Buscar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 5

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Watson (1930/1967) foi um dos precursores da teoria comportamental e afirmava que:
		
	
	o ambiente dá condições de a criança aprender, mas não promove nenhuma modificação no comportamento da criança.
	
	nem tudo pode ser aprendido, considerando que a criança já nasce com uma determinação biológica
	 
	tudo pode ser aprendido. Ele afirmava que se lhe dessem crianças saudáveis e bem formadas, ele poderia treiná-las para que se tornassem especialistas em qualquer opção que ele quisesse: médico, artista, comerciante ou até mesmo ladrão, não importando suas tendências, aptidões e influências genéticas.
	
	quando educamos uma criança, temos que levar em conta suas tendências, aptidões e influências genéticas, pois isso será determinante para o desenvolvimento da criança.
	
	quase tudo deve ser aprendido, mas depende da vontade da criança.
	
Explicação:
Segundo Watson, tudo pode ser aprendido. Em suas palavras: ¿Deem-me algumas crianças saudáveis, bem formadas, e meu próprio mundo especificado para educá-las, e garanto eleger qualquer uma delas aleatoriamente e treiná-las para que se torne qualquer tipo de especialista que eu possa escolher (¿)¿ (Watson, 1928 apud Berger, 2003). Para o autor a aprendizagem é modelagem do comportamento, com treino e repetições é possível fazer com que o aluno aprenda a realizar o comportamento desejado e adequado.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma professora de educação infantil fez um contrato com sua turma de alunos de 4 anos que precisavam estar mais concentrados no momento da rodinha, pois todos queriam falar ao mesmo tempo e não estavam conseguindo ouvir os colegas. Depois de conversar sobre essa necessidade da escuta e da participação mais organizada no momento da rodinha, ela resolveu utilizar a seguinte estratégia: Cada vez que uma criança ouvia seu colega e esperava a sua vez de falar, a professora fazia um elogio público, balançava a cabeça positivamente e sorria. Qual tipo de condicionamento que a professora estava utilizando para ensinar uma habilidade social para as suas crianças? Marque a resposta correta.
		
	
	Reforço negativo para desencorajar a fala em conjunto
	
	Extinção de comportamento por punição
	
	Reforço de comportamento por punição, pois as crianças falavam ao mesmo tempo por não terem educação.
	
	Reflexos respondentes, pois eram feitos apenas com o corpo humano.
	 
	Reforço positivo para aumentar a incidência de comportamentos adequados
	
Explicação:
Os reforços positivos trabalham a partir de um estímulo agradável que visa aumenta a frequência da resposta.  Ao criar o estímulo do elogio público, a professora conseguiu definir um determinado comportamento, visto que os alunos passaram a relacionar o registro do comportamento considerado adequado e a recompensa.
 
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Nessa perspectiva, os conteúdos e procedimentos didáticos não precisam ter nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais. É a predominância da palavra do professor, das regras impostas e das técnicas adotadas. O educando assume uma posição secundária e marcadamente passiva, devido sua imaturidade e inexperiência em todos os conteúdos de aula. Sobre que abordagem o parágrafo acima se refere?
		
	
	Inatista
	
	Construtivista
	 
	Comportamentalista
	
	Histórica
	
	Racionalista
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Adeptos do paradigma behaviorista posicionaram-se numa certa linha de pensamento pedagógico que tinha ênfase no aprimoramento dos métodos, instrumentos, ações e técnicas conhecido como :
		
	 
	tecnicismo.
	
	comportamentalismo.
	
	condicionamento operante.
	
	esquema de reforçamento.
	
	construtivismo.
	
Explicação:
Tecnicismo que se fundamenta na teoria behaviorista, comportamental e que atingiu o auge na década de 70, Regime Militar, em que o tempo é otimizado, feedback imediato. O aluno erra ou acerta, recebe resultado instantâneo; exemplos: Kumon, cursos no Senai, Sesc, Senac - ensino por módulos e o aluno só avança mediante acertos anteriores, como recompensa; do contrario, refaz o caminho, o módulo)
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Uma criança pede um brinquedo aos pais em um momento não apropriado (hora do jantar, hora da tarefa da escola) e os pais não entregam. Em seguida, a criança abre o maior berreiro ainda pedindo aquele brinquedo, os pais cedem e acabam entregando. Ou ainda, uma criança chora no momento do banho por querer ficar mais tempo na banheira, a mãe cede todas as vezes que ela chora. Portanto, percebemos que algumas crianças são birrentas não porque possuem uma natureza ruim ou são chatinhas, elas agem assim porque funciona, porque a birra produz consequências reforçadoras aos seus comportamentos (Moreira, 2008).
Estamos diante de uma situação caracterizada como:
		
