Buscar

ativ 32976

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.
OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01
Com suas palavras faça uma análise setorial do agronegócio, observando os três setores.
Ao meu ver, o agronegócio brasileiro e principalmente do Mato Grosso em especial é um setor que vem prosperando a cada dia, com seguridade e rentabilidade em diversos setores de produção. Contamos com climas diversificados, chuvas regulares, energia solar, água disponível com terras agricultáveis e férteis de alta produtividade.
Com grandes extensões de áreas que não foram exploradas e que dispõe de tecnologia de produção e de eficiências técnicas de qualidade. O setor do agronegócio é um setor moderno, eficiente e competitivo no cenário internacional que nos favorece evoluir e consequentemente se desafiar perante os problemas e seus desafios do setor do agronegócio da região noroeste mato-grossense. 
O agronegócio está dividido em 3 grandes setores:
 Setor de suprimentos agropecuários (insumos): Esse setor fornece para a agricultura a parte que cabe para produzir como máquinas, insumos, fertilizantes, crédito, combustíveis, etc.
Setor de produção agropecuária: Esse setor abrange o que vai ser plantado como a grande força brasileira do momento que é a soja, milho, laranja, cana-de-açúcar, café, fumo, entre outras culturas.
Setor de processamento de manufaturas: Esse setor abrange as empresas que processam os produtos, ou seja, as indústrias. Esses setores devem trabalhar em conjunto pois um depende do outro, para se manterem firmes no mercado.
Descreva algum impacto ambiental que você observou na região onde reside.
A remoção da vegetação nativa dos cerrados para implantação de lavouras e de pastagens. E penso que existem poucas áreas de reservas florestais, áreas desprotegidas de beiras de rios, riachos, poucas áreas de APP/RL e uma falha no aterro sanitário da cidade onde resido.
Quais são os principais determinantes para a adoção ou não de tecnologia sustentáveis no agronegócio.
Existe resistência a muitas práticas de gestão ambiental, porque elas são complexas e requerem detalhado entendimento dos processos físicos. 
Estratégias ambientais requerem grandes mudanças nas práticas agropecuárias, as quais podem não ser compatíveis com os objetivos pessoais.
Apesar de práticas ambientais proporcionarem benefícios econômicos para toda sociedade, elas podem não ser economicamente vantajosas para o produtor individual.
Novas tecnologias ambientais possuem elevados custos sob a forma de maquinários, sementes e preparo de solo. A falta de infraestrutura física e social na região podem também criar barreiras a adoção.
Além disso, é comum existir um período de transição no qual se espera uma queda na renda até que o novo sistema se estabeleça.
Descreva algumas tecnologias agrícolas sustentáveis
Cobertura morta: É uma camada fina sobre o solo, cuja composição pode incluir grama seca e resíduos de culturas. Trata-se de uma técnica importante para melhorar o micro clima do solo, bem como enriquecer sua vida, estrutura e fertilidade. Permite conservar a umidade do solo, reduzir o crescimento do mato, prevenir danos causados pela irradiação solar e chuvas fortes (controle da erosão), e diminuir a necessidade da aração. 
Rotação de cultura: A rotação de cultura é uma técnica que reduz os riscos de infestação de pragas e de certas doenças (ferrugem asiática), contribuem para manter a estrutura física, ajudam a reduzir a erosão e, em consequência melhoram a fertilidade do solo.
Controle biológico: Os patógenos são combatidos pelos seus predadores naturais, tais como, pássaros, aranhas, ácaros, fungos, vírus ou plantas (controle de mato).

Outros materiais