Buscar

APOL 1 Á 5 COM RESPOSTAS

Prévia do material em texto

Apol 1
Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
No período de junho a setembro de 2018, estarão abertas as inscrições para a  8a. Edição da Certificação de Responsabilidade Social, organizado pela  Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004. O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, têm a finalidade de reconhecer e destacar as empresas e demais organizações estabelecidas em território catarinense que apresentarem o seu Balanço Social e a comprovação de sua publicidade, promovendo a transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental em Santa Catarina. (http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/) 
A partir do texto, analise as afirmações a seguir:
 I. Organizações governamentais, empresas privadas e terceiro setor podem implementar diretrizes e projetos de Responsabilidade Social.
II. As instituições que implementam a gestão de Responsabilidade Social precisam apresentar relatórios que demonstrem os resultados e processos, além de fazer a divulgação com transparência para toda a sociedade.
III. Entidades do governo são proibidas de implementar ações na área de Responsabilidade Social porque são diretrizes exclusivas para empresas. Somente as prefeituras têm atribuição de realizar investimento social privado.
IV. A Responsabilidade Social possibilita que as organizações se mobilizem de maneira voluntária e em parceria para implementar uma gestão de transparência, comprometimento com o bem-estar das pessoas e o meio ambiente. 
É correto somente o que se afirma em
	D
	Somente as sentenças I, II  IV.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta incorreta é a (D), porque órgãos governamentais podem implementar e fomentar ações na área de Responsabilidade Social. E são as fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos que têm atribuição de realizar investimento social privado. As demais alternativas estão corretas porque a Responsabilidade se aplica em todo tipo de organização, cada qual define os indicadores conforme suas necessidades e estrutura. Rota 1 – Tema 5.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
A sociologia é uma ciência relativamente recente, começou a se desenvolver a partir de fins do século XVIII, na Europa, os primeiros trabalhos que apresentavam uma perspectiva sociológica foram resultado de profundas transformações na sociedade. Sobre esse período histórico, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Uma das condições essenciais para o surgimento da sociologia foi o uso da ciência para explicar a realidade.
II - Os movimentos do Renascimento e do Iluminismo contribuíram para o surgimento da sociologia.
III - As revoluções Inglesa e Industrial contribuíram para o surgimento da sociologia.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas a afirmativa III está errada, pois as resoluções que contribuíram para o surgimento da sociologia foram a Francesa e a Industrial.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Relacione os conceitos referentes á obra de Durkheim listados a seguir com as definições apresentadas na sequência:
1. Consciência coletiva
2. Anomia
3. Educação
4. Coesão social
( ) Processo de aprendizagem das normas sociais do grupo; sinônimo de socialização.
( ) Estado da sociedade marcada pela ausência de regras.
( ) Definida pela dependência que cada indivíduo tem em relação aos outros nas interações da vida social.
( ) Imperativos sociais, como normas, leis, costumes, modos de agir e pensar, que se encontram no meio social e se impõem aos indivíduos.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
	D
	3, 2, 4, 1
A sequência correta é 3, 2, 4, 1. A consciência coletiva são os imperativos sociais, como normas, leis, costumes, modos de agir e pensar, que se encontram no meio social e se impõem aos indivíduos (p. 60).  A educação é o processo de aprendizagem das normas sociais do grupo; sinônimo de socialização (p. 62). Anomia é o Estado da sociedade marcada pela ausência de regras. (p. 67) A coesão da sociedade é dada pela dependência que cada indivíduo tem dos outros. (p. 63)
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Os pensadores das ciências humanas ficaram fascinados com os resultados e avanços das ciências naturais. Como ainda não tinham um método próprio para abordar seu objeto, resolveram adotar o método das ciências naturais. 
A respeito da distinção entre as ciências humanas, naturais e formais é correto afirmar:
I. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo.
II. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza.
III. Fazem parte das ciências naturais a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística.
IV. Entre as ciências humanas estão a física, a química e a biologia.
V. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	C
	I, II e V
As afirmações corretas são a I, II e V. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo e abrangem a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza e contemplam a física, a química e a biologia. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica (p. 45).
 
