Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Av2 Sistemas de informação

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Diferentes níveis de gerência têm diferentes interesses e especializações dentro de uma organização. Por conta disso, há vários tipos de sistemas de informação empresariais. Os sistemas de apoio à decisão, por exemplo, é uma classe de sistemas de informação ou sistemas baseados em conhecimento. Esse tipo de sistema refere-se a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis, para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão. Sobre as características dos sistemas de apoio à decisão (SAD), analise as sentenças a seguir:
I- Apresentam recursos de simulação. 
II- Não eliminam a intervenção humana; quem toma a decisão é o homem, o sistema é somente um apoio, um fornecedor de informações para que a decisão seja a mais assertiva possível.
III- É um sistema interativo, que proporciona ao usuário modelos decisórios e dados, a fim de dar apoio à tomada de decisões semiestruturadas ou não estruturadas.
IV- É o mais antigo tipo de sistema de informação; os sistemas deste tipo geralmente são padronizados, isto é, devem ser operados da mesma forma; como eles suportam as operações da empresa, as respostas do sistema devem ser rápidas, o sistema também deve ser confiável.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	O ciclo PDCA consiste em uma sequência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido. É uma ferramenta que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações. O intuito é ajudar a entender não só como um problema surge, mas, também, como deve ser solucionado. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao ciclo PDCA:
	 a)
	Action = agir. Nesta etapa, podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se por outro lado as metas planejadas não tiverem sido alcançadas, deve-se buscar as causas fundamentais com a finalidade de prevenir a repetição dos efeitos indesejados.
	 b)
	Caracteristicamente, o ciclo PDCA inicia-se com o monitoramento e a avaliação da periodicidade dos resultados (check), passando para o planejamento (plan) e, em seguida, para a ação (act) e, por fim, para a execução (do).
	 c)
	O ciclo PDCA é aquele que também pode ser conhecido como ciclo de Deming ou ciclo de Kaizen, e um dos objetivos do ciclo PDCA é a celeridade e o aperfeiçoamento do planejamento de uma empresa, identificando sempre as causas e as consequências de seus problemas. O controle sugere não só o estudo de um processo, mas também a observação de seus efeitos, possuindo um fim predefinido.
	 d)
	O ciclo PDCA é uma metodologia de gestão que tem como objetivo controlar e melhorar os procedimentos de produtos de forma fragmentada, respeitando o ciclo PLA - DE - CHECK. Sendo assim, é um processo que contém intervalos que visam a checar a eficácia de cada parte da aplicação desta metodologia.
	3.
	A gestão da informação faz uso de sistemas computacionais que suportam as tarefas administrativas de planejamento, organização e controle de operações. Diferentes níveis de gerência têm diferentes interesses e especializações dentro de uma organização. Por conta disso, há vários tipos de sistemas de informação empresariais. Sobre o sistema de informação gerencial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Auxilia na monitoração das atividades básicas da organização, como, por exemplo, vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de crédito ou fluxo de materiais em uma fábrica.
	 b)
	Auxilia no monitoramento de todas as áreas funcionais, executa processos de negócios que atravessam toda a empresa e inclui todos os níveis de produtos e clientes.
	 c)
	Auxilia no tratamento e processamento das operações diárias dos negócios, no processamento de eventos recorrentes e simulados, análise de cenários estruturados e de caráter repetitivo.
	 d)
	Auxilia na monitoração, no controle, na tomada de decisão e nas atividades administrativas, isto é, ajuda a organização a atingir as metas, emite relatórios sumarizados.
	4.
	Em uma perspectiva gerencial e de negócios, a tecnologia da informação é uma solução organizacional e administrativa para desafios e problemas criados num ambiente de negócios. Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são responsáveis por auxiliar os gestores através de demonstrativos, com resultados esperados pela organização. Quais são os suportes que os SIG realizam?
	 a)
	Solucionam problemas semiestruturados, geram dados e modelos.
	  b)
	Solucionam demonstrativos financeiros, geram dados de produção para resolução de problemas não estruturados.
	 c)
	Geram relatórios de modelos, solucionam e simulam modelos de produção.
	 d)
	Geram relatórios relativos ao planejamento, solucionam problemas estruturados.
	5.
	São vários os tipos de sistemas utilizados pelas organizações. Um destes tipos chama-se sistemas especialistas, um software mais novo que tenta substituir os especialistas de uma organização. Sobre as características dos sistemas especialistas, analise as sentenças a seguir:
I- O sistema especialista explica o raciocínio. 
II- Um sistema especialista propõe novas ideias.
III- O sistema especialista lida com incertezas.
IV- Um sistema especialista administra a organização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	A tecnologia da informação está presente na maioria das empresas. Com isso, fortes mudanças vêm ocorrendo na produção, nas vendas, no pós-venda, nas estratégias de negócio, nos recursos humanos e nas formas de adquirir um bem. A empresa pode utilizar ferramentas e tecnologias de diferentes modos. Com relação às funções, características e benefícios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal função de um ERP é o acompanhamento de toda a cadeia logística da organização, levantando informações de fornecedores e clientes para sua posterior divulgação.
(    ) O Data Warehouse é considerado um armazém de dados, pois condensa informações extraídas de diversos setores da empresa, catalogando-as e transformando-as para uso em sistemas de Business Intelligence (BI).
(    ) Os sistemas de ERP e CRM podem ser complementados com a utilização de um sistema de apoio à decisão, visto que ambos não têm a responsabilidade de geração de relatórios apropriados para esta atividade.
(    ) As ferramentas OLAP referem-se ao registro e ao acompanhamento dos processos diários operacionais da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F -  F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Os sistemas ERP (Enterprise Resourse Planning) têm por finalidade minimizar a complexidade do acompanhamento isolado de cada processo dentro de uma empresa, funcionando como um grande arquivo, com dados que interagem e se realimentam a cada nova informação que é gerada ou inserida. Com relação às características do sistema ERP, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tem como característica uma única interface e base de dados, disponíveis para todos os setores de uma determinada empresa.
	 b)
	Tem como característica de destaque o apoio para a tomada de decisão aos gerentes das empresas, por meio de relatórios.
	 c)
	Tem como única característica o apoio à observação de como o mercado se comporta em determinado cenário econômico ou de concorrência.
	 d)
	Tem como principal característica o
Página12