Buscar

Atividade 2 Comunicação

Prévia do material em texto

Veja a tirinha da Mafalda e clique na afirmativa correta: 
http://www.revista.vestibular.uerj.br/lib/spaw2/uploads/images/2015/Discursivo/Matematica/mafalda.png
	
	a.
	A charge mostra que o ato da leitura é individual e dificilmente discutimos nosso conhecimento com amigos, colegas de trabalho e de estudo.
	
	b.
	Reconhecemos que a leitura proporciona ao indivíduo a possiblidade de distinguir comportamentos e adquirir conhecimento a respeito do mundo que o cerca. 
	
	c.
	Reconhecemos que a leitura não proporciona ao indivíduo a possiblidade de distinguir comportamentos, mas permite adquirir conhecimento a respeito do mundo que o cerca.
	
	d.
	A charge mostra que apesar da leitura o indivíduo não adquire conhecimento de outras culturas, além de criar fatores negativos para sua vida. 
	
	e.
	A charge mostra que o conhecimento adquirido pela leitura tem pouca chance de ser compartilhado, pois a leitura é um ato individual e solitário.
PERGUNTA 2
A coesão textual é a estratégia de articulação entre as partes do texto, de acordo com a relação de sentido que elas estabelecem entre si. Dessa forma, considere um exemplo de texto a seguir:
“Estamos planejando uma festa de inauguração da loja que está sendo instalada na rua da praia. Cremos que esse empreendimento será um grande sucesso, pois está sendo criado com muito cuidado e carinho pelos seus idealizadores”.
Sobre as estratégias de coesão utilizadas no exemplo, analise as afirmativas a seguir.:
I. As ideias do texto estão redundantes e não se encontram articuladas satisfatoriamente.
PORQUE
II. São realizadas as estratégias de referência, substituição, elipse e conjunção para retomar e relacionar as ideias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	As proposições I e II são verdadeiras, e II é uma justificativa da I.
	
	b.
	A proposição I é falsa, e a II é verdadeira. 
	
	c.
	As proposições I e II são verdadeiras, mas II não é uma justificativa da I.
	
	d.
	As proposições I e II são falsas.
	
	e.
	A proposição I é verdadeira, e a II é falsa.
PERGUNTA 3
Leia um pequeno texto de Leticia Resende  que aborda o lado negativo do hipertexto: 
No entanto, é preciso analisar o lado negativo das possibilidades do hipertexto. Sua livre construção, apesar de proporcionar maiores chances de conseguir informações, é mais fácil ao usuário se perder no imenso número de link disponível para seguir o caminho.
Neste percurso, o usuário pode parar em sites de credibilidade questionável, outro contra do hipertexto. Isto pode se dar justamente devido à interatividade no hiperdocumento. À medida que o texto de um hiperdocumento possa ser modificado, qualquer tipo de informação, verídica ou não, pode ser disponibilizada. Um exemplo deste tipo de hipertexto, já classificado anteriormente como cooperativo, é a Wikipédia, onde cada um pode inscrever ou modificar a definição dos verbetes incluídos na enciclopédia. 
Outro exemplo são os blogs, hipertextos do tipo colagem, o leitor pode interagir com o autor por meio de comentários deixados no fim de cada post. Apesar de não parecer ter grande influência, os comentários funcionam como um termômetro para medir a audiência de um blog ou de cada post, quanto mais comentário, mais lido ou visitado aquela página foi. Quanto mais elogios mais sucesso, quanto mais críticas, mais correções a ser feitas e, obviamente, é interessante ao autor levar as críticas a sério para manter o “ibope” de seu blog. 
Para o jornalismo, é positiva e negativa a influência da interatividade na profissão. Para os meios de comunicação, receber o feedback de seus leitores em comentários ou correio eletrônico é uma grande vantagem proporcionada pelo meio virtual. Contudo, já se pensa em um novo tipo de jornalismo, o chamado “jornalismo cooperativo” que, praticado principalmente online, dará abertura para que qualquer pessoa “não-jornalista” e “não-empregada” pela empresa de comunicação participe da criação de matérias, relativizando o papel do jornalista profissional formado.
Fonte: http://jornalismodigitalunesp.blogspot.com.br/2007/05/as-desvantagens-do-hipertexto.html
Considerando as informações apresentadas no texto e o tema da hipertextualidade e dos gêneros discursivos digitais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Independente da possibilidade de conteúdo incorreto ser apresentado por meio dos hipertextos, os gêneros discursivos digitais são essenciais para a comunicação no nosso cotidiano.
PORQUE
II. No ambiente profissional é relevante que os textos não tenham características relacionadas a hipertextualidade, pois o uso de sons e imagens  prejudica a compreensão dos profissionais de uma organização.
	