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
A socialização é o processo pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais. Analise as seguintes proposições sobre o processo de socialização e assinale a alternativa correta:
I - É contínuo, começando no dia em que nascemos e terminando apenas no dia em que morremos.
II - Esse processo limita-se aos aspectos simbólicos e de personalidade, não tendo nenhuma influência sobre os processos físicos dos indivíduos.
III - Pode ser considerado uma imposição da sociedade.
IV - A maneira como comemos, por exemplo, pode ser considerada um elemento adquirido por meio do processo de socialização.
	D
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
A afirmativa II está errada, pois a socialização também interfere em aspectos físicos, como aprender a andar e comer, por exemplo.
APOL 2
Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
O que Weber chamou de racionalização caracteriza-se pelo triunfo da ciência e da técnica sobre outras formas de organização da vida. Essa racionalização possui aspectos positivos e negativos. Sobre essa temática relacione a Coluna A (aspectos positivos ou negativos) com a Coluna B (consequências desses aspectos).
	Coluna A
	Coluna B
	1. Aspectos positivos
	(   ) Organiza o conhecimento
	2. Aspectos negativos
	(   ) Excesso de regras e normas
	 
	(   ) Desenvolvimento da ciência
	 
	(   ) Perda de autonomia e individualidade
	B
	1, 2, 1, 2
Você acertou!
A racionalização tem aspectos positivos, pois organiza o conhecimento, mas apresenta aspectos negativos também. O excesso de regras e normas a serem cumpridas faz com que os homens percam a individualidade e a autonomia.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a diferença entre divisão manufatureira do trabalho e divisão social do trabalho:
	D
	Divisão manufatureira do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão social do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Você acertou!
Na fábricao trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Paixão (2012) aponta que essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Por divisão manufatureira do trabalho entende-se a divisão das etapas de produção e por divisão social do trabalho a divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Sobre as diferenças apresentadas por Durkheim quanto as sociedades tradicionais e sociedades modernas, relacione a Coluna A (tipo de sociedade) com a Coluna B (carcaterísticas da sociedade).
 
	Coluna A
	Coluna B
	 1. Sociedade tradicional
	(   ) Pouca divisão do trabalho
	 2. Sociedade moderna
	(   ) Grande divisão do trabalho
	 
	(   ) Baixa especialização
	 
	(   ) Alta especialização
	B
	1, 2, 1, 2
Você acertou!
Letra “B”. As sociedades tradicionais são marcadas por pouca ou nenhuma divisão do trabalho e consequente baixa especialização. A sociedade moderna é marcada por grande divisão do trabalho e alto nível de especialização.
 
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
As ações empresariais que visam minimizar os impactos do modelo capitalista (gestão antropocêntrica), podem implementar diretrizes de sustentabilidade empresarial como uma forma de enfrentamento aos problemas sociais e ambientais que permeiam a sociedade brasileira.  Se você assumisse a liderança de uma empresa que sempre desenvolveu processos de gestão tradicional e agora, com nova determinação para implementar padrões de gestão sustentável, qual solução aplicaria como processo gerencial. 
Assinale a alternativa correta:
	B
	Reunir os profissionais e colaboradores estratégicos para definir em equipe, os processos adequados e as diretrizes socioambientais a seguir.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (B). A gestão da sustentabilidade tem a visão ecocêntrica, onde o meio ambiente e as pessoas trabalham em equipe para buscar soluções e aplicar diretrizes socioambientais.
As demais alternativas estão incorretas porque se adequam à gestão tradicional do sistema capitalista – antropocêntrica - onde o foco é a empresa e a maximização de lucros para acionistas. Rota 3 – Tema 4.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Sobre as diferenças apresentadas por Durkheim quanto as sociedades tradicionais e sociedades modernas, relacione a Coluna A (tipo de sociedade) com a Coluna B (características da sociedade).
 
