Buscar

Genichi Taguchi

Prévia do material em texto

Genichi Taguchi 
Biografia: Genichi Taguchi - Nasceu em 1924 em Takamachi, no Japão. 
Como Deming contribuiu para a qualidade?
Desenvolveu uma metodologia para melhorar a qualidade e reduzir custos, que ficou conhecida nos Estados Unidos como Métodos de Taguchi. A filosofia de Taguchi é relativa a todo o ciclo de produção desde o design até à transformação em produto acabado. Ele define a qualidade em termos das perdas geradas por esse produto para a sociedade. Essas perdas podem ser estimadas em função do tempo que compreende a fase de expedição de um produto até ao final da sua vida útil. São medidas em dólares de forma a permitir que os engenheiros comuniquem com os não especialistas através de uma linguagem comum.
Para Taguchi, a chave para reduzir as perdas não está na conformidade com as especificações, mas na redução da variância estatística em relação aos objetivos fixados. Na sua opinião, a qualidade e o custo de um produto são determinados em grande medida pelo seu design e pelo seu processo de fabricação. 
Destaca-se: Em termos gerais há quatro conceitos de qualidade atribuídos a Taguchi:
A qualidade deve ser incorporada no produto desde o início e não através das inspeções. Os melhoramentos devem ocorrer na fase de desenho de um produto ou processo e continuar durante a fase de produção. A falta de qualidade não pode ser melhorada através da tradicional inspeção.
Atinge-se melhor a qualidade minimizando os desvios em relação as metas. O produto deve ser desenhado de forma robusta e imune aos fatores ambientais não controláveis. Devem ser especificados os valores para os parâmetros críticos e assegurado que a produção satisfaz essas metas com o mínimo desvio.
A qualidade não deve ser  baseada no desempenho ou características do produto. Isso faz variar o seu preço e/ou mercado, mas não a qualidade. O desempenho e as características do produto podem estar relacionados com a qualidade, mas não são a base da qualidade. Pelo contrário o desempenho é uma medida das capacidades do produto.
Os custos da qualidade devem ser medidos em função dos desvios do desempenho do produto. Isto inclui custos do retrabalho, inspeção, garantias, devoluções e substituições.
Referencial Bibliográfico:
https://www.infoescola.com/biografias/william-edward-deming/
http://www.portal-administracao.com/2014/06/os-14-principios-de-deming-analise.html
http://blog.qualidadesimples.com.br/2015/11/23/conheca-william-edwards-deming-pai-da-evolucao-na-qualidade/
http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/gurus/66-joseph-m-juran
https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/09/17/a-trilogia-de-joseph-juran/
https://www.infoescola.com/biografias/joseph-juran/
https://www.portal-gestao.com/artigos/6940-joseph-m-juran-o-evangelista-da-gest%C3%A3o-da-qualidade.html
http://www.blogdaqualidade.com.br/gurus-da-qualidade-philip-crosby/
https://historia-biografia.com/phil-crosby/
https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/07/01/genichi-taguchi/
https://www.fm2s.com.br/taguchi-design-robusto-seis-sigma/
https://historia-biografia.com/genichi-taguchi/

Continue navegando