Buscar

Exercicios Extensoes de Hardy-Weinberg

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01- Cerca de uma criança em 10000 nasce com fenilcetonúria. Essa característica é devida a um gene recessivo a. Que proporção da população normal é portadora desse gene?
02- Supondo que, em uma população teórica em equilíbrio, 16% dos indivíduos são míopes e o restante tem visão normal, qual a freqüência dos genotipos para esse caráter nessa população, sabendo-se que a miopia é determinada por gene recessivo?
O sistema sanguíneo ABO é determinado por três alelos IA, IB e i. Numa população de 300 africanos, as frequências dos alelos IA, IB e i foram respectivamente, 0,03; 0,01 e 0,96. Considerando o equilíbrio de Hardy-Weinberg, que porcentagem da população espera-se em cada classe fenotípica?
Uma amostra de 100 indivíduos de Curitiba foram genotipadas quanto ao sistema sanguíneo ABO e constatou-se que 39 pessoas eram do grupo A, 11 do grupo B, 3 do grupo AB e 47 do grupo O. Estime as frequências genotípicas e alélicas nessa população e se a mesma está em equilíbrio de H-W.
Uma característica recessiva ligada ao X atinge um em cada 10000 homens. Quantas mulheres serão portadoras do alelo (heterozigotas) em uma população de 50000 pessoas?

Outros materiais