	Coluna A
	Coluna B
	 1. Sociedade tradicional
	(   ) Pouca divisão do trabalho
	 2. Sociedade moderna
	(   ) Grande divisão do trabalho
	 
	(   ) Baixa especialização
	 
	(   ) Alta especialização
	B
	1, 2, 1, 2
Você acertou!
Letra “B”. As sociedades tradicionais são marcadas por pouca ou nenhuma divisão do trabalho e consequente baixa especialização. A sociedade moderna é marcada por grande divisão do trabalho e alto nível de especialização.
 
Apol 3
Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
No estudo das tecnologias sustentáveis, a ecoinovação é imprescindível para as empresas porque, para se manterem competitivas e atender os desafios do desenvolvimento sustentável, têm que combinar inovação e ecologia. A ecoinovação é uma estratégia de gestão que possibilita agir nas questões ambientais relevantes para o negócio, ao mesmo tempo que agrega valor e satisfaz as necessidades dos consumidores. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no material de apoio e a partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I - O Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) considera as questões ambientais em todas as atividades logísticas no transporte de carga rodoviária e por isso, não pode ser exemplo de ecoinovação.
II - Uma empresa ecoeficiente não precisa ser responsável em reduzir, reciclar e reutilizar os resíduos gerados pelo negócio.
III - Ecoinovação é um conceito que ainda não comprova resultados.
IV - É exemplo de ecoinovação a produção limpa ou produção mais limpa (P+L), o método que busca produzir mais, com menos insumo (matéria prima, água e energia elétrica) e menos poluição, menos resíduos tóxicos e não biodegradáveis. 
	E
	Afirmativa IV, apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (E). A afirmativa IV é verdadeira. É exemplo de empresa ecoeficiente aplicar o sistema “produção mais limpa (P+L)”. As demais alternativas estão incorretas porque não se se adequam aos conceitos e exemplos. de ecoeficiência.III. Ecoinovação já comprovou resultados inseridos nas diretrizes da sustentabilidade.  Rota 4 – Tema 4.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Leia o fragmento abaixo:
 Em todas as outras formas de dominação histórica anteriores, o dominado sabia que era dominado e sabia quem era o seu dominador. O escravo sabia que o seu senhor o mantinha em cativeiro e o obrigava a trabalhar para si à força, o servo sabia que o dono do feudo lhe arrancava a maior parte do que plantava e colhia. No capitalismo ao contrário, o trabalhador acha que é justo que ele seja separado do fruto de seu trabalho mediante o pagamento do salário. O máximo de injustiça contra a qual o trabalhador normalmente se revolta diz respeito aos salários baixos e às condições ruins de trabalho (jornadas longas demais, insalubridade, etc). (Rodrigues, 2004, p. 47)
 A partir da leitura, como podemos compreende a questão da dominação no capitalismo?
	C
	No capitalismo há dominação do dono do capital sobre o trabalhador, o que configura a luta de classes entre o proletariado, dono da força de trabalho, e o capitalista, dono dos modos de produção.
Você acertou!
Letra “c”. Araújo et al (2009) consideram que as relações de produção na sociedade capitalista são essencialmente de dominação, pois envolvem interesses de classes que são antagônicos. Os capitalistas formam a classe dominante e o proletariado a classe dominada.
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
“Líderes mundiais devem enfrentar os desafios de duas tendências extremamente preocupantes: o declínio dos direitos pessoais, segurança individual, tolerância e da inclusão; assim como o lento e desigual progresso social em grande parte dos países. Essas são algumas das conclusões da pesquisa que dá base ao Índice de Progresso Social (IPS), realizada pela Social Progress Imperative, organização global sem fins lucrativos, com apoio da Deloitte, empresa associada da Aberje. Das 128 nações que participaram do estudo em 2017, o Brasil ocupa a 43ª posição do Índice de Progresso Social. Apesar de não ser a ideal, o País subiu três posições em relação a 2016. 
 (http://www.aberje.com.br/indice-de-progresso-social-mostra-recuo-em-direitos-seguranca-e-tolerancia-em-paises-do-mundo-todo/) Adaptado. 
A partir do texto e considerando as dimensões do índice de Progresso Social (IPS), analise as afirmações a seguir: 
(  ) Gestores de Responsabilidade Social encontram no IPS um importante instrumento de Tecnologia Social.
(  ) O IPS se fundamenta em três dimensões do progresso social: atender as necessidades humanas; fundamentos de bem-estar e oportunidades.
(  ) O IPS é a primeira medida abrangente de desempenho social dos países que passou a não depender somente de indicadores econômicos. 
(  ) O texto afirma que o progresso social tem alcançado rápido desenvolvimento em grande parte dos países. 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V, V, V, F.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (A), As afirmativas I, II e III são verdadeiras.  Os fundamentos e conceito do Índice de Progresso Social (IPS) se inserem em ambas. A afirmativa IV é falsa, o progresso social tem sido lento e desigual em grande parte dos países. Rota 4 – Tema 2.
 
