Buscar

O Sistema Nacional de Saúde espanhol dispõe de uma extensa rede de centros de saúde e hospitais distribuídos por todo o território nacional

Prévia do material em texto

O Sistema Público de Saúde na Espanha é considerado um dos melhores dentre os países europeus. Criado para cobrir as necessidades dos seus cidadãos, sendo que 90% da população utilizam-no. Todos os trabalhadores tem que contribuir financeiramente com a Seguridade Social. É por meio dessa contribuição que todos têm acesso ao Sistema Público de Saúde na Espanha (FUMERO, 2018). O sistema dispõe de uma extensa rede de centros de saúde e hospitais distribuídos por todo o território nacional, é vasto e atende a totalidade da população. Nos centros de saúde são prestados serviços de atendimento primário. Se as circunstâncias assim o exigirem, o atendimento médico pode ser prestado no domicílio do paciente (SPAIN INFO, 2016). Esse sistema é estruturado em dois níveis, de forma a facilitar o acesso de todos e, também, desafogar o sistema hospitalar com atendimentos e procedimentos mais simples que podem ser realizados em centros de saúde próximos de casa (BALBOA, 2017). Dificilmente encontrará longas filas para marcar uma consulta, praticamente é só chegar e já será atendido (FUMERO, 2018). Para alguns espanhóis, o sistema de saúde público tem seus defeitos, a crise europeia refletiu muito na dinâmica dos seus serviços (ANTUNES, 2017). No Brasil, as vantagens são que temos um Sistema Único de Saúde que oferece serviços a toda população gratuitamente, possuindo uma estrutura de hospitais e postos de saúde com procedimentos simples e complexos, além de ter medicamentos gratuitos. As desvantagens são a falta de reformas na infraestrutura, faltam diversos tipos de medicamentos e orçamento baixo para investimentos a saúde, sendo a principal razão para muitos problemas que o sistema enfrenta.
Referências
SPAIN INFO. Saúde e Segurança. 2016. Disponível em: <https://www.spain.info/pt_BR/informacion-practica/consejos-viaje/consejos-practicos/salud-seguridad/>. Acesso em 09/10/2018.
BALBOA, Calle Nuñez de. Como funciona a saúde na Espanha?. 2017. Disponível em: <https://www.espanhafacil.com/blog/como-funciona-sa%C3%BAde-na-espanha>. Acesso em 09/10/2018.
FUMERO, Viviane. Sistema Público de Saúde na Espanha – como funciona. 2018. Disponível em: <https://morarnaespanha.com/sistema-publico-de-saude-na-espanha/>. Acesso em 09/10/2018.
ANTUNES, Daiane. Sistema de Saúde Público na Espanha. 2017. Disponível em: <https://www.brasileiraspelomundo.com/sistema-de-saude-publico-na-espanha-130865322>. Acesso em 09/10/2018. 
O investimento do governo em saúde em Cuba mostra a prioridade que a saúde possui no país. Diferente do Brasil que faltam investimentos e o SUS está em uma situação precária, passando por diversos problemas e necessita adotar planos para melhorar o atendimento e seus procedimentos.
Uma boa gestão pode resolver muitos problemas. Por exemplo, no Brasil, a gestão é ruim e é visível essa situação quando vamos nos hospitais e há demora para atendimento e há procedimentos que demoram meses e anos para acontecer. Um exemplo aconteceu com um conhecido que teve que ser acompanhado por um médico e fez o agendamento no SISREG, resumindo, ele ficou bom e não foi realizada a autorização a tempo.