Buscar

Aula 03 (12)

Prévia do material em texto

Ética Profissional
Adriana Marques
Aula 3
*
Capítulo II - A ética e as profissões e o conservadorismo profissional 
Neste capítulo iremos dar continuidade à construção da análise da ética profissional visando ao entendimento deste conteúdo para a prática profissional do(a) assistente social. 
*
*
Vamos Identificar as especificidades dos aspectos éticos das profissões;
relacionar os projetos profissionais aos projetos societários; 
reconhecer a importância do Código de Ética Profissional como parâmetro para o exercício profissional. 
*
*
*
Você se lembra de já ter estudado sobre o código de ética do profissional de Serviço Social? 
Qual sua importância para a prática profissional? 
O que o código de ética do Serviço Social nos faz compreender a ética profissional? 
*
Etiqueta ou ética?
Código de Ética do Serviço Social não pode ser entendido como um manual de etiqueta e cortesia profissional. 
O Código de Ética é o “Direito Positivo”, ou seja, é a norma codificada que a categoria assume como aspectos fundamentais de sua intervenção, portanto, cada código revela o momento histórico, em que foi elaborado (SILVEIRA, 2010).
*
*
1º Código de Ética profissional
Foi promulgado em 1947, trata dos deveres fundamentais do Assistente Social; dos deveres para com o beneficiário do Serviço Social. 
Deveres para com os colegas e dos deveres para com a organização onde trabalha. 
Cria-se o Conselho de Ética Profissional da Associação Brasileira dos Assistentes Sociais (ABAS) – Secção de São Paulo tendo promulgado seus Estatutos. 
*
*
Fortes influências nesse período
Governo de Getúlio Vargas se inicia em 1930 com a marca do populismo, que se consolida, sobretudo, após a Segunda Guerra e vai continuar presente nos governos seguintes.
Estado forte e centralizador, teve como exigência para sua realização uma aliança com as massas populares e com o movimento operário, ou seja, a cooperação de classe é vital para o populismo.
*
*
Instauração de uma nova ordem econômica internacional, com a criação de um vasto e forte sistema de comércio livre e a existência de câmbio livre.
Ao final da Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1942), em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), que nasce voltada principalmente para resolver os problemas dos países arruinados pela Segunda Guerra Mundial.
*
*
Atuação do Serviço Social ligado à atuação da Igreja Católica, a serviço de sua ideologia.
O neotomismo foi o inspirador da visão da pessoa humana e de mundo que impregna o primeiro Código de Ética Profissional do Serviço Social. Logo na introdução traz os conceitos sobre moral e ética fundantes do exercício profissional daquele tempo, como apresentado a seguir:
*
*
I – “Moral ou ética pode ser conceituada como a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer o bem e evitar o mal”.
II – “A moral aplicada a uma determinada profissão recebe o nome de ética profissional; relacionada está com o Serviço Social pode ser chamada de Deontologia do Serviço Social”.
*
*
III – “A importância da Deontologia do Serviço Social provém do fato de que o Serviço Social não trata apenas de fator material, não se limita à remoção de um mal físico, ou a transação comercial ou monetária: trata com pessoas humanas desajustadas ou empenhadas no desenvolvimento da própria personalidade”.
IV – “A observância dos princípios da Deontologia do Serviço Social exige da parte do Assistente Social, uma segura formação em todos os ramos da Moral” (Cf. Introdução do Código de Ética profissional dos Assistentes Sociais de 1947).
*
*
Nota-se que é impregnado pela doutrina cristã, pois a primeira obrigação do assistente social é a obediência a Deus.
É dever do Assistente Social:
1. cumprir os compromissos assumidos, respeitando a lei de Deus, os direitos naturais do homem, inspirando-se sempre, em todos seus atos profissionais, no bem comum e nos dispositivos da lei, tendo em mente o juramento prestado diante do testemunho de Deus (conf. Código de Ética de 1947).
*
*
E, nessa mesma linha, estabelece como dever para com os beneficiários:
 