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Os estudos da Sociologia Econômica contribuem para a formação do administrador e para os estudos organizacionais.Sobre a Sociologia Econômica analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 I - A sociologia econômica analisa o agir econômico como um agir social.
II - A sociologia econômica analisa os fatos econômicos imbricados no contexto social, jurídico e histórico.
III - Para a sociologia econômica, o homem é o homo economicus.
	D
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
Você acertou!
Letra “d”. De acordo com Lepsius (2012), a sociologia econômica de Weber analisa o agir econômico de modo realista, considerando a relação da economia com outros fenômenos culturais, portanto a atividade econômica é um agir social de indivíduos e de associações. Assim, como explica Lallement (2006), a sociologia econômica almeja analisar os fatos econômicos imbricados no contexto social, jurídico e histórico. (...) Novamente, constata-se que os fenômenos econômicos são sociais por natureza, o que faz com que os sociólogos da economia se posicionem contrários ao conceito de homo economicus, pois concebem a existência apenas de atores sociais que constroem socialmente a economia.
 
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
O trabalho de Karl Marx se desenvolveu na busca pela compreesão de como o homem se forma em sociedade. Para essa compreensão baseou-se na análise da maneira como os bens necessários são produzidos para que o homem mantenha sua sobrevivência. Na busca por compreender a relação entre o homem e suas obras, Marx almejava descobrir leis gerais da sociedade capitalista. 
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a lei geral da sociedade capitalista para Marx.
	D
	A luta de classes
Letra “d”. Conclui o sociólogo que a lei geral da sociedade capitalista é a luta de classes.
APOL 4
Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
A ciência busca o conhecimento de forma sistemática e segura para que seus resultados possam ser considerados conclusões certas sobre condições amplas e uniformes sob as quais ocorrem os vários tipos de fenômenos. Contudo, o senso comum também é sistemático, mas não tem caráter científico. 
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o principal elemento que diferencia o conhecimento científico do senso comum.
	C
	A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o científico utiliza o método científico.
Você acertou!
O traço mais apropriado para caracterizar a ciência em relação ao senso comum é o método. Valem na ciência aqueles enunciados obtidos no confronto das teorias ou hipóteses entre si e com a realidade empírica, que melhor deem conta do fenômeno analisado. Assim, a ciência não é apenas um método especifico, mas todos os resultados que o método até então produziu.
Questão 2/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “É necessária uma conscientização coletiva para que todos passem a entender a necessidade de ações sustentáveis, uma nova lógica de consumo e produção. A maneira mais simples de fazer com que a sustentabilidade e responsabilidade social se integrem na cultura organizacional de uma empresa e no dia a dia dos colaboradores é eleger uma equipe diversificada (com funcionários de diversas áreas de atuação para ficar responsável por implementar as práticas sustentáveis com todos os públicos-chave da empresa”. 
NAKAGAWA, Marcus. 101 Dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo. São Paulo: Editora Labrador, 2018. (#100) Adaptado. (https://books.google.com.br/books?isbn=8593058876) 
De acordo com os conteúdos abordados no material de apoio e o texto acima, sobre cultura organizacional, é necessário criar um Comitê de Sustentabilidade
	A
	para desenvolver ações de capacitação, conscientização, comportamentos e práticas socioambientais adequadas, dentro e fora da empresa.
Você acertou!
Resposta (A) O gestor de sustentabilidade tem a importante atribuição de promover e incentivar a criação de um grupo de trabalho voltado para capacitação e práticas sobre questões sociais e ambientais, com todos os públicos com os quais se relaciona. Rota 5. Tema 1.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Recentemente a Sociologia da Ciência buscou uma contraposição ao modelo positivista de se fazer ciência pregado pelo Círculo de Vienna. 
Sobre a visão atual da Sociologia da Ciência assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a opção correta.
 
