Buscar

Plano de Negócio.

Prévia do material em texto

PLANO DE NEGÓCIOS
Plano Funerário Reviver
Rua Dom Pedro, 59 A 1º andar.
Centro - Juazeiro do Norte-Ceará
63.000-000 
Riad Adembreck – Diretor Funerário
88 98755.6558
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................. 01
Descrição da Empresa............................................................................... 02 
Produtos e Serviços................................................................................... 03 
Mercado e Competidores............................................................................04 
Marketing e Vendas...........................................................................05 e 06 
Análise Estratégica.................................................................................... 07 
Plano Financeiro.................................................................................08 e 09
Conclusão ................................................................................................. 10 
Referências..................................................................................................11 
INTRODUÇÃO
	O plano de negócio foi criado no intuito de abranger os conhecimentos estudados nas disciplinas norteadoras como Empreendedorismo, Ética e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Então foi feito um plano de negócio para a abertura de uma empresa de Plano e Serviços Funerários, baseada na entrevista concedida pela Senhora Terezinha Rodrigues Soares proprietária de uma Funerária, para o relatório parcial.
Kotler e Keller (2006, p.4), consideram que “o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais”, envolvendo-se a perspectiva de lucro, oferta e valorização de produtos e serviços. Também classificam os serviços e produtos funerários como bens não procurados, visto que “são bens que o consumidor não conhece ou normalmente não pensa em comprar”, neste contexto, a maneira de como vender um serviço que ninguém deseja usufruir deve ser feita de forma inteligente. Diante do conteúdo apresentado, o Plano de Negócio elaborado mostra o verdadeiro cenário econômico do ramo funerário, do crescimento nos últimos anos do segmento, e da importância de um planejamento para um empreendimento conquistar o merecido sucesso. 		
01
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
O Plano Funerário Reviver foi fundado com a missão de atender o mercado de planos funerários que estava carente de serviços de qualidade e compromisso com a ética. O proprietário viu a necessidade de abrir uma empresa competente, tendo em vista a experiência anterior como gerente em outra empresa funerária. E foi através disso que o impulsionou a investir tudo que tinha.
Localizada á Rua São Paulo 1259 A 1º Andar, Juazeiro do Norte-Ceará, ponto central do comercio local, estratégico e moderno, de fácil acesso para todos, inclusive aos mais idosos, que são os seus principais clientes.
Formada pelo Diretor Funerário Riad Adembreck, um Gerente Administrativo: Pedro Dumont, chefe de vendas e cobranças: Walkon Carmelo, Mariana Guedes nos Recursos Humanos, Chefe de Plantão 24 horas: Fabricio Veiga e a Psicóloga Alana Fernandes. Com previsão de crescimento de 15% ao ano e faturamento de 216.000,00/ano, são descontados mensalmente 25% do faturamento para pagamentos de impostos e outros encargos trabalhistas.
 
ORGANOGRAMA
Diretor funerário
Gerente Administrativo
GESTEÃO DE RECURSO HUMANOS
Setor de Vendas e Cobranças
Setor de atendimento 24 horas
Psicólogo
02
PRODUTOS E SERVIÇOS
O Plano Funerário Reviver atuará com vendas de planos e serviços funerários especializados e acessíveis.
A empresa contará com uma equipe de vendas, equipe de cobradores, motoristas e agentes funerários treinados para lidar com situações difíceis.
Com uma frota de carros apropriados e modernos prontos para atender de forma rápida e ágil a necessidade do sócio.
 Disponibilizará um Psicólogo especialista em morte e luto, serviços extras como cartório e abertura de jazigos, dando toda tranquilidade à família.
Conta com aluguel de material ortopédico, como cadeiras de rodas, muletas e bengalas.
Com a opção de recebimento do plano em domicílio, dando mais conforto para o pagamento, indo até as casas lotéricas, ou com desconto pagando direto na empresa.
O grande diferencial será a constante renovação do material de velório, uma exigente fiscalização na manutenção dos carros, treinamentos periódicos dos colaboradores, SAC gratuito com feedback.
Conta ainda com Sala de velório, composta de apartamento com suíte, banheiros, cantina, sala de oração, funcionando 24 horas.
Para investimentos futuros, planeja-se o aumento de funcionários na medida em que necessário, a construção de mais Salas de velório em locais estratégicos na cidade. E também a abertura de um cemitério vertical, dando mais opções para os sócios sempre visando o bem estar dos sócios e clientes.
03
MERCADO E COMPETIDORES 
 