É dever do Assistente Social:
1. Respeitar o beneficiário do Serviço Social, a dignidade da pessoa humana, inspirando-se na caridade cristã.
*
*
Código de ética profissional dos assistentes sociais de 1965
Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos passaram a assumir o comando – a grande potência mundial capitalista. 
A Segunda Guerra Mundial foi substituída pela chamada “Guerra Fria”, um conflito ideológico, político e econômico marcado pelos antagonismos e hostilidade entre: países capitalistas, liderados pelos Estados Unidos, e o de países socialistas, liderados pela União Soviética. Cada lado contava com vários países membros, articulados entre si com ajuda financeira e militar.
*
*
O estabelecimento do socialismo levou os países capitalistas europeus e os Estados Unidos a criarem, em 1949, uma aliança militar: a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 
Em contrapartida, a União Soviética e seus aliados criaram o Pacto de Varsóvia, firmado em 1955 na capital da Polônia. 
*
*
Estados Unidos, como a União Soviética, passaram a produzir grande quantidade de armamentos e a atuar e interferir em diferentes regiões do planeta. Mantendo sempre presente a ameaça de uma avassaladora guerra nuclear, os dois blocos se antagonizaram por três décadas. 
Em 1961, é construído o Muro de Berlim, que divide a cidade, símbolo da Guerra Fria. 
*
*
Em 1945, com a rendição do Japão ao final da Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em duas zonas de ocupação: a norte-americana, ao sul, e a soviética, ao norte, dando origem, em 1948, a dois Estados distintos: a Coreia do Norte (Socialista) e Coreia do Sul (capitalista). 
Divisão entre: Vietnã do Norte passou então a ter um governo comunista, apoiado pela União Soviética, e o Vietnã do Sul aliava-se aos Estados Unidos e aos países capitalistas. Em consequência disso, ocorreu a Guerra no Vietnã que perdurou por dez anos com a vitória dos socialistas. 
*
*
No Brasil
Juscelino Kubitschek (JK) assume a presidência em 1956 e inicia um período marcante na história brasileira – o desenvolvimentismo, enfatizando o desenvolvimento pela industrialização.
Conseguiu mobilizar as massas por meio de uma política conciliatória e obteve um grande surto industrial com a entrada de capital estrangeiro - modelo neoliberal.
*
*
Governo de Goulart termina com o Golpe Militar em 31 de março de 1964 - interdependência com os interesses econômicos do capitalismo ocidental e a estrutura de poder autocrático que, com a pseudo justificativa de combater o comunismo e a subversão, acaba se constituindo objetivamente num instrumento de liquidação das expressões políticas.
*
*
Na profissão
Os assistentes sociais começam a tomar consciência da realidade brasileira e realizam um esforço de integração no processo de desenvolvimento nacional. 
A ideologia desenvolvimentista marcou o Serviço Social e este se liga ao movimento de desenvolvimento de comunidade, com forte influência norte-americana.
*
*
Permanece a visão acrítica da realidade, que vê a comunidade como uma unidade consensual, onde não há lugar para as contradições.
Visão mais ampla das questões de desenvolvimento por mudanças estruturais da sociedade. Mas as mudanças são no sentido de melhorar o próprio sistema capitalista.
Inicia uma postura: compromisso com as classes subalternas e se colocaram a seu serviço. 
*
*
O que tem de novo nesse código?
Documento é eminentemente técnico e exime a conotação católica que havia no código anterior, defendendo o respeito às posições religiosas, políticas e filosóficas daqueles a quem se destina seu trabalho e se refere a todos os profissionais de diferentes credos e princípios filosóficos, como se explicita na introdução:*
*
a formação da consciência profissional é fator essencial em qualquer profissão e que um Código de Ética constitui valioso instrumento de apoio e orientação para os assistentes sociais;
o Serviço Social adquire no mundo atual uma amplitude técnica e científica, impondo aos membros da profissão maiores encargos e responsabilidades;
*
*
só à luz de uma concepção de vida, baseada na natureza e destino do homem, poderá, de fato, o Serviço Social desempenhar a tarefa que lhe cabe na complexidade do mundo moderno;
um Código de Ética se destina aos profissionais de diferentes credos e princípios filosóficos, devendo ser aplicável a todos.
*
*
Traz conteúdo sobre...
a defesa do desenvolvimento e o dever do assistente social de colaborar com a integração social;
regras de comportamento: boa higiene, perfeita organização do local de trabalho, pontualidade, assiduidade, cortesia, dentre outras. 
*
Ética Profissional
Adriana Marques
Atividade 3
*
Código de ética do Serviço Social
1º que foi em 1947
2º que foi em 1965
Marcados pela forte influência:
 - da igreja católica
 - do Estado
- Neotomismo
*
*
Neotomismo
Corrente que influencia o Serviço Social, é uma retomada do tomismo”.
Tomismo é a doutrina filosófica cristã elaborada pelo dominicano Tomás de Aquino(século XIII), estudioso do filósofo grego Aristóteles. Tomás de Aquino dedicou-se ao esclarecimento das relações entre a verdade revelada e a filosofia, isto é, entre a fé e a razão. 
*
*
O neotomismo surgiu no século XIX a fim de atender aos problemas contemporâneos. 
A condição de exploração e miséria em que vivem os operários na Europa do final do século XIX, decorrentes da industrialização e do desenvolvimento do capitalismo.
*
*
Leva a Igreja a se posicionar, pois esse momento era visto por esta como de crise e decadência da moral e dos costumes cristãos. 
A Igreja vê, então, no ressurgimento das ideias de Tomás de Aquino, o caminho para o enfrentamento dessa realidade.
*
*
O que é o tomismo? 
O Tomismo é a doutrina filosófica cristã, elaborada pelo dominicano Tomás de Aquino, estudioso do filósofo grego Aristóteles. Tomás de Aquino dedicou-se ao esclarecimento das relações entre a verdade revelada e a filosofia, isto é, entre a fé e a razão. Segundo sua interpretação, tais conceitos não se chocam nem se confundem, mas são distintos e harmônicos. 
*
*
Como podemos refletir sobre a importância do neotomismo no Serviço Social?
Segundo a concepção tomista, o trabalho dos primeiros assistentes sociais dirigia-se, sobretudo, à classe trabalhadora, porém na perspectiva da conciliação das classes sociais. 
A visão de homem do Serviço Social era a pessoa humana, portadora de valor soberano, criado por Deus, único ser no universo capaz de se aproximar da perfeição. O objetivo do Serviço Social era moldar este homem, integrá-lo à sociedade, aos valores, à moral e aos costumes de uma sociedade cristã, a fim de que ele alcançasse a perfectibilidade.
*

Continue navegando