(   ) A Sociologia da Ciência voltou-se para a compreensão da dimensão social da atividade científica, correlacionando esta atividade a outras esferas da vida social, como a política e a econômica, considerando-a como uma instituição social.
(   ) A Sociologia a Ciência explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social.
(   ) A Sociologia da Ciência considera a ciência como construída socialmente.
(   ) A Sociologia da Ciência entende que os fatos científicos são realidades puras, com caráter de verdade objetiva.
	B
	V, V, V, F
Você acertou!
Trigueiro (2009) explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social. Assim, as comunidades científicas são grupos sociais, com regras e características próprias que conferem à ciência, além dos seus aspectos cognitivos, elementos sociais na produção científica. Ao analisar esse processo, a Sociologia da Ciência levanta o debate sobre verdade científica e racionalidade técnico científica que buscam a neutralidade científica e ciência pura. Para os estudiosos, ao enfatizar as relações entre os pares da comunidade científica para explicar o modo como se organiza e se realiza a atividade científica, por meio da junção de elementos sociais, culturais e políticos na obtenção dos fatos científicos, a ciência passa a ser construída socialmente.
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
(https://comediabrasil.files.wordpress.com/2011/10/crime-organizado-ong.png)
Segundo o Ministério do Planejamento (2010), o Governo Federal contabilizou um montante de 3 (três) bilhões de reais transferidos para organizações não governamentais, mediante convênio e termos de parceria. Sob a forma de renúncia fiscal, as entidades do terceiro setor, especialmente as filantrópicas, recebem do Estado Brasileiro montante anual superior a 16 bilhões de reais.
Analisando as informações e a figura que faz uma crítica ao terceiro setor, observam-se que os principais desafios se referem a: 
I - O modelo de parceria entre a administração pública e organizações do terceiro setor necessita de correções e transparência na gestão dos recursos e processos.
II - O terceiro setor deve evitar o corporativismo do setor público e privado.
III. O Estado sempre tem feito o repasse de recursos com total transparência.
IV - A filantropia se caracteriza pelo planejamento, monitoramento e apresentação de resultados e impactos alcançados quando recebe recursos da administração pública. 
São corretas as afirmativas:
	B
	Afirmativas I e II, apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (B), porque I e II representam os principais desafios do terceiro setor.
As demais alternativas estão incorretas: III porque nem sempre o repasse dos recursos tem sido feita de maneira transparente pelo Estado. E IV porque a filantropia se caracteriza escassez de planejamento, monitoramento com impactos e resultados alcançados. Rota 5. Tema 5.
Questão 5/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) representam um importante segmento de trabalhadores(as) para o bem coletivo, como demonstra a tabela.  Por outro lado, nas últimas décadas, têm sofrido ameaças à sua legitimidade e autonomia, decorrentes, do cenário de insegurança jurídica na relação com o Estado, da baixa capacidade de geração derecursos próprios e da fragilidade dos mecanismos de financiamento para o terceiro setor. Para a Rede GIFE, é preciso “fortalecer a sociedade civil como condição essencial para a consolidação da democracia, construção de um ambiente institucional favorável e incorporação dos anseios e demandas da sociedade”.
(https://gife.org.br/agendas-estrategicas/fortalecimento-das-organizacoes-da-sociedade-civil/)
