Buscar

Neutrófilos: Função e Possíveis Alterações

Prévia do material em texto

Neutrófilos
·	 Os neutrófilos são produzidos na medula óssea por um processo de diferenciação celular chamado ganulocitopese, neste processo, que dura aproximadamente 11 dias, as células indiferenciadas, os mioloblastos, começam a sofrer modificações citoplasmáticas caracterizadas pela síntese e deposição de proteínas nos grânulos específicos e azurófilos.
·	 Os neutrófilos são os mais abundantes leucócitos no sangue. Nos tecidos, exercem a sua função primária de englobar e digerir micro-organismos invasores. Esse processo é conhecido como fagocitose. Em uma lesão tecidual causada por bactérias, traumatismo, substâncias químicas, calor ou outros fatores, os tecidos lesados liberam substâncias que provocam as alterações denominadas “inflamação”. Durante o processo da inflamação, os neutrófilos são atraídos pelos produtos químicos dos invasores e migram em grandes quantidades para a área afetada.
·	 Na resposta imune inata os neutrófilos e os macrófagos possuem receptores, que são moléculas de proteínas, para reconhecer inúmeros antígenos e microorganismos. Enquanto as células NK, também possuem estes receptores, mas reconhecem as células com alterações (tumorais) ou com infecções virais. Os neutrófilos e os macrófagos possuem receptores, que são moléculas de proteínas, para reconhecer inúmeros antígenos e microorganismos. 
 Os neutrófilos e macrófagos quando encontram um antígeno e/ou microorganismo, se ligam por meio dos receptores, englobando o antígeno e/ou microorganismo por um processo chamado fagocitose 
·	 Os neutrófilos possuem formato arredondado e possuem núcleos multilobados formados por dois a cinco lóbulos ligados entre si por pontes de cromatina; quando jovem, a célula apresenta um núcleo em forma de bastonete curvo.
 O citoplasma dos neutrófilos apresenta grânulos azurófilos (primários) e específicos (secundários). Enquanto os grânulos primários ou Neutrófilo Bastão ou Bastonete neutrófilo jovem com núcleo em forma de bastão curvado, os grânulos específicos ou Neutrófilo segmentado ou neutrófilo maduro com núcleo dividido em lóbulos (2 a 5 lóbulos) e citoplasma com granulações finas. É o leucócito que se apresenta em maior quantidade no sangue (40 a 80%). Neutrófilos (bastões e segmentados) possuem propriedades de defesa contra bactérias e fungos por quimiotaxia e fagocitose.
 Quando são observados ao microscópio eletrônico, os grânulos azurófilos são maiores e mais elétron-densos quando comparados aos grânulos específicos. Por ser uma célula em estágio tardio de diferenciação e realizar pouca síntese proteica.
Possíveis alterações
 Em relação aos neutrófilos, o hemograma ou o leucograma poderão indicar:
·	1. Neutrófilos altos
 Os valor de neutrófilos alto, também conhecido como neutrofilia, pode surgir em caso de estresse, exercício físico exagerado, uso de medicamentos com adrenalina, mas especialmente em caso de situações como:
Infecções;
Desordens inflamatórias;
Diabetes;
Uremia;
Eclâmpsia na gravidez;
Necrose hepática;
Leucemia mielóide crônica;
Policitemia, pós-esplenectomia;
Anemia hemolítica;
Hemorragia;
Queimadura;
Choque elétrico;
Câncer.
 Assim, caso o valor dos neutrófilos esteja elevado, o médico pode pedir outros exames de diagnóstico para identificar corretamente a causa e iniciar o tratamento adequado.
·	2. Neutrófilos baixos
A neutropenia, ou a baixa concentração de neutrófilos, ocorre quando existem situações como:
Anemia aplástica, megaloblástica ou ferropriva;
Leucemia;
Hipotiroidismo;
Cirrose.
 Os bebês com menos de 3 meses de idade têm pouca quantidade de neutrófilos, por isso, em caso de infecções graves é possível que seu exame de sangue indique neutrófilos baixos ao invés de altos. Crianças com síndrome de Down também tendem a apresentar neutrófilos baixos sem que exista algum problema de saúde.

Continue navegando