	
	discriminação
	 
	reforço positivo
	
	punição
	
	reforço negativo
	
	generalização
	
Explicação:
O efeito do comportamento da criança faz com que ela repita a ação da birra, pois consegue o que quer, funcionando como reforço positivo.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marcos é gerente de um banco localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Ao receber muitas reclamações sobre o atraso no atendimento dos caixas bancários, solicitou ao Pedagogo do Banco que realizasse um treinamento com seus funcionários. Após um diagnóstico da situação problema que versava sobre a demora no atendimento ao público, o pedagogo concluiu que os funcionários do banco poderiam trabalhar mais rapidamente e com mais motivação, caso recebessem algum tipo de benefício ou recompensa pela qualidade do serviço prestado. Na intenção de melhorar a qualidade das condições de trabalho e aumentar a produtividade do banco para atender ao público, o pedagogo trabalhou com duas estratégias que seriam extensivas a todos os funcionários: Gratificação salarial de 3% de acordo com a produtividade no atendimento ao público e direito a mais 2 intervalos diários de 15 minutos cada para descanso. Marque a resposta que explica como as duas estratégias foram utilizadas no processo de condicionamento.
		
	
	Foram usadas como reforço negativo, na medida em que o pedagogo queria punir quem não trabalhasse na maneira mais produtiva.
	 
	Foram usados reforços positivos, pois o pedagogo queria condicionar comportamentos mais produtivos e usava como recompensas a gratificação salarial e o intervalo para descanso.
	
	Não foi usado nenhum tipo de estratégia condicionadora, pois é obrigação da empresa fornecer aumento salarial e descanso remunerado.
	
	Foi utilizada uma estratégia de punição para extinção do comportamento, pois os funcionários não seriam recompensados caso não apresentassem os comportamentos desejados pelos gestores.
	
	Foi utilizada uma estratégia de reforço positivo, na medida em que o pedagogo percebeu que precisaria fomentar a competitividade entre os seus funcionários e deixar vários sem receber uma ótima recompensa para que o atendimento melhorasse.
	
Explicação:
Os reforços positivos trabalham a partir de um estímulo agradável que visa aumenta a frequência da resposta.  Ao promover uma recompensa, o pedagogo da empresa conseguiu definir um determinado comportamento, visto que os funcionários passaram a relacionar o registro do comportamento considerado adequado (melhorar a qualidade das condições de trabalho e aumentar a produtividade do banco para atender ao público) e a recompensa (Gratificação salarial de 3% de acordo com a produtividade no atendimento ao público e direito a mais 2 intervalos diários de 15 minutos cada para descanso).7a Questão
	
	
	
	
	Se os olhos de uma criança se movem enquanto uma luz está acesa, os movimentos dos olhos mudam o que ela vê. Os movimentos dos olhos não podem ter tais efeitos quando não há luz. Assim, a criança pode vir a olhar em volta quando há luz, mas não quando está escuro. Na presença de um estímulo, a luz, mover os olhos tem consequências; produz outros estímulos, coisas novas são vistas. Os movimentos oculares não podem ter essas consequências no escuro.
 A relação envolve três termos:
1) um estímulo antecedente, a luz;
2) uma resposta, o movimento ocular na presença deste estímulo; 
 3) uma consequência, o que é visto de diferente, dada esta resposta em presença do estímulo.
Essa relação de três termos, estímulo-resposta-consequência, é chamada de:
		
	
	Tríplice ordenamento.
	
	Condicionamento operante;
	
	Hierarquia de comportamento;
	
	Aprendizagem vicariante;
	 
	Contingência de três termos;
	
Explicação:
Quando falamos em Tríplice Contingência, estamos falando de uma relação de interdependência entre estímulos e respostas, relação esta na qual um estímulo consequente a uma classe de respostas altera a probabilidade de emissão desta mesma classe de respostas no futuro em uma situação semelhante.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No behaviorismo , a modelagem de comportamento ocorre baseada principalmente em dois tipos de reforços: positivo e negativo. A definição que melhor traduz o significado de reforço positivo e negativo é:
		
	
	O reforço positivo é uma premiação quando não ocorre o alcance da tarefa; O reforço negativo é a punição por não atingir a tarefa solicitada.
	
	O reforço positivo não possui ligação com o alcance da tarefa; o reforço negativo: é a retirada da situação ruim por não atingir o objetivo proposto.
	 
	O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz; o reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove.
	
	Reforço positivo e reforço negativo diminuem a probabilidade futura da resposta.
	
	O reforço positivo diminui a probabilidade futura da resposta que o produz; o reforço negativo diminui a probabilidade futura da resposta que o remove.

Continue navegando