Com pouco espaço para expansão, porém taxas consideráveis de crescimento, o setor funerário mostra como a diversificação dos serviços pode aumentar a receita de uma empresa. Mesmo em um negócio do qual, a rigor, ninguém gostaria de se tornar cliente. Segundo dados da Feira Internacional de Produtos, Serviços e Equipamentos para o Setor Funerário e de Cemitérios (Funexpo), o setor cresceu 15% entre 2010 e 2011, embora a taxa de óbitos no Brasil não tenha apresentado aumento e tenda a cair com a elevação da expectativa de vida. (fonte: site terra). 
Neste contexto Kotler e Keller (2006, p.4),
...consideram que “o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais”, envolvendo-se a perspectiva de lucro, oferta e valorização de produtos e serviços. Também classificam os serviços e produtos funerários como bens não procurados, visto que “são bens que o consumidor não conhece ou normalmente não pensa em comprar”. A segmentação de mercado é baseada em estratégias que posicionem os produtos e serviços de forma que seus clientes possam reconhecer um conjunto de atributos.
Segundo informações do Centro de Tecnologia de Administração Funerária (CTAF) o resultado da ampliação do mercado pode ser observado através dos números expressivos da FUNEXPO (Feira Internacional de Produtos, Serviços e Equipamentos para o Setor Funerário e de Cemitérios), idealizada pelo Sr. Lourival Antônio Panhozzi, então diretor da SEFESP (Sindicato das Empresas Funerárias do Estado de São Paulo), cujo evento teve sua primeira edição em 1996 realizada em São Paulo. A FUNEXPO 2011 reuniu mais de 60 expositores, cerca de 5.500 visitantes e congressistas em três dias de evento, inclusive com participantes de outros países como: Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha e Itália.
Depois da regulamentação do plano funerário (lei 13.261/2016), a segurança para com os usuários se tornou ainda maior, pois, embora o setor funerário estivesse se organizando, ainda havia falta de credibilidade perante a lei. Agora o setor cresce, muitas vezes driblando a crise econômica, colocando a classe em um patamar respeitoso e próspero, especialmente em relação ao Plano Funerário.
E o Plano Funerário Reviver planeja para seus sócios e clientes, muita determinação, transparência, investimentos, ética e seriedade. 
Dando aos seus colaboradores condições dignas, para que todos tenham satisfação de trabalhar com Plano Reviver.
Trabalhando de forma conjunta, analisando sempre as novidades do setor funerário, de modo que a concorrência nos terá como exemplo, já que no mercado existem vários outros planos funerários querendo uma fatia do bolo.
 	Para lidar com essa adversidade nossa empresa irá sempre investir nas pessoas, qualificando-as para atender sempre bem os sócios. 
04
MARKETING E VENDAS
Em um ramo como esse, a propaganda, sem dúvida, deve ser bem elaborada porum departamento exclusivo para o mesmo. Pois em se tratando de morte, é sempre um assunto delicado. Através de anúncios de rádio e televisão, falando claramente dos benefícios que o plano oferece, dando toda segurança aos ouvintes e telespectadores.
Exibição em outdoor, nas áreas onde o público alvo mais circula, mostrando bem os principais benefícios e valores dos planos.
Figura 1 - Exemplo de Propaganda
Plano Funerário 
Reviver
Planos á partir de 42,00
Do seu Lado, sempre
O Plano Funerário Reviver está preparado para atender a demanda de sócios, com uma equipe de vendas, pronta para esclarecer qualquer dúvida, através da venda física ou pelo telemarketing.
Figura 2 - Exemplo de atendimento
 