	a.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	b.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da correta da I.
	
	d.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	e.
	As asserções I e II são proposições falsas.
PERGUNTA 4
O texto abaixo aborda a situação de refugiados no território brasileiro. Leia um trecho: 
“Diante da escalada da crise na Venezuela que leva cada vez mais venezuelanos a cruzarem as fronteiras rumo ao Brasil em busca de uma vida melhor, o Governo de Michel Temer assinou um decreto reconhecendo a "situação de vulnerabilidade" em Roraima. O Estado é a principal porta de entrada dos imigrantes que fogem da crise de abastecimento de alimentos, do colapso dos serviços públicos e de uma inflação de 700% no país vizinho. O presidente ainda editou uma medida provisória (MP) que acena com ações de assistência emergências para imigrantes venezuelanos no Estado em diversas áreas, como proteção social, saúde, educação, alimentação e segurança pública. Elas serão coordenadas por um comitê federal composto por representantes de distintos ministérios e conduzidas em parcerias entre União, Roraima e municípios.”
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/16/politica/1518736071_492585.html
Considerando as informações apresentadas e o tema coesão textual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A coesão textual contribui para a articulação das ideias apresentadas em um texto, permitindo ao leitor uma boa fruição na qualidade, na leitura e compreensão da informação.
PORQUE
II. Uma das estratégias para produzir um texto coeso é fazer uso da substituição dos termos como foi apresentado e sublinhado no exemplo .
	
	a.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	b.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	d.
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	e.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
PERGUNTA 5
Segundo Koch e Elias (2011), ao interpretar um texto, o leitor recorre aos seus conhecimentos textuais, situacionais, culturais e enciclopédicos, para, por meio de inferências, construir os sentidos da leitura.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011.
Sendo assim, considerando o contexto que envolve a atividade de leitura, a partir da qual autor e leitor/ouvinte interagem para produzir sentidos, avalie as assertivas a seguir sobre o processo de inferência.
I. A inferência é um raciocínio dedutivo, desenvolvido a partir das informações explícitas em um texto.
II. As informações implícitas em um texto só podem ser interpretadas se houver contato com o autor. 
III. Por meio da inferência, são realizados processos cognitivos que ajudam o leitor a construir os sentidos implícitos no texto.
IV. A inferência não é uma estratégiaútil no processo de interpretação textual.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I e IV, apenas.
	
	b.
	I e II, apenas.
	
	c.
	II e III, apenas.
	
	d.
	I e III, apenas. 
	
	e.
	I, II e III, apenas.
PERGUNTA 6
Até a década de 1990 havia no mercado um produto comestível e que era consumido, principalmente, pelo público infantil.  Após essa década, a empresa responsável pela produção retirou do mercado e alterou seu nome. Abaixo temos uma imagem do referido produto: 
 Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=E8v5p4uQtAs
Considerando a informação apresentada quanto ao tema da coerência textual, pode-se aferir que: 
i. A incoerência da propaganda reside na imagem de uma criança simulando o consumo de um cigarro, pois a legislação proíbe o consumo do tabaco para menores.
ii. A identificação do fator incoerência na imagem apresentada tem como uma das justificativas o domínio extralinguístico, pois o interlocutor necessita compartilhar o conhecimento quanto aos prejuízos do tabaco e a influência da propaganda nas crianças.
iii. O uso de uma linguagem verbal (cigarrinhos) e uma linguagem não verbal (uma criança simulando segurar um cigarro) reforça o possível e futuro consumo do tabaco por parte do público infantil. 
iv. A coerência é um texto ligado somente a produção textual, consequentemente, uma imagem não pode servir de exemplo para o debate da incoerência no que tange ao consumo do tabaco na infância.
É correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	Somente a IV.
	
	c.
	II e III, apenas.
	
	d.
	Somente III.
	
	e.
	I e III, apenas.

Continue navegando