O número aproximado de empregos formais nas OCSs por região no Brasil é de aproximadamente: 1.700 mil no Sudeste; 513 mil no Sul; 382 mil no Nordeste, 220 mil no Centro-Oeste e 91 mil no Norte, segundo dados da tabela: 
(https://mapaosc.ipea.gov.br/dados-indicadores.html)
Considerando o texto e dados da tabela, analise as afirmações a seguir: 
I - As OSCs desempenham importante papel social e no mercado de trabalho, principalmente, nas regiões sudeste, sul e nordeste do Brasil.
II - A força de trabalho das OSCs não é representativa para o desenvolvimento social do país.
III - As OSCs enfrentam um cenário de insegurança jurídica na relação com o Estado, baixa capacidade de geração de recursos e mecanismos de financiamento.
IV - Para a Rede GIFE, organização sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento do terceiro setor e investimento social privado, as OSCs não se adequam às premissas de consolidação democrática do país. 
São corretas as afirmativas:
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (C), porque OSCs desempenham importante papel social e no mercado de trabalho, principalmente, nas regiões sudeste, sul e nordeste do Brasil.I e enfrentam um cenário de insegurança jurídica na relação com o Estado.
A afirmativa II é falsa porque força de trabalho das OSCs é representativa para o desenvolvimento social do país. E para a Rede GIFE as OSCs se adequam às premissas de consolidação democrática do país. Rota 5. Tema 2.
APOL 5
Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Leia o texto abaixo:
BUROCRACIA EMPERRA PESQUISAS DE REMÉDIOS NO BRASIL
Por Fabiana Cambricoli, Agência do Estado 
“A demora na aprovação de pesquisas clínicas por órgãos federais fez o Brasil deixar de participar de 112 estudos de novos medicamentos, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 9, durante o lançamento da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, associação que reúne médicos, pacientes e indústria, criada para fomentar a pesquisa no Brasil e pressionar o governo para aprimorar a legislação e os procedimentos relacionados ao tema. 
De acordo com a entidade, o prazo médio para a aprovação de um estudo de uma nova droga é de cerca de um ano no País, contra 60 dias, em média, em locais como os Estados Unidos. Para que uma pesquisa aconteça no Brasil, ela deve ser aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
‘Pelo tamanho da população e da economia, o Brasil costuma ser convidado para fazer parte dos grandes estudos, mas como a pesquisa tem de ser realizada ao mesmo tempo nos vários países participantes, nós acabamos perdendo o prazo pela demora dos órgãos reguladores e a nossa participação é cancelada’, afirmou Vitor Harada, membro do comitê gestor da Aliança.
A Anvisa afirma que, em recente audiência realizada no Senado, se comprometeu a apresentar proposta que possa melhorar os prazos atuais. A Conep não respondeu”.  
Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/burocracia-emperra-pesquisa-de-remedios-no-brasil-2 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a disfunção burocrática representada no caso:
	C
	O ritualismo burocrático, pois existem normas, regulamentos e procedimentos-padrão.
Você acertou!
O caso apresenta uma situação em que o objetivo final (participação em pesquisas) foi prejudicado em função das regras, regulamentos e procedimentos-padrão envolvidos. Portanto, trata-se de um caso de ritualismo burocrático (normas, regulamentos e procedimentos-padrão), em que os fins para os quais os procedimentos foram criados ficarem relegados à segundo plano, impedindo muitas vezes as organizações de atingirem seus objetivos;
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Analise as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa correta:
 