05
Projeção de Vendas 
O plano funerário será dividido em três categorias, todas com a quantidade mínima de 8 pessoas, e com a idade máxima de 75 anos, podendo colocar qualquer pessoal, mesmo sem grau de parentesco.
A categoria Plano básico; serviço funerário simples, com urna simples e apenas 60 km para translado. Com um valor de 42,00 mensais e reajuste anual de 3,5% em relação ao salario. 
A categoria Plano Prime; serviço funerário semi-luxo, com urna semi-luxo 200 km para translado. Com um valor de 75,00 mensais e reajuste anual de 4,5% em relação ao salario. 
A categoria Plano Master; serviço funerário com urna e ornamentação toda de luxo , km ilimitados dentro do estado para translado. Com um valor de 178,00 mensais e reajuste anual de 5,5% em relação ao salario. 
Junto com uma equipe de vendas, o Plano Funerário Reviver pretende um aumento nas vendas de 15% ao ano, e com os lucros a renovação e padronização de toda a empresa.
E ainda trabalhamos com vendas de serviços funerários particular, que são aqueles que não possuem nenhum plano e compram o serviço da Empresa Reviver.
06
ANÁLISE ESTRATÉGICA
O planejamento estratégico permite ás organizações reagirem rapidamente ás turbulências do meio ambiente, explorar melhor as oportunidades de mercado e também a desenvolver novas técnicas de administração. O planejamento estratégico é uma chave para sobrevivência, para o lucro, para a tomada de decisão e para evitar erros. (DOMINGOS RICCA,2005)
Diante dessa ideia podemos aplicar a análise SWOT e então traçar estratégias, para garantir a viabilidade de qualquer negócio, projetando a estrutura financeira e seu crescimento.
A função primordial da análise SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequa ada a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo da empresa (SERRA; TORRES; TORRES, 2003). 
Com base na Análise SWOT, foi feito um plano estratégico levando em conta cada um dos apontamentos. 
Forças: treinar cada vez mais toda a equipe, manter os valores acessíveis, cuidar da manutenção do prédio e dos carros. 
Fraquezas: procurar novos fornecedores, procurar cursos de qualificação, oferecer qualificação aos novos funcionários sem experiência; 
Oportunidades: aproveitar a maior aceitação do Plano funerário depois da já vista nos últimos anos, adquirir carros novos e adaptados com descontos especiais.
Ameaças: ter cuidado com a concorrência desleal que existe neste setor, ter reservas suficientes para pagamentos de impostos, e está atento para novas empresas que poderão surgi pelo caminho. 
07
PLANO FINANCEIRO
Para iniciar suas atividades o Plano Funerário Reviver, contará com investimento inicial de 174.850,00, conseguidos através da venda de uma propriedade e economias de poupança. Através da análise dos dados mensais das receitas e despesas, fizemos uma projeção do fluxo de caixa para esse ano inicial da empresa, dividido em semestres.
INVESTIMENTO INICIAL
	
Compra de 3 carros funerários: 2 saveiro novas e adaptadas, 1 fiat uno para vendas
	
R$ 114.000,00
	
Abertura da empresa :
	
R$ 6.500,00
	
Mobiliário de escritórios para atendimento salas de RH, sistema de computação
	
R$9.350,00
	
Capital de Giro
	
R$ 45.000,00
	
TOTAL
	
R$ 174.850,00
RECEITA/MÊS
	
	
Valor
	
Quantidade
	
Total/Mês
	
Plano Básico
	
R$ 42,00
	
353 planos
	
R$ 14.826,00
	
Plano Prime
	
R$ 75,00
	
155 planos
	
R$ 11.625,00
	
Plano Master
	
R$ 178,00
	
42 planos
	
R$ 7.476,00
	
Serviço Extra
	
R$ 2.185,33
	
6 serviços
	
R$ 13.111,98
	
TOTAL/MÊS
	
	
	
