Buscar

Roteiro de músculos do membro inferior

Prévia do material em texto

UFRN – CB – DMOR – Anatomia Humana
Roteiro de Músculos do Membro Inferior
		Os músculos do membro inferior podem ser divididos em músculos do quadril, músculos da região glútea, músculos da coxa, músculos da perna e músculos do pé. 
		Quadril
		Conjunto de músculos presentes dentro do quadril e que movem a coxa. Os músculos ilíaco e o psoas maior se juntam e formam o m. íliopsoas que é o principal músculo a fazer a flexão da coxa. Nesta região ainda existe o m. psoas menor.
		Região Glútea
		Músculos localizados na parte posterior do quadril. Dentre eles se destacam os músculos glúteos máximo, médio e mínimo, que formam a eminência glútea. No geral promovem a abdução e extensão da coxa. Esta eminência é outra área propícia à injeção intramuscular. Como é dada a injeção intramuscular na iminência glútea?
		Profundo ao m. glúteo máximo está um conjunto de músculos menores do glúteo que trabalham na rotação da coxa. De superior para inferior estão os músculos piriforme, gêmeo superior, obturador interno, gêmeo inferior e o quadrado da coxa. Profundo ao quadrado da coxa está o tendão do m. obturado externo.
		Coxa
		Divididos em região anterior, medial e posterior. Fazendo parte dos músculos da região anterior está o m. tensor da fáscia lata que fica lateral na coxa. O músculo mais superficial da face anterior da coxa é o mais longo músculo do corpo chamado m. sartório, também conhecido como costureiro. Profundo a está o músculo quadríceps da coxa, o mais volumoso músculo do corpo. O quadríceps trabalha na flexão da coxa e principalmente na extensão da perna. Quais as porções do quadríceps? Por ser tão volumoso, o quadríceps também é uma área propícia a receber injeção intramuscular. Como é dada a injeção no quadríceps?
		Na região medial os músculos têm a função de fazer a adução do membro inferior, representados principalmente pelo conjunto de 3 músculos adutores (longo, curto e magno), pelo m. grácil e pelo m. pectíneo enquanto os músculos da região posterior são 3 e fazem extensão da coxa e tronco, e flexão da perna. São eles os músculos semintendíneo e semimenbranáceo medialmente e bíceps femoral posteriormente,
		Perna
		A perna é dividida em regiões anterior, lateral e posterior.
		Os músculos da região anterior promovem a inversão, a flexão dorsal do pé e a extensão dos dedos. Nesta região encontramos os músculos tibial anterior, extensor longo dos dedos e profundamente o m. extensor longo do hálux. Os músculos da região lateral são os músculos fibulares longo e curto e promovem principalmente a eversão do pé. Na região posterior os músculos promovem principalmente a flexão plantar do pé e flexão dos dedos. Superficialmente está o m. tríceps sural, conhecido como panturrilha. Quais as 3 porções do tríceps sural? Este músculo tem o tendão mais forte do corpo, o tendão calcâneo. Superiormente, o tríceps mais os músculos da parte posterior da coxa formam os limites de uma cavidade chamada fossa poplítea que fica atrás do joelho. Próximos a fossa poplítea temos o m. poplíteo e o m. plantar delgado. Ambos tem uma fraca ação, mas o m. poplíteo ajuda a "destravar" o joelho. Profundamente ao m. tríceps sural está o m. flexor longo do hálux lateralmente, o m. flexor longo dos dedos medialmente e entre eles o m. tibial posterior.
		Pé
		O pé é dividido em dorso e planta. O dorso é pobre em músculos. Os músculos da planta do pé são divididos em 4 camadas e promovem principalmente os movimentos do hálux e do dedo mínimo. A primeira camada (mais superficial) é composta pelo m. abdutor do hálux medialmente, m. abdutor do dedo mínimo lateralmente e m. flexor curto dos dedos entre eles. A segunda camada é composta pelos músculos quadrado plantar e lumbricais. Na terceira camada estão os músculos flexor curto do hálux, adutor do hálux e flexor curto do dedo mínimo. A quarta e mais profunda camada é constituída pelos músculos interósseos dorsais e plantares.

Continue navegando