I - Pode-se afirmar que as ações sociais são permeadas de intencionalidade, já que devem revestir-se de sentidos àqueles a quem são dirigidas.
II - A legitimidade na dominação carismática apoia-se na crença de que o poder do líder é uma herança, antiga e tradicional, que deve ser reproduzida sem questionamentos.
III - A legitimidade na dominação tradicional, apoia-se em aspectos subjetivos e afetivos conferidos aos líderes;
IV - A legitimidade na legal-racional é emanada das regras e leis que estruturam e orientam as organizações.
	D
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Você acertou!
As afirmativas II e III estão erradas, pois a liderança baseada na tradição é herdada pelo líder e a dominação carismática é que é dotada de aspectos afetivos e subjetivos.
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Segundo o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Capital Natural é um conceito que enxerga o valor dos recursos naturais em relação a um produto ou serviço. A ideia é deixar de considerar tais insumos como ativos gratuitos e passar a fazer uma espécie de valoração/precificação dos mesmos, tratando-os como capital, nos mesmos moldes como tratamos recursos econômicos”.  Em 2017, a marca Adidas vendeu 1 milhão de tênis feitos com plástico retirado dos oceanos. De início, era só uma linha promocional com 7 mil pares, mas o sucesso foi tanto que aumentaram a produção e as vendas. Cada par de tênis com design inspirado em ondas do mar contém 95% de plástico retirado do oceano e 5% de poliéster reciclado. 
(http://cebds.org/blog/o-que-e-capital-natural/ - .W2vDGNij_Uo)
(https://www.revistaplaneta.com.br/moda-e-sustentabilidade-antitese-mercadologica/) 
Ao analisarmos empresas buscando soluções para o problema valoração do capital natural, selecione outros exemplos nas alternativas a seguir:
 I - Desenvolver novas técnicas para a realização de testes e pesquisas em laboratório que não utilizem animais para medicamentos humanos.
II - Fabricar embalagens que minimizem os impactos, diminuindo a poluição atmosférica e redução de emissão de CO2.
III - Empresas prestadoras de serviços não precisam ter responsabilidades socioambientais.
IV - Realizar cursos de capacitação sobre o valor/precificação dos recursos naturais e criar novos hábitos de produção e consumo. 
São corretas as afirmativas:
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Você acertou!
A afirmativa que apresenta a resposta correta é a (B), I, II e IV se inserem nos processos de Gestão da Sustentabilidade. A afirmativa III está incorreta. Empresas prestadoras de serviços também precisam ter responsabilidades socioambientais. Rota 6. Tema 2.
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Leia as asserções a seguir: 
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,8 milhões de brasileiros estavam na linha da extrema pobreza em 2017. É como se mais do que toda a população do Tocantins fosse lançada na extrema pobreza de um ano para o outro. O desemprego aparece como a principal causa do acelerado empobrecimento. Para a população pobre e com menor escolaridade, a situação se mostrou ainda mais grave.
(http://www.jb.com.br/artigo/noticias/2018/04/23/la-vem-o-brasil-descendo-a-ladeira/) Adaptado. 
Para mudar esse cenário, o desenvolvimento da Gestão Sustentável tem um papel importante
Porque 
Suas diretrizes incluem indicadores sociais, ambientais e crescimento econômico. Com justiça social e responsabilidade para a saúde do planeta compartilhado com todos os setores: empresas; sociedade civil organizada (terceiro setor) e; o Estado (federal, estadual, municipal). 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	D
	As duas assertivassão verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A assertivas corretas é alternativa (D). As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda complementa a primeira, além de justificar suas ideias, porque a gestão sustentável orienta as organizações para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental. . Rota 6. Tema 3.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Leia as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa correta: 
I - É possível afirmar que o estudo das organizações modernas sob a perspectiva estruturalista leva em consideração os sujeitos, os processos e o ambiente (interno e externo) no qual se desenvolvem, sem levar em consideração suas influências mútuas. 
II - É possível afirmar que para o estruturalismo o estudo das organizações formais é mais importante do ponto de vista da estrutura social que o estudo das outras formas de organização. 
III - É possível afirmar que uma das ideias fundamentais do estruturalismo é a busca pela compreensão do ‘todo’, sendo assim, uma das suas críticas às Escolas anteriores é justamente sua visão fragmentada dos elementos que compõem uma organização. 
IV - É possível afirmar que o Estruturalismo reuniu as principais temáticas das Escolas anteriores, buscando apresentar soluções para as eventuais falhas de compreensão daquelas ao estudar as organizações modernas
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
Você acertou!
As afirmativas I e II estão erradas, porque o estruturalismo entende que todos os componentes de uma organização são interdependentes e exercem influências uns sobre os outros. Nessa perspectiva, levando-se em consideração o ambiente no qual as organizações estão inseridas, pode-se dizer que todos os tipos de organização são importantes por exercerem diferentes papéis no interior da estrutura social, segundo suas diferentes finalidades e objetivos.

Continue navegando