Com que parte do úmero a ulna se articula?
A epífise distal é menor e representada pela cabeça e processo estilóide da ulna, palpável medialmente e posteriormente. 
Rádio
Osso longo e lateral do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e ulna e distalmente com a ulna e os ossos do carpo.
Epífise proximal é a cabeça do rádio. Com que parte do úmero o rádio se articula?
A epífise distal é mais larga e apresenta a incisura ulnar do rádio e o processo estilóide do rádio, palpável lateralmente. Observe como se articulam o rádio e a ulna. 
Ossos da mão
Carpo: 8 ossos curtos divididos em 2 fileiras:
Fileira proximal – escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme.
Fileira distal – trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
Que ossos do carpo entram na formação da articulação do punho (rádio-cárpica)?
Metacarpos: 5 ossos longos – I, II, III, IV e V. Bases e cabeças.
Dedos: 14 ossos longos – Falanges proximal, média e distal nos 4 dedos mediais e falanges proximal e distal no polegar.
Dedos: Polegar, indicador, médio, anular e mínimo.

Outros materiais