Buscar

Determinação da concentração de uma solução de HCl por titulação potenciometrica com uma solução NaOH 0,1 eqg/L

Prévia do material em texto

Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC/CENTEC
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Departamento de Química
Química Industrial
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL
Determinação da concentração de uma solução de HCl por titulação potenciometrica com uma solução NaOH 0,1 eqg/L
Nomes: Agnes de Lima Alves Nº 01
 Dayane Alves de Freitas 07
 Fabrício Dantas da Silva Durval 10		
 Igor Henrique Santos Gomes 15
Turma: 3º de Química
Professora: Valéria Bruno
Data de execução: 12/11/2015
Data de Entrega: 19/11/2015
Contagem, Novembro - 2015
RESUMO
INTRODUÇÃO
Titulação potenciométrica é um método volumétrica em que o potencial entre dois eléctrodos é medido (eléctrodo de referência e indicador) como função do volume do reagente adicionado.
As titulações potenciométricas são preferidas às titulações manuais, pois são mais precisas. São também mais facilmente adaptáveis a automação, onde sistemas de titulação automáticos podem processar volumes de amostra maiores com o mínimo de envolvimento do analista.
A titulação potenciométrica é um meio útil de caracterização de um ácido. O pH de uma solução é medido em função da quantidade de titulante adicionado. A mudança de pH é pequena até ao ponto final onde existe um ponto de mudança. A força de um ácido ou base determina o ponto de mudança. O ponto final é encontrado pelo gráfico de pontos e determinação da localização súbita do pH.
A titulação potenciométrica acontece quando um eletrólito é medido usando um analito. Esta medida é conseguida usando dois eléctrodos, um eléctrodo indicador e um de referência. Os dois eléctrodos juntos formam meia célula que segura o potencial elétrico. O cálculo final ou conclusão é a gota que ocorre quando o teste está completo entre os eléctrodos indicador e de referência.
Qualquer Titulação ácido-base pode ser realizada potenciometricamente. Dois eléctrodos, após calibração [relacionar potencial, em milivolts (mV) com um valor de pH] estão imersos numa solução do analito. Um é um eléctrodo indicador, seletivo para H3O + e outro um eléctrodo de referência estável. A diferença de potencial, que, após a calibração é pH, é medida após a adição sucessiva de incrementos conhecidos de ácido ou base titulante.
Quando é feita uma titulação potenciométrica, o interesse é focado sobre alterações na emf de uma célula eletrolítica quando um titulante de concentração conhecida é adicionado a uma solução do desconhecido. O método pode ser aplicado a todas as reações titrimétricas desde que a concentração de pelo menos uma das substâncias envolvidas possa ser seguida por meio de um eléctrodo indicador adequado. A curva de titulação pode ser seguida ponto por ponto, traçando como ordinante, sucessivos valores de célula emf (pH) vs. o correspondente volume de titulante adicionado.
OBJETIVO
Realizar titulação acido-base por meio da titulação potenciometrica
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
Reagentes
PROCEDIMENTO
RESULTADOS
CÁLCULOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Possíveis fontes de erro associadas aos experimentos realizados são: 
Deve-se atentar a estabilização e calibração previa do potenciômetro 
Erro no preparo de solução;
Erros à leitura dos diversos aparelhos volumétricos (como pipeta, bureta e proveta) , pois uma leitura sendo realizada por duas pessoas não será concordante, já que cada um tem o seu critério para realizar interpolações entre as marcas da escala, e até uma pessoa lendo o mesmo instrumento diversas vezes pode obter leituras diferentes;
 a tomada de alíquota (paralaxe); 
a lavagem não eficiente do eletrodo de vidro, necessária à realização de medidas consecutivas; 
o erro de leitura inerente ao próprio aparelho (eletrodo combinado de vidro);
 perda de reagente durante a manipulação (retenção de gotículas no interior da bureta).
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
[1 http://pt.slideshare.net/Dorindasilva/titulao-potenciomtrica<Acessado 18/11/2015>
[2] http://www.mtbrandao.com/editorial/arquivo/titulacao-potenciometrica/ <Acessado 18/11/2015>
[3]

Continue navegando