R$ 47.038,98
08
CUSTO/MÊS
	CARGO
	SALÁRIO
	Gerente Administrativo
	R$ 2.798,45
	Recursos Humanos
	R$ 2.989,30
	Psicólogo 
	R$ 2.377,67
	Cobradores
	R$ 1.874,00
	Vendedores
	R$ 4.685,00
	Plantonistas
	R$ 6.393,30
	FGTS
	R$ 2.212,20
	INSS
	R$ 2.212,20
		I	SS
	R$ 1.735,50
	Pró-labore 
	R$ 4.550,00
	Água
	R$ 75,00
	Luz
	R$ 680,00
	Telefone/internet
	R$ 234,00 
	Combustível 
	R$ 1.560,00
	Manutenção de Sistema
	R$ 235,00
	Fornecedores 
	R$ 1.325,00
	TOTAL GERAL
	R$ 35.936,32
	
	
FLUXO DE CAIXA ANUAL
	
	
1º Semestre
	
2º Semestre
	
Total/ano
	
Receita
	
R$ 282.230,88
	
R$ 282.230,88
	
R$ 564.467,76
	
Custos
	
R$ 215.617,92
	
R$ R$ 215.617,92
	
R$ 431.235,84
	
Total
	
R$ 66.612,96
	
R$ 66.612,96
	
R$ 133.231,92
Através da projeção feita no fluxo de caixa anual, a empresa terá um lucro líquido de R$ 133.231,92 no final do 1º ano de atividade, com uma estimativa de recuperar o investimento inicial em até 12 meses. 
09
CONCLUSÃO
	Com a conclusão deste Plano de negócio, elaborado de acordo com a entrevista, foi possível perceber o quanto um planejamento é essencial para o sucesso de qualquer empresa, de qualquer ramo. E através dele, poder montar uma empresa organizada, com o talento de um empreendedor, alcançando todos os sonhos possíveis. 
O mercado funerário fatura em torno de R$ 7 bilhões por ano, com a operação de aproximadamente 5,5 mil funerárias, mil cemitérios privados e 90 crematórios, que empregam de forma direta mais de 50 mil pessoas. Diversos outros negócios ajudam a movimentar este mercado, como floriculturas, transportadoras, indústrias de velas, caixões e urnas. ( http://www.fecomercio.com.br), nestes parâmetros, podemos ver a evolução e crescimento extraordinário, mostrando a força do segmento e de seus empreendedores, pois vender algo relacionado a “morte”, não é para qualquer um. Vender plano funerário para as pessoas é uma missão difícil, no entanto com a genialidade dos seus gestores, é possível sim conseguir sucesso no ramo funerário. 
	 
	 
10
REFERÊNCIAS
Kotler e Keller (2006, p.4).; MARKETING.; valorização de produtos e serviços.
SERRA, F.; TORRES, M. C.; TORRES, A. Administração estratégica: conceitos, roteiro.
DOMINGOS RICCA,2005.; planejamento estratégico.
Centro de Tecnologia de Administração Funerária (CTAF);Revista Diretor Funerário 2011.
https://www.terra.com.br/
http://www.fecomercio.com.br
11
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
1º SEMESTRE
FRANCISCO RENNÊ ALVES DA SILVA - R.A: 5316780845 FRANCINEIDE MARQUES RODRIGUES – R.A: 5392793461 Mª. IMACULADA DUARTE DO NASCIMENTO – R.A: 5273408422 MARISTELA FERNANDES RIBEIRO SANTOS – R.A: 5396802731 GILIARD LACERDA COSTA – R.A: 5350671300 LUIZ ROBÉRIO CÂNDIDO FERREIRA – R.A: 5373750151
PROJETO INTERDISCIPLINAR I – Etapa Final
Plano de Negócio
DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TÉCNICAS DE
NEGOCIAÇÃO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO,
EMPREENDEDORISMO e DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
PROFESSORA: JOQUEBEDE F. BEZERRA- TUTOR EAD: RODRIGO SHIMASAKI
Polo presencial
Juazeiro do Norte-CE
Maio/2017